Cardcaptor Sakura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


NoFonti.svg
Este artigo ou secção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde fevereiro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Cardcaptor Sakura
カードキャプターさくら
(Kādokyaputā Sakura)
Capa do primeiro volume de Cardcaptor Sakura publicado pela Editora JBC.
Gênero Aventura, Mahō shōjo, Romance,
Mangá

Cardcaptor Sakura (BR)
Autor Clamp
Editora(s) Japão Kodansha
Editora(s)
lusófonas(s)
Brasil Editora JBC
Revista Japão Nakayoshi
Data de publicação 1996 – 2000
Volumes 12 (Lista de Volumes)
Anime

Cardcaptor Sakura (Brasil)
Sakura, a Caçadora de Cartas (Portugal)
Direção Mamoru Kanbe
Estúdio Madhouse Studios
Exibição original 7 de abril de 1998 – 21 de março de 2000
Emissoras de TV Japão NHK
Emissoras lusófonas Brasil Cartoon Network
Brasil Rede Globo
Brasil Ulbra TV
Brasil Boomerang
Portugal RTP 1
Portugal RTP 2
Portugal Canal Panda
Portugal Panda Biggs
Nº de episódios 70 (Lista de episódios)
Filme

Gekijōban Cardcaptor Sakura
Lançamento 1999
Cor cor
Duração 86
Diretor Morio Asaka
Estúdio Madhouse Studios
Roteiro Nanase Ôkawa
Gênero Aventura, Mahō shōjo
Filme

Gekijōban Cardcaptor Sakura - Fūin Sareta Card

Sakura Card Captors - A Carta Selada (BR)
Lançamento 2000
Cor cor
Duração 79
Diretor Morio Asaka
Estúdio Madhouse Studios
Roteiro Nanase Ôkawa
Gênero Aventura, Mahō shōjo
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Cardcaptor Sakura (カードキャプターさくら, Kādokyaputā Sakura?, lit. Sakura, a capturadora de cartas), conhecido no Brasil como Sakura Card Captors e em Portugal como Sakura, a Caçadora de Cartas, é uma série de mangá do gênero mahō shōjo criada pelo grupo CLAMP e serializada na revista Nakayoshi, com 12 volumes, de 1996 a 2000. Foi adaptado a uma série de anime pelo estúdio Madhouse, somando 70 episódios (divididos por três temporadas), 2 filmes e 3 especiais (OVA).

Em Portugal, o anime foi transmitido pelo Canal Panda em 2003, e anteriormente pela RTP 1, entre 15 de Setembro de 2001 e 11 de Fevereiro de 2003, e na RTP2, em 2002. Em 2010 foi exibido pelo canal Panda Biggs.

No Brasil foi exibido no canal a cabo Cartoon Network, na Rede Globo e no canal a cabo Boomerang. A série de mangá foi publicada pela JBC com 24 volumes no formato meio-tankobon. publicado em 2001,sendo o primeiro mangá do Brasil a ser vendido numa banca, que por sua vez deu impulsos a outros mangás, por essa a ocasião em 2012 a JBC fez uma edição especial com páginas coloridas em 12 volumes assim como o original japonês.

Na América do Norte (menos México), a série foi exibida sob o nome de Cardcaptors, e sofreu uma americanização, feita pela empresa canadense Nelvana, que fez várias modificações no enredo, nomes dos personagens e trilha sonora. Nos outros países falantes de língua inglesa, a série foi exibida na íntegra, sem nenhum corte ou restrição.

Cardcaptor Sakura conta a história de Sakura Kinomoto, uma garota de 10 anos que liberta acidentalmente um conjunto de cartas mágicas chamadas Cartas Clow. Seu trabalho então, é reunir todas elas antes de essas causarem transtornos à cidade onde ela vive.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Sakura Kinomoto é uma garota de 10 anos, estudante da fictícia cidade japonesa de Tomoeda, que por acidente abre um livro misterioso, chamado Livro Clow. Do livro saem 52 cartas mágicas levadas por uma tempestade de vento causada pela magia da carta Vento, que foi libertada quando Sakura leu o seu nome. Kerberos, o guardião das cartas (uma criatura muito parecida com um animal de pelúcia bem pequeno), surge do livro e conta a Sakura que as cartas foram espalhadas por toda Tomoeda e é seu dever capturá-las de novo, tornando-a uma cardcaptor (capturadora de cartas em inglês).

As cartas provocam fenômenos estranhos ao redor de Sakura, que emprega os poderes das cartas já capturadas em seu báculo mágico para dominá-las e juntá-las à sua coleção. Ela conta com a ajuda de sua amiga Tomoyo, e mais tarde de outros personagens como Syaoran Li, um cardcaptor rival que mais tarde se torna seu aliado, e Yue, outro guardião das cartas.

No decorrer da trama, além das histórias misteriosas que envolvem as cartas, também se fazem presentes cenas que mostram o crescente romance entre Sakura e Syaoran, intercalados com as cenas de ação.

Na segunda metade da história surgem novos personagens, como Eriol Hiiragizawa, e Sakura passa a transformar as cartas Clow em suas próprias cartas: as Cartas Sakura (Sakura Cards).

Cardcaptors[editar | editar código-fonte]

A empresa canadense Nelvana (que posteriormente trabalharia com as versões ocidentais de Medabots e Beyblade), adaptou toda a série, mudando sua cronologia, enredo, trilha sonora, e fez vários cortes e censuras no que é considerado para a cultura americana, "impróprio" ao público infantil. A série, resumida a 39 episódios, foi rebatizada de Cardcaptors, e seu foco principal seria no personagem Syaoran, visto que à empresa queria atingir o público masculino, mas ela foi exibida assim somente nos EUA, em junho de 2000 pela Kids' WB e em junho 2001 no Cartoon Network. No Brasil a versão sem cortes foi exibida no Cartoon Network.

Cartas Clow[editar | editar código-fonte]

As cartas Clow são objetos mágicos, mas de certa forma também seres vivos, com sentimentos e personalidades diferentes, criados por um poderoso feiticeiro conhecido como Mago Clow (ou Clow Reed), com uma mistura de magia ocidental e oriental. São capazes de realizar efeitos fantásticos em quantidade ilimitada, mas cada carta está relacionada a um único poder ou força. Elas também podem se manifestar em uma forma semi-humana (ou, em algumas cartas, de um animal ou objeto), que de certa forma reflete sua personalidade.

Para conter o poder dessas cartas após a sua "morte", o Mago Clow confinou-as em um livro e apresentou às duas entidades que criou (Kerberos e Yue) a missão de protegê-las. Por muitos anos, as cartas teriam permanecido em descanso e o livro de Clow passado por vários donos que não conseguiram abri-lo, até ser aberto por Sakura, com a consequente libertação das cartas.

No total, há 19 cartas no mangá e 52 no anime, não incluindo a carta Sakura The Hope (Esperança) e a Carta Clow The Nothing (Vácuo), ambas do 2° filme. Existem cartas que não se vê sendo capturadas no anime, como The Arrow (Flecha, capturada no 1º filme da série), The Through (Através), The Bubbles (Bolhas), The Libra (Balança), The Wave (Onda).

Tomoeda[editar | editar código-fonte]

Tomoeda é o nome da cidade onde a história do anime acontece.

Escola primária Tomoeda
É a escola onde Sakura estuda e onde muitos eventos da história ocorrem.
Alunos: Sakura Kinomoto, Tomoyo Daidouji, Chiharu Mihara, Rika Sasaki, Takashi Yamazaki, Naoko Yanagisawa, Shaoran Li, Meiling Li, Eriol Hiiragizawa;
Professores: Yoshiyuki Terada, Kaho Mizuki, Makiko Midori,Yukie Kimura, Shouko Tsujitani.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Sakura Kinomoto (木之本 さくら, Kinomoto Sakura?) - Sakura é a personagem principal da série, uma jovem com dez anos no início da história e vive numa cidade com o nome de Tomoeda no Japão, com o seu pai e irmão. O seu objetivo é capturar todas as Cartas Clow que contêm grande poder. Tem uma queda por Yukito, melhor amigo de seu irmão, mas depois se apaixona por Li Syaoran.
  • Kerberos (ケルベロス, Keruberosu?) - O guardião do lacre das Cartas Clow, apelidado carinhosamente de Kero. Ele ajuda Sakura a capturar as cartas e a ensina sobre seu funcionamento. Gosta muito de doces e de jogar videogame. Ele geralmente se passa por um bichinho de pelúcia para despistar os amigos de Sakura de seu segredo (principalmente o seu desconfiado irmão, Toya) e vive tirando uma com a cara de Syaoran. No final da primeira temporada, após a carta Fogo (The Fire) e Terra (The Earth) serem recuperadas, ele volta à sua forma original, parecida com um leão alado. Seu poder provém do Sol, e suas cartas regentes principais são Fogo, Luz e Terra.
  • Syaoran Li (リ・シャオラン, Ri Shaoran?, do chinês 李 小狼 Lǐ Xiǎoláng) - Um cardcaptor rival de Sakura, e descendente do criador das cartas, Clow Reed. Syaoran veio de Hong Kong em busca das Cartas Clow, mas deparou-se com Sakura, que já havia capturado algumas delas. Ele passa a estudar na mesma escola de Sakura e Tomoyo e a ajudá-las na captura das cartas. No decorrer da história, Syaoran se apaixona por Sakura pouco a pouco até acabar se declarando. Ele luta Kung Fu e muitas outras artes marciais chinesas, e se utiliza não só das Cartas Clow, como também da magia do Feng Shui, usando sua espada e amuletos. Nas versões brasileiras e portuguesas (Portugal)do anime e do mangá, o nome dele ficou Shoran, um erro de dublagem da BKS.
  • Tomoyo Daidouji (大道寺 知世, Daidōji Tomoyo?) - Prima de 3º grau e a melhor amiga de Sakura, que gosta muito de filma-lá e de vesti-la com roupas diferentes a cada aventura. Gosta de cantar e tem uma voz muito bonita. Seus sentimentos por Sakura são às vezes exagerados, tornando a série um ícone do gênero. Tomoyo mantém uma espécie de amor platônico por Sakura. Tomoyo, que é uma garota bem precoce, diz a Sakura que explicará o que sente quando esta estiver mais adulta.
  • Toya Kinomoto (木之本 桃矢, Kinomoto Tōya?) - O irmão mais velho de Sakura. Ele aparece constantemente irritando sua irmãzinha e fazendo bicos em diferentes trabalhos a cada episódio. No mangá, é sugerido que Toya tenha um sentimento de amor por seu amigo Yukito. Há indícios de que Toya teve algum relacionamento com a professora Mizuki. Toya também tem alguns poderes paranormais, e consegue ver fantasmas. É muito ciumento com Sakura, odiando Syaoran desde a primeira vez que o vê, talvez pressentindo algum sentimento ainda escondido; ele e Kero adoram chamá-lo de moleque.
  • Yukito Tsukishiro (月城 雪兎, Tsukishiro Yukito?) - Amigo de Toya. É por quem Sakura nutre uma paixão. Yukito está quase sempre comendo, apesar de ser magro. Estuda com Toya e é um grande jogador de basquete. Também possui um sentimento muito grande de amor por Toya. No final da série, revela-se que ele seria um alter-ego de Yue, um guardião cujo dever é testar os cardcaptors tão logo eles reúnam todas as Cartas para ver se eles estão aptos a serem donos delas em seu "Juízo Final". Yue tem como astro de poder a Lua, e suas cartas regentes principais são Trevas, Vento e Água.
  • Meiling Li (リ・メイリン, Ri Meirin?, do chinês 李 苺鈴 Lǐ Méilíng) - Personagem exclusiva do anime, é prima e noiva de Syaoran. Ela é uma ótima lutadora de artes marciais. Morre de ciúmes de Sakura porque teme perder o seu "namorado", mas isso é resolvido mais à frente. Apesar de muitos a odiarem ela se mostra muito bondosa e compreensiva com Sakura e principalmente Syaoran.
  • Eriol Hiiragizawa (柊沢 エリオル, Hiiragizawa Erioru?) - Uma reencarnação do Mago Clow, criador das Cartas Clow. Ele surge na segunda metade da história (a terceira temporada do anime e segunda do mangá) para ajudar Sakura a converter as Cartas Clow em Cartas Sakura - um reflexo do poder mágico dela - para que as Cartas não "morram". Eriol ama Sakura, e quer que ela seja muito feliz. Syaoran sente ciúmes quanto o vê com Sakura.
  • Spinel Sun (スピネル・サン, Supineru Sun?) - É um dos guardiões de Eriol. Geralmente mantém a forma de um tipo de gatinho preto. Porém, sua verdadeira aparência é de uma espécie de pantera negra com asas de borboleta. Enquanto Kero adora videogames, o passatempo preferido de Spinel é ler livros.
  • Ruby Moon (ルビー・ムーン, Rubī Mūn?) - alter-ego de Nakuru Akizuki. É colega de escola de Toya. Na verdade é um garoto e só usa o uniforme feminino por ele ser, segundo ela, mais bonito que o masculino. Segundo suas palavras no episódio 50: "Eu não sou um ser humano. O sexo é o que menos importa" Ruby Moon deixa claro que para ele não faz qualquer diferente se assumisse uma identidade feminina, ou masculina.
  • Fujitaka Kinomoto (木之本 藤隆, Kinomoto Fujitaka?) - É o pai de Sakura e Toya. Casou-se bem cedo com Nadeshiko. Nessa época, ele era um professor novato e ela tinha apenas 16 anos. Depois de 11 anos de casamento sua amada esposa acabou adoecendo e morreu. Fujitaka é um homem simpático que, embora sempre esteja ocupado com suas aulas e palestras, vive preocupado com os filhos. Praticamente não tem defeitos. Ele também sabe cozinhar.
  • Nadeshiko Kinomoto (木之本 撫子, Kinomoto Nadeshiko?) - É a mãe de Sakura e Toya, que foi casada com Fujitaka. Nadeshiko aparece apenas em memória e espírito na série, pois ela morreu quando tinha 27 anos, e Sakura tinha apenas três.
  • Sonomi Daidouji (大道寺 園美, Daidōji Sonomi?) - É a mãe de Tomoyo Daidouji e prima de Nadeshiko. É a presidente de uma grande empresa da família Daidouji, e é muito severa com Fujitaka, por causa do que aconteceu com Nadeshiko. Sonomi adora Sakura (porque lembra muito Nadeshiko), assim como Tomoyo.
  • Kaho Mizuki (観月 歌帆, Mizuki Kaho?) - Sua primeira aparição no anime foi de uma professora substituta na escola primária Tomoeda, onde ela ensinava matemática na classe de Sakura. Depois, revelou-se que ela tinha poderes e foi escolhida por Clow para ajudar Sakura no Juízo Final com o Sino da Lua.
  • Clow Reed (クロウ・リード, Kurō Rīdo?) - O Mago Clow é o criador das cartas Clow, um conjunto de cartas com poderes mágicos. É também o criador de Yue e Kerberos, que têm o dever de proteger as Cartas.
  • Yue (ユエ? do chinês 月 Yuè) - É um dos guardiões das Cartas Clow, junto a Kero. Quando Kero é o eleitor que escolhe um candidato que se transformará no próximo mestre Clow, Yue é o juiz que tem o dever de testar o candidato. Ele é frio e reservado, e muito mais sério e intimidador do que Kero. Depois de Sakura ter ganhado o Juizo Final, ele e Kerberos decidem continuar em suas formas antigas para ajudar Sakura até que ela esteja realmente pronta para seguir como dona das Cartas e dos Guardiões. Os poderes regentes de Yue (além do seu símbolo a Lua) são Trevas, Vento e Água.
  • Yelan Li (リ・イェラン, Ri Yeran?, do chinês 李 夜蘭 Lǐ Yèlán) - Yelan Li é a mãe de Syaoran, e só aparece no primeiro filme, quando Sakura e alguns de seus amigos viajam para Hong Kong. Syaoran é o filho caçula, e o único homem. Antes dele, Yelan teve quatro filhas: Fuutie, Shiefa, Fanren e Feimei. As filhas de Yelan aparecem no episódio 43, quando eram menores (num flashback de Meiling), e voltam no filme, já que adultas.
  • Madōshi - Madōshi é uma feiticeira muito poderosa. Ela só aparece no primeiro filme. Depois que Sakura captura a carta Flecha, tem sonhos com essa mulher. Sakura vai a Hong Kong para passar suas férias, mas Madōshi está a procura de Sakura querendo saber onde esta o Mago Clow. No final, Sakura fala para a feiticeira que Clow não está mais entre eles.
  • Chiharu Mihara (三原 千春, Mihara Chiharu?) - Chiharu é uma das colegas de classe de Sakura. Ela, assim como Rika Sasaki e Naoko Yanagisawa, aparece frequentemente ao lado de Sakura na escola e nos eventos.
  • Rika Sasaki (佐々木 利佳, Sasaki Rika?) - Rika é muito elegante e madura para sua idade, e também uma habilidosa cozinheira, capaz de fazer bolos e biscoitos com facilidade. No mangá, Rika tem um caso com seu professor, Yoshiyuki Terada, e esconde esse relacionamento das amigas. Já no anime Rika é apaixonada por ele, mas o contrário não acontece.
  • Naoko Yanagisawa (柳沢 奈緒子, Yanagisawa Naoko?) - Colega de classe de Sakura, Naoko adora ler vários tipos de histórias, especialmente de fantasia e histórias sobre fantasmas.
  • Takashi Yamazaki (山崎 貴史, Yamazaki Takashi?) - É um dos colegas de classe de Sakura na escola. É o único aluno homem na série antes da chegada de Syaoran e Eriol. Yamazaki é tranquilo e se importa muito com Sakura e seus amigos, e tem uma fantástica habilidade de enganar as pessoas inventando histórias fantasiosas. Ele e Chiharu estão juntos desde quando eram pequenos.
  • Maki Matsumoto (松本 真樹, Matsumoto Maki?) - Maki é a proprietária de uma loja de presentes nova em Tomoeda, onde Sakura e seus amigos fazem compras frequentemente, e também onde algumas cartas Clow aparecem. A loja é construída em um pequeno apartamento em um prédio, onde Maki mora no segundo andar.
  • Yoshiyuki Terada (寺田 良幸, Terada Yoshiyuki?) - Terada é professor da escola primária Tomoeda. Em toda a quarta série, e parte da quinta série, é professor de Sakura e Syaoran. Terada parece ensinar vários assuntos, incluindo educação física, como é visto em um episódio da série. No mangá, ele e Rika namoram, mas no anime só Rika ama Terada.

Filmes[editar | editar código-fonte]

Gekijōban Cardcaptor Sakura[editar | editar código-fonte]

Sakura ganha uma viagem para Hong Kong, para quatro pessoas. Ela viaja com Toya, Yukito, Tomoyo e Kero (escondido) e encontra Meiling e Shaoran durante a viagem. Então, Sakura começa a ter estranhos sonhos, com uma voz a chamando.

Gekijōban Cardcaptor Sakura foi lançado em 21 de agosto de 1999 no Japão e não foi lançado no Brasil. O filme se passa entre a primeira e a segunda temporada do anime (entre os episódios 35 e 36) e não influi na história do anime, ao contrário do segundo filme.

Gekijōban Cardcaptor Sakura - Fūin Sareta Card[editar | editar código-fonte]

Syaoran volta para o Japão, junto com Meiling. Sakura decide contar a Syaoran o que sente por ele. Objetos começam a desaparecer, assim como Cartas Sakura. Sakura descobre que a única forma de capturar a tal carta é abdicando de seu amor por Syaoran.

Gekijōban Cardcaptor Sakura - Fūin Sareta Card foi lançado em 15 de julho de 2000 no Japão. No Brasil, ele foi vendido na edição 1 da revista Heróis da TV Especial e exibido no Cartoon Network.[1] [2] No Brasil, ele recebeu o nome de Sakura Card Captors - A Carta Selada. [3]

O filme se passa após a terceira temporada, sendo, supostamente, o último episódio da série.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Referências

  1. SARAIVA, Danilo; LOBÃO, David Denis (1º de dezembro de 2005). 2006 promete - o primeiro preview do mundo dos animes (em português). ohaYO!. Página visitada em 8 de janeiro de 2010.
  2. LOBÃO, David Denis (10 de agosto de 2006). Quatro anos depois de anunciado, "Utena" chega em DVD ao Brasil (em português). ohaYO!. Página visitada em 8 de janeiro de 2010.
  3. As atrações da Banzai Comix (em português). ohaYO! (25 de setembro de 2008). Página visitada em 8 de janeiro de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]