Carlos-Emanuel de Saboia-Nemours

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Carlos-Emanuel de Saboia-Nemours (Em francês, Charles-Emmanuel de Savoie-Nemours) nasceu em 1567 e morreu em Annecy a 13 de Agosto de 1595. Filho de Jaime de Saboia-Nemours e de Ana d'Este, foi Duque de Némours, mas quando criança era chamado o Príncipe do Genevois.

Como duque,esteve implicado em várias intrigas com a Casa de Guise e nomeadamente pcom o seu irmão, Henrique I de Guise. Como duque Carlos-Emmanuel foi um dos chefes da Santa Liga Católica oposta aos Huguenotes.

Depois da execução sumária do Duque de Guise e do seu irmão o cardeal Luis de Lorraine, pelos homens do rei Henrique III de França, foi preso pelos Huguenotes mas conseguiu escapar-se. Tinha tomado parte da Batalha de Arques em 1589. Nesse ano era governador de Paris quando os protestantes conduzidos por Henrique IV de França cercam a capital. Nessa altura entra em conflito com o seu meio-irmão e aliado de longa data, que preconizava a paz com Henrique IV.

Morreu solteiro sem deixar descendentes e foi o seu irmão Henrique I de Saboia-Nemours que lhe sucedeu.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Jean-Hippolyte Mariéjol, Charles-Emmanuel de Savoie duc de Nemours Gouverneur du Lyonnais, Beaujolais et Forez (1567-1595), Paris : Librairie Hachette, 1938. In-8 (124 x 17 cm), XVI - 287 p.
Antecessor Carlos-Emanuel de Saboia-Nemours
1567 - †1595
Sucessor
Jaime de Saboia-Nemours Armoiries Savoie-Nemours.svg
Brasão dos Saboia-Nemours
Henrique I de Saboia-Nemours
Duque de Némours
1585–1595

Ver também[editar | editar código-fonte]