Carl Gustaf Mosander

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carl Gustaf Mosander
Química
Nacionalidade Suécia Sueco
Nascimento 10 de Setembro de 1797
Local Kalmar
Morte 15 de Outubro de 1858 (61 anos)
Local Lovön
Atividade
Campo(s) Química
Conhecido(a) por Lantânio, érbio, térbio

Carl Gustaf Mosander (Kalmar, 10 de Setembro de 1797Lovön, Condado de Estocolmo, 15 de Outubro de 1858) foi um químico sueco, que descobriu os elementos lantânio, érbio e térbio.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Carl Gustaf Mosander frequentou a escola em Kalmar até se mudar com a sua mãe para Estocolmo, com doze anos. Aí se tornou aprendiz na farmácia Ugglan. Em 1817, faz o exame do curso de farmácia mas, o seu interesse por Medicina levou-o a matricular-se no Instituto Karolinska, em 1820, onde atinge o grau de Mestre em Cirurgia, em 1824.

Mosander trabalhou como professor no Instituto Karolinska, e como assistente da colecção minerológica, do Museu de História Natural da Suécia. Jöns Jacob Berzelius foi seu professor de química durante o período em que estudou Medicina e, em 1836, sucedeu-lhe como professor de química e farmácia no Instituto Karolinska.

Descobriu o elemento lantânio, em 1839, onde decompõe, parcialmente, uma amostra de nitrato de cério, aquecendo e tratando o sal resultante, com ácido nítrico diluído.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) químico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.