Carla Bley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carla Bley
Carla Bley em concerto com Paolo Fresu e Andy Sheppard
Informação geral
Nascimento 11 de Maio de 1936
Oakland
País  Estados Unidos
Gênero(s) Jazz
Instrumento(s) Piano, órgão

Carla Bley, nascida Carla Borg, (Oakland, 11 de maio de 1936) é uma pianista de jazz, compositora e organista estadunidense.

Começou a estudar música com seu pai, um professor de piano e organista de igreja, mas teve aulas por pouco tempo e a maior parte de sua formação foi como autodidata.

Em 1957 casou-se com o pianista canadense Paul Bley, que a encorajou a compor.

Juntamente com o seu segundo marido, o trompetista Mike Mantler, liderou a Jazz Composers' Guild Orchestra, depois conhecida simplesmente com Jazz Composers' Orchestra e, em 1966, Bley e Mantler fundaram a Jazz Composers' Orchestra Association (JCOA), nos moldes da extinta Guild.

Tocou também com Pharoah Sanders e Charles Moffett.

Em 1969, Bley compôs e fez arranjos para a Liberation Music Orchestra de Charlie Haden. Em 1971 conclui sua ópera Escalator Over The Hill, para uma orquestra que incluía Jack Bruce, Don Cherry, Linda Ronstadt, Gato Barbieri, John McLaughlin, Dewey Redman e Charlie Haden, entre outros. Criada com elementos de jazz, rock e world music, ganhou o prêmio francês mais renomado, o Disque de Jazz em 1973.

Nos anos seguintes, Carla foi convidada a compor música clássica, ela tocou na Jack Bruce Band, formou grupos próprios, big bands, e tem se apresentado com o baixista Steve Swallow e o saxofonista Andy Sheppard. Seus trabalhos têm sido requisitados tanto pelos músicos clássicos e de jazz.

Discografia[editar | editar código-fonte]

DVD[editar | editar código-fonte]

  • 1983/2003: Live in Montreal

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.