Carl Schmidt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carl Schmidt
Química
Residência  Rússia
Nascimento 13 de junho de 1822
Local Jelgava
Morte 27 de fevereiro de 1894 (71 anos)
Local Tartu
Atividade
Campo(s) Química
Instituições Universidade de Tartu
Alma mater Universidade de Giessen, Universidade de Göttingen
Orientador(es) Justus von Liebig (química), Friedrich Wöhler (medicina)
Orientado(s) Wilhelm Ostwald, Gustav Tammann

Carl Ernst Heinrich Schmidt (em russo: Карл Ге́нрихович Шмидт), também conhecido na Rússia como Karl Genrikhovich Schmidt (Jelgava, 13 de junho de 1822Tartu, 27 de fevereiro de 1894), foi um médico e químico russo de origem germano-báltica.

Determinou as formas típicas de cristalização de diversos compostos bioquímicos tais como ácido úrico, ácido oxálico e seus sais, ácido láctico, colesterol, estearina, etc. Analisou fibras musculares e quitina. Mostrou que os constituintes das células animais e vegetais são quimicamente similares e estudou reações de albuminato de cálcio. Estudou fermentação alcoólica e a química do metabolismo e da digestão. Descobriu o ácido clorídrico no suco gástrico e sua interação química com a pepsina. Estudou a bile e o suco pancreático. Alguns de seus trabalhos foram feitos em parceria com Friedrich Bidder. Estudou alterações químicas do sangue associadas com cólera, disenteria, diabetes mellitus e intoxicação por arsênico.

Schmidt obteve o doutorado em 1844 na Universidade de Giessen, orientado por Justus von Liebig. Em 1850 foi nomeado professor de farmácia na Universidade de Tartu, e em 1851 professor de química na divisão de matemática e física da Universidade de Tartu. Em 1873 tornou-se membro correspondente da Academia de Ciências de São Petersburgo, atual Academia de Ciências da Rússia. Em 1894 foi presidente da Sociedade Naturalista da Estônia.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) químico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.