Carlos Francisco Ribeiro Jereissati

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Carlos Francisco Ribeiro Jereissati
Nascimento 1946
Fortaleza, CE,  Brasil
Nacionalidade Brasil Brasileiro
Fortuna USD 1,5 bilhão (2021)[1]
Ocupação Empresário

Carlos Francisco Ribeiro Jereissati (Fortaleza, 1946) é um empresário brasileiro, nascido no Ceará e radicado em São Paulo desde 1965. É formado em economia pela Universidade Mackenzie.[2]

É dono da La Fonte Participações, que controla o Shopping Iguatemi,[2] o Grande Moinho Cearense[3] e acionista majoritário da Oi.

A compra da Telemar durante a privatização da telefonia no Brasil foi o que o transformou em um homem conhecido - já que era o azarão do leilão, mas acabou arrematando a maior concessão de telefonia do país.[3] Recentemente articulou a compra pela Oi da Brasil Telecom e aproveitou para aumentar significativamente a participação da Jereissati Participações S.A. na Oi e na Contax, praticamente dobrando as participações que detinha.

Texto a seguir retirado das notas explicativas do balanço da Jereissati Participações S.A. de 09/2008)

Em Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária – AGO/E, realizada em 28 de abril de 2008, foi aprovada a alteração da denominação social da Companhia (anteriormente denominada La Fonte Participações S.A.), que passou a ser Jereissati Participações S.A.

A Jereissati Participações S.A., com sede em São Paulo – SP, é uma companhia aberta nacional, com ações negociadas em bolsas de valores, e tem por objetivo a participação societária em outras empresas e a prestação de serviços de assessoria e consultoria econômica, financeira e tributária.

A controlada Iguatemi Empresa de Shopping Centers S.A. ("IGUATEMI") possui sede em São Paulo - SP e tem por objetivo a exploração comercial e o planejamento de shopping centers, a compra e venda de imóveis e a participação em outras sociedades como sócia, quotista, acionista ou associada por qualquer outra forma permitida por lei.

Os empreendimentos ("shopping centers") são constituídos em sua grande maioria sob a forma de condomínio de edificação, não possuindo característica de pessoa jurídica. Suas operações são registradas pela Companhia, em seus livros contábeis, na proporção da participação que as empresas possuem em cada empreendimento.

A controlada La Fonte Telecom S.A. é uma companhia aberta nacional, com sede em São Paulo e com ações negociadas em bolsa de valores, e que tem por objetivo a participação no capital de outras sociedades, como sócia ou acionista, a critério do Conselho de Administração, a exploração comercial e o planejamento de shopping centers e empreendimentos de uso misto, a compra e venda de imóveis, a fabricação e a comercialização de ferragens e o exercício de outras atividades industriais e comerciais de produtos conexos, bem como a importação e a exportação.

A controlada La Fonte Telecom S.A. tem, por meio da sua controlada LF Tel S.A., participação societária na Telemar Participações S.A. ("Telemar") que tem como objeto social à participação, direta ou indireta, no capital da Tele Norte Leste Participações S.A. ("TNL"), podendo, inclusive, prestar serviços gerenciais e administrativos às empresas sob seu controle, bem como participar em outras sociedades no país e no exterior, e também na CTX Participações S.A. (“CTX”) que tem como objeto social a prestação de serviços de atendimento em geral "contact center", ativos e receptivos. Além da participação na TNL, a Telemar possui participação no capital social da Telemar Norte Leste S.A. (“TMAR”) e na Bakarne Investments Ltd. (“Bakarne”).

(Texto anterior retirado das notas explicativas do balanço da Jereissati Participações S.A. de 09/2008)

De origem libanesa, Carlos é irmão do ex-governador do estado do Ceará, senador e ex-presidente nacional do PSDB Tasso Jereissati.[4] Os seus filhos são Carlos Jereissati Filho, Pedro Jereissati, Erika Jereissati Zullo e Leopoldo Jereissati.[5]

Referências[editar | editar código-fonte]

[1]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome :0