Caranguejola

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaSapateira
Imagem exemplo

Imagem exemplo
Estado de conservação
Segura
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Malacostraca
Ordem: Decapoda
Família: Cancridae
Género: Cancer
Espécie: C. pagurus
Classificação binomial
Cancer pagurus L, 1758

A caranguejola, ou sapateira, (Cancer pagurus) é um crustáceo decápode, braquiuro, da família dos cancrídeos, da costa atlântica rochosa da Europa. A carapaça de exemplares maduros mede entre 11 cm e 25 cm de comprimento especialmente no machos. A altura da desova ocorre entre novembro e janeiro. Tal espécie é de importância comercial, frequentemente utilizada na alimentação, não nadadora e apanhada especialmente com alçapão. Não confundir com santola (Maja squinado) também conhecida pelos nomes de burro, cava-terra e centola.

Ícone de esboço Este artigo sobre Crustáceos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.