Birgus latro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Caranguejo-dos-coqueiros)

Birgus latro
Classificação científica edit
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Malacostraca
Ordem: Decapoda
Infraordem: Anomura
Família: Coenobitidae
Gênero: Birgus
Leach, 1816
Espécies:
B. latro
Nome binomial
Birgus latro
(Linnaeus, 1767)[2]
Sinónimos[3]

Birgus latro, conhecido pelo nome comum de caranguejo-dos-coqueiros, caranguejo-ladrão ou ladrão-de-coco,[4] é um grande crustáceo anomuro, terrestre, encontrado em diversas ilhas tropicais dos oceanos Índico e Pacífico, sendo o maior artrópode terrestre do mundo. Está relacionado aos ermitãos, mas diferindo destes por apresentar o abdome flexionado e sem a proteção de uma concha de molusco quando são adultos, embora os juvenis as utilizem para proteger os corpos moles.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Os caranguejos-dos-coqueiros parecem-se com bernardos-eremitas normais, mas são muito maiores com cerca de 1 m de comprimento, e têm um abdómen mais duro. Embora não tenha subespécies as cores variam entre azul, roxo, vermelho, preto, e cor-de-laranja.

Habitat e distribuição[editar | editar código-fonte]

Uma espécie exclusiva de ilhas paradisíacas do Oceano Índico e Pacífico, incluindo a Austrália continental e Madagascar.

Ecologia[editar | editar código-fonte]

Os jovens caranguejos não conseguem nadar, e vão morrer afogados se deixados mais de uma hora em água. Também têm um corpo mole e tal como os bernardos-eremitas, utilizam conchas de outros animais para se protegerem. Quando adolescentes o seu corpo endurece, e a concha eventualmente acaba por rachar devido à falta de espaço.

Dieta[editar | editar código-fonte]

Alimentam-se principalmente de matéria vegetal, e frutas, incluindo cocos, mas também se alimentam de carniça. Também são conhecidos pelo nome de ladrão-de-coco.

Referências

  1. Cumberlidge, N. (2020). «Birgus latro». Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. 2020: e.T2811A126813586. doi:10.2305/IUCN.UK.2020-2.RLTS.T2811A126813586.enAcessível livremente. Consultado em 19 de novembro de 2021 
  2. McLaughlin, Patsy (2010). McLaughlin, P., ed. «Birgus latro (Linnaeus, 1767)». World Paguroidea database. World Register of Marine Species. Consultado em 3 de março de 2011 
  3. McLaughlin, Patsy A.; Komai, Tomoyuki; Lemaitre, Rafael; Rahayu, Dwi Listyo (2010). Low, Martyn E.Y.; Tan, S.H., eds. «Part I – Lithodoidea, Lomisoidea, and Paguroidea» (PDF). Zootaxa. Annotated checklist of anomuran decapod crustaceans of the world (exclusive of the Kiwaoidea and families Chirostylidae and Galatheidae of the Galatheoidea). Suppl. 23: 5–107. Arquivado do original (PDF) em 22 de janeiro de 2012 
  4. «Birgus latro, o caranguejo de coco ladrão». Magnus Mundi. 9 de maio de 2016. Consultado em 29 de agosto de 2020