Carlos Leopoldo de Mecklemburgo-Schwerin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carlos Leopoldo
Duque de Mecklemburgo-Schwerin
Karol Leopold Meklemburski.jpg
Carlos Leopoldo
Governo
Consorte Sofia Hedwig de Nassau-Dietz
Christine von Lepel
Catarina Ivanovna da Rússia
Vida
Nascimento 26 de Setembro de 1678
Grabow, Alemanha
Morte 28 de Novembro de 1747 (69 anos)
Domitz, Alemanha
Filhos Isabel Carolina de Mecklemburgo-Schwerin
Pai Frederico I de Mecklemburgo-Schwein
Mãe Cristina Guilhermina de Hesse-Homburgo

Carlos Leopoldo de Mecklemburgo-Schwerin (26 de Setembro de 1678 - 28 de Novembro de 1747) foi o duque de Mecklemburgo-Schwerin de 1713 a 1747.

Família[editar | editar código-fonte]

Carlos Leopoldo era o segundo dos quatro filhos do duque Frederico I de Mecklemburgo-Schwerin e da landegravina Cristina Guilhermina de Hesse-Homburgo. Os seus avós paternos eram o duque Adolfo Frederico I de Mecklemburgo e Maria Catarina de Brunswick-Dannenberg. Os seus avós maternos eram o landegrave Guilherme Cristóvão de Hesse-Homburgo e a landegravina Sofia Leonor de Hesse-Darmstadt.[1]

Casamentos e descendência[editar | editar código-fonte]

Carlos Leopoldo casou-se três vezes. A sua primeira esposa foi a princesa Sofia Hedwig de Nassau-Dietz, filha do príncipe Henrique Casimiro II de Nassau-Dietz e da sua esposa, a princesa Henriqueta Amália de Anhalt-Dessau. Casaram-se no dia 27 de Maio de 1709 em Leeuwarden e divorciaram-se em 1710. Não nasceram filhos deste casamento.

A sua segunda esposa foi Christine von Lepel, filha de Nicolaus Friedrich von Lepel e da sua esposa, Leveka von Plessen. Casaram-se no dia 7 de Junho de 1710 em Doberau e divorciaram-se no dia 2 de Outubro de 1711. Não tiveram filhos.

A sua terceira esposa foi a grã-duquesa Catarina Ivanovna da Rússia, filha do czar Ivan V da Rússia e da sua esposa, Praskovia Feodorovna Saltykova. Casaram-se no dia 19 de Abril de 1716 em Danzig e da sua união nasceu uma filha, a princesa Isabel Catarina Cristina de Mecklemburgo-Schwerin, conhecida por Ana Leopoldovna. Ana casou-se com o duque António Ulrich de Brunswick-Wolfenbüttel de quem teve cinco filhos, incluindo o czar Ivan VI da Rússia.

Referências

  1. Jirí Louda and Michael MacLagan, Lines of Succession: Heraldry of the Royal Families of Europe, 2nd edition (London, U.K.: Little, Brown and Company, 1999), table 137.