Carlos Azpiroz Costa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Carlos Alfonso Azpiroz Costa, O.P., J.C.D. (Buenos Aires, Argentina, 30 de Outubro de 1956), é um frade dominicano argentino.

Oitavo filho de uma família de catorze crianças (treze rapazes e uma rapariga). A sua mãe, Nélida Victoria Costa Colombo, falecida em 1976, era dona de casa e dedicada à sua numerosa família. O pai, Francisco Azpiroz Gil, falecido em 1988, era engenheiro agrícola, tratando as propriedades familiares. O irmão mais novo, Fernando é membro da Companhia de Jesus (Jesuítas) vivendo actualmente em Taiwan.

Fr. Carlos estudou (1963-1974) no Colégio Champagnat de Buenos Aires. Aos 18 anos, foi para a Faculdade de Direito na Pontificia Universidad Católica Argentina "Santa María de los Buenos Ayres" (UCA).

Em 1978 conheceu dois professores na universidade que eram membros da Ordem dos Pregadores, tendo descoberto a sua vocação. Entrou para a ordem a 1 de Março de 1980. Após a conclusão da sua licenciatura em direito, estudou filosofia e mais tarde teologia.

Foi ordenado sacerdote em 1987. Em 1989 foi enviado para Roma a fim de estudar direito canónico, doutorando-se em 1992 com a tese: "O Capítulo Provincial no Livro das Constituições e Ordenações da Ordem dos Pregadores - Estudo comparativo com as Constituições de 1932".

Foi eleito prior convento de São Martinho de Porres, em Mar del Plata, sendo igualmente professor na Universidade FASTA de Mar del Plata.

No capítulo Provincial de 1995 foi eleito Secretario Provincial e mais tarde Prior do Convento de São Domingos em Buenos Aires. Em 1997, o Mestre Geral da Ordem Fr. Timothy Radcliffe, nomeou-o Procurador Geral da ordem, em Santa Sabina, Roma. Para além de professor universitário foi também Reitor da Basílica de Santa Sabina entre 1997 e 2000.

Durante o Capítulo Geral de 2001, em Providence, Rhode Island, nos Estados Unidos, foi eleito Mestre-geral da Ordem, a 14 de Julho.