Carlos Alberto da Costa Neves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Carlos Alberto da Costa Neves
Nome completo Carlos Alberto da Costa Neves
Nascimento 31 de outubro de 1911
Bahia, Brasil
Morte 11 de agosto de 1992 (80 anos)
Caçador, Brasil
Residência Caçador, Brasil
Nacionalidade brasileiro
Cônjuge Maria Deomar de Almeida Costa Neves
Filho(a)(s) Alberto de Almeida Costa Neves e Denise Costa Neves de Souza
Ocupação médico, político

Carlos Alberto da Costa Neves (Bahia, 31 de outubro de 1911 — Caçador, 11 de agosto de 1992) foi um médico e político brasileiro. Foi vereador de Caçador entre 1951 e 1955, além de prefeito entre 1956 e 1961 da mesma cidade.[1]

A origem[editar | editar código-fonte]

Órfão de pai aos nove anos, com família lutando com dificuldades financeiras, dedicou-se com afinco aos estudos, tendo concluído, aos 21 anos, o curso na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, turma de 1932. Buscou na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, juntamente com um colega e amigo, o estabelecimento de um laboratório de análises clinicas. Constatando a insuficiência de receita que lhe compensasse, fez doação do equipamento para o sócio e amigo e foi para o Rio de Janeiro, onde o amor de sua vida estava vivendo com seu pai, o então Secretário Geral do Ministério de Viação e Obras Públicas, Joaquim Licínio de Sousa Almeida. Lá buscou alguma alternativa de vida e conheceu o Dr. Victor Gutierrez. Superintendente da Rede de Viação Paraná-Santa Catarina, que o convidou para fazer parte do corpo médico da Rede.

Já em 1935, transferiu-se para a capital das araucárias, onde passou a residir e exercer suas funções. Curioso dizer que quando vinha do Rio, ao passar por Jaguariaíva, sentiu fortes tremores e constatou, então, o que era o frio do sul. Em 31 de janeiro de 1937, foi ao Rio de Janeiro para contrair matrimônio com Maria Deomar de Almeida Costa Neves, retornando a seguir para Curitiba-PR. Em um processo de descentralização da Rede, foi transferido em 1939 para União da Vitória-PR. No início de 1941, foi novamente transferido, desta vez para Caçador, cidade a qual se afeiçoou de tal maneira, que decidiu ser a sua terra. Assumiu a manutenção e a direção técnica do Hospital São Luiz, além de constituir sua clínica particular. Médico humanitário, pois dotado de grande coração, exerceu a medicina idealizada por ele: o cliente era preferencial, independente de quem fosse e se tinha ou não recursos para lhe pagar.

Pela união das lideranças comerciais e industriais, dedicou-se a fundar o Rotary Club e posteriormente apadrinhar em cidades vizinhas a expansão do Rotary, dentro dos princípios preconizados por seu fundador Paul Percy Harris: dar de si, antes de pensar em si. Orador de palavras fáceis e imagens brilhantes, encantava a quem o ouvisse. Foi eleito vereador para o mandato de 1951 a 1955,[1] tendo sido o mais votado e assumido a presidência da Câmara Municipal. Adiante, em 1955, foi eleito prefeito para o mandato de 1956 a 1961.[1] Agilizou o revestimento de ruas, construiu o aeroporto (Aeroporto de Caçador),[2] pois era uma necessidade premente da época, para poder atender as exigências individuais e comerciais de Caçador, construiu o estádio municipal de Caçador (Estádio Carlos Alberto Costa Neves), sendo que estas duas obras, hoje, por lei,[3] devidamente homologada pelo Prefeito Municipal, levam seu nome.

No seu mandato, a educação e o sistema rodoviário do município mereceram atenção especial.[4] Grande mérito, também, foi o saneamento das finanças municipais. Além de importantes construções (aeroporto, estádio, pontes, ruas), cuidou da reurbanização de praças[5] e áreas públicas. Ao final do mandato, tendo colaborado para a eleição de seu amigo e sucessor, José Kurtz, voltou ao exercício pleno de sua medicina, até que uma doença chamada glaucoma o deixou praticamente sem visão. Apreciava viajar e ler abundantemente, coisas que teve que deixar de fazer, e que lhe trouxe grande desgosto. Faleceu em 11 de agosto de 1992.

Referências

  1. a b c História Política e Trajetória do Legislativo Caçadorense, Delmir José Valentini. Caçador: Universidade do Contestado, 2004. 440p.
  2. História de Caçador (http://www.cacador.net/portal/Paginas.aspx?cdPagina=16)
  3. Lei Municipal N. 566/92 (http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/showingimg.pl?number=566&year=1992&city=Ca%E7ador&state=SC&typ=o&wordkeytxt=566)
  4. Episódios Históricos, FEARPE e Prefeitura Municipal de Caçador. 1989. 77p.
  5. Praça Nossa Senhora Aparecida (http://www.cacador.net/portal/Paginas.aspx?cdPagina=12)