Carlos Newton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Carlos Newton
Informações
Nascimento 17 de agosto de 1976 (47 anos)
Tortola, Anguilla
Nacionalidade canadiano
Outros nomes The Ronin
Altura 1,75 m
Peso 84 kg
Modalidade Wrestling, Judô, Jiu-Jitsu, Boxe
Organização(ões) Warrior MMA Fight Team
Cartel nas artes marciais mistas
Vitórias 15
Por nocaute 2
Por finalização 9
Por decisão 4
Derrotas 14
Por nocaute 3
Por finalização 4
Por decisão 7
Outras informações
Cartel no MMA pelo Sherdog

Carlos Newton (Tortola, 17 de agosto de 1976) é um ex-lutador de artes marciais mistas (MMA) canadense e ex-campeão peso meio-médio do Ultimate Fighting Championship. Ele é considerado um dos pioneiros nas artes marciais mistas. Conhecido como "The Ronin", ele competiu em todo o mundo no MMA, incluindo as maiores organizações como UFC, Pride, IFL, K-1, Shooto e mais recentemente W-1. Newton é um faixa preta de Jiu-Jitsu sob o seu treinador Terry Riggs, no Canadá. Ele detém vitórias notáveis ​​sobre Erik Paulson, Pat Miletich, "Pelé" Landi-Jons José e Renzo Gracie, a maioria por meio de submissão.

Newton, apelidou seu estilo de luta pessoal tradicional como um amálgama de Jiu-Jitsu, Judô, Wrestling, Boxe e Kickboxing como "Dragon Ball Jiu-Jitsu" em homenagem ao Dragon Ball, um mangá japonês e uma série de anime. Seu apelido, "The Ronin", é um reflexo de seu interesse na cultura marcial do Japão feudal.

Primeiros anos de vida[editar | editar código-fonte]

Carlos Newton nasceu em Anguilla e mudou-se para o Canadá ainda jovem. Ele estudou em Westview Escola Secundária Centennial em Toronto, Ontário, Canadá. Newton disputou inúmeras competições de Jiu-Jitsu no Canadá e no mundo, como o nomeadamente prestigiado Abu Dhabi Combat Club, o ADCC, em Abu Dhabi, Emirados Árabes contra Rodrigo Gracie da lendária Família Gracie. O estilo de luta gracioso e inteligente fez com que Newton se tornasse um favorito entre os fãs de MMA.

Newton, que fala um pouco de japonês, foi influenciado por alguns textos clássicos marciais como O Livro dos Cinco Anéis, A Arte da Guerra, e Hagakure, bem como obras modernas, como os filmes Star Wars e Dragon Ball série de quadrinhos e anime. De Dragon Ball, Newton tira não só o nome de seu estilo de luta, mas a sua celebração pós-luta "Kamehameha" também. Newton possui uma lista de seus heróis como Muhammad Ali, Albert Einstein, John Milton e Batman. Newton, um ex-estudante de lingüística de Toronto Universidade de York, fez o seu estudo sobre a medicina geriátrica, tendo feito uma pesquisa na Baycrest Hospital, uma das líderes mundiais em cuidados geriátricos. No entanto, ele agora tem um emprego em tempo integral no campo da arquitetura. O lutador treinou e hoje em dia dá aulas na Guerreiro Mixed Martial Arts, em Newmarket, Ontário e leciona na Revolução Superstore Mixed Martial Arts & Fitness em North York, Ontário.

Newton também disse ter treinado brevemente no Ultimate Martial Arts Centre em Kanata, Ontário e se desligando ao longo de sua carreira.

Carreira no MMA[editar | editar código-fonte]

A carreira profissional de Newton MMA começou com a idade de 19 anos, com uma derrota por submissão devido à exaustão contra Jean Riviere no Extreme Fighting 2 em de Abril de 1996. Newton competiu no topo do mundo como Shooto, K-1 e Pride Fighting Championships no Japão, UFC no América e W-1 em Canadá.

Ultimate Fighting Championships[editar | editar código-fonte]

As quarta e quinta lutas de Newton no MMA marcaram sua estréia no UFC, maior evento de lutas do mundo no UFC 17, derrotando Gilstrap Bob e perdendo para Dan Henderson na mesma noite. A maior conquista profissional de Newton em sua carreira foi a conquista do Cinturão peso meio-médio do UFC sobre Pat Miletich em maio de 2001. O reinado de Newton foi de curta duração, com derrota em sua primeira defesa do título, em novembro do mesmo ano no UFC 34 contra o wrestler Matt Hughes.

PRIDE[editar | editar código-fonte]

Em junho de 1998, Newton perdeu uma luta técnica no PRIDE contra Kazushi Sakuraba. Nem o Pride, muito menos Sakuraba eram tão conhecidos até então, mas Sakuraba vs Newton é lembrado até hoje como um clássico do MMA.

As vitórias de Newton desde seu primeiro encontro com Hughes foram poucas, mas notáveis. Newton se recuperou de sua primeira derrota para Hughes com um armlock espetacular ou juji-gatame sobre José "Pelé" Landi-Jons no Pride 19 em fevereiro de 2002. Em outubro de 2003 Newton obteve uma vitória por decisão dividida sobre o estimável Renzo Gracie no Pride Bushido 1.

K-1 HERO's[editar | editar código-fonte]

Newton se preparou para uma luta de retorno ao K-1 HERO's contra Melvin Manhoef no Coliseu Ariake em 5 de agosto, mas teve de desistir da luta no último minuto devido a uma ruptura no ligamento do joelho. Ele fez uma segunda tentativa de um retorno no K-1 HERO's, desta vez enfrentando Tokimitsu Ishizawa. Newton teve pouco trabalho com o lutador japonês, precisando de apenas quatro socos para conseguir a vitória por TKO em apenas 22 segundos. Em seguida, ele enfrentou Shungo Oyama no HERO's realizado na Coreia em 2007, onde perdeu por submissão devido a socos.

International Fighting League[editar | editar código-fonte]

Newton suportou as derrotas para Renzo Gracie numa controversa por decisão dividida na final do IFL e para Matt Lindland na IFL Houston. Newton também foi o treinador da equipe Toronto Dragons no IFL na temporada 2006 e até então possuía um cartel de 12-13.

W-1[editar | editar código-fonte]

Carlos Newton fez o seu regresso tão esperado para o MMA no Warrior-1: Inception, onde ele obteve uma vitória na primeira fase por KO contra Nabil Khatib. Esta foi a primeira luta de Carlos em solo canadense em 13 anos. Ele voltou à ação 10 de outubro de 2009 contra o veterano ex-UFC "Mr. Internacional" Carter Shonie no Warrior-1: High Voltage. A luta era para ser para na categoria peso médio, mas como Newton não quis "bater o peso", foi uma luta que não valia título. Newton bateu Carter por decisão unânime após três rounds.

Em 10 de outubro de 2009, após sua vitória sobre Shonie Carter, ele declarou em uma entrevista de Sherdog que estaria antecipando o seu regresso à luta no exterior, com particular interesse no Japão.

Realizações[editar | editar código-fonte]

  • Jiu-Jitsu
    • Campeão Canadense de Jiu-Jitsu (3 vezes) (incluindo o campeão de peso Open)
  • Pankration
    • Campeão Canadense Pankration (2 vezes)

Aposentadoria[editar | editar código-fonte]

Newton revelou em entrevista concedida em junho de 2011 que estava se aposentando como lutador de MMA. A justificativa para a aposentadoria dada por Newton foi com as seguintes palavras: "O esporte (MMA) não é mais tão competitivo quanto costumava ser".

Ao invés de focar na preparação para lutar dentro do octógono, "The Ronin" disse que virou seu foco para a luta pela regulamentação adequada do MMA pelas pessoas que o legitimam, tanto dentro como fora do ringue.

Carlos Newton afirmou: "Estou apenas concentrado em ajudar a melhorar a regulamentação do esporte e eu estou me preparando para me tornar um juiz. Eu acho que nós lutadores, temos muito mais conhecimento e discernimento sobre os meandros do que está acontecendo em uma luta do que alguém que nunca competiu. A arbitragem do MMA precisa de conserto e eu espero poder ajudar a fazer isso".

Tendo competido esporadicamente ao longo dos últimos anos, o canadense de 35 anos, acumulou um recorde de 3-4 em suas últimas sete lutas desde 2006, mas duas dessas derrotas foram em decisões contra veteranos do UFC: Brian Ebersole (decisão unânime) e Renzo Gracie (decisão dividida).

Newton será talvez mais lembrado, no entanto, devido a controversa derrota por nocaute para Matt Hughes no UFC 34 em 2001.

Com um triângulo travado, Hughes levantou Newton e o levou até a grade na frente de seu canto e bateu-lhe na tela, tentando jogar o até então campeão para fora do octógono e ganhar o cinturão. Durante a inspeção do replay da luta, parece que Hughes era, na verdade sufocado e estava inconsciente pelo triângulo e simplesmente caiu, derrubando Carlos Newton no processo. O impacto violento no chão nocauteou Newton e realmente acordou Hughes. Quando o árbitro "Big" John McCarthy tocou em Hughes para informar que ele tinha ganhado a luta, Hughes perguntou o que tinha acontecido.

Embora Hughes tenha negado estar inconsciente, ele pode ser ouvido claramente no vídeo original da luta dizendo a seu córner, Pat Miletich, ao fim do combate "Eu estava fora. Eu estava fora".

De qualquer forma, Carlos Newton diz que a aposentadoria não significa "dar um tempo" para relaxar em uma praia ensolarada.

"Eu ainda estou formação e ensino, e eu tenho a minha empresa de gerenciamento de projetos de construção de negócios, uma joint-venture e alguns outros projetos em que estou trabalhando", explicou. "Eu também estou indo para a escola de arquitetura."

Newton, que se aposenta com um recorde de 16-14 (que é engananoso, considerando o nível de concorrência que enfrentou), diz que as artes marciais e MMA são uma parte dele, não importa se ele está competindo ou não, e que estará sempre em sua vida em alguns forma ou de outra.

"Vou sempre estar envolvido com o esporte", disse Newton. "Definitivamente".

Cartel no MMA[editar | editar código-fonte]

Res. Cartel Oponente Método Evento Data Round Tempo Local Notas
Derrota 16–14 Estados Unidos Brian Ebersole Decisão (unânime) Impact FC 1 10/07/2010 3 5:00 Austrália Brisbane
Vitória 16–13 Estados Unidos Shonie Carter Decisão (unânime) Warrior-1: High Voltage 10/10/2009 3 5:00 Canadá Gatineau, Quebec Originalmente pelo Título Meio Médio do W-1; Newton não bateu o peso.
Vitória 15–13 Canadá Nabil Khatib Nocaute (socos) Warrior-1: Inception 28/03/2009 1 3:12 Canadá Gatineau, Quebec
Derrota 14–13 Japão Shungo Oyama Finalização (golpes) Hero's 2007 in Korea 27/10/2007 3 2:42 Coreia do Sul Seul
Derrota 14–12 Estados Unidos Matt Lindland Finalização (guilhotina) IFL – Houston 02/02/2007 2 1:43 Estados Unidos Houston, Texas
Derrota 14–11 Brasil Renzo Gracie Decisão (dividida) IFL Championship Final 29/12/2006 3 4:00 Estados Unidos Uncasville, Connecticut
Vitória 14–10 Japão Tokimitsu Ishizawa Nocaute Técnico (socos) Hero's 7 09/10/2006 1 0:22 Japão Yokohama
Derrota 13–10 Japão Ryo Chonan Decisão (unânime) Pride Bushido 5 14/10/2004 2 5:00 Japão Osaka
Derrota 13–9 Japão Daiju Takase Decisão (dividida) Pride Bushido 3 23/05/2004 2 5:00 Japão Yokohama
Derrota 13–8 Brasil Renato Verissimo Decisão (unânime) UFC 46: Supernatural 31/01/2004 3 5:00 Estados Unidos Las Vegas, Nevada
Vitória 13–7 Brasil Renzo Gracie Decisão (dividida) Pride Bushido 1 05/10/2003 2 5:00 Japão Saitama
Derrota 12–7 Brasil Anderson Silva Nocaute (joelhada voadora e socos) Pride 25 16/03/2003 1 6:27 Japão Yokohama
Vitória 12–6 Estados Unidos Pete Spratt Finalização (kimura) UFC 40: Vendetta 22/11/2002 1 1:45 Estados Unidos Las Vegas, Nevada
Derrota 11–6 Estados Unidos Matt Hughes Nocaute Técnico (socos) UFC 38: Brawl at the Hall 13/07/2002 4 3:35 Inglaterra Londres Pelo Cinturão Meio Médio do UFC.
Vitória 11–5 Brasil José Landi-Jons Finalização (chave de braço) Pride 19 24/02/2002 1 7:16 Japão Saitama
Derrota 10–5 Estados Unidos Matt Hughes Nocaute (slam) UFC 34: High Voltage 02/11/2001 2 1:27 Estados Unidos Las Vegas, Nevada Perdeu o Cinturão Meio Médio do UFC.
Vitória 10–4 Croácia Pat Miletich Finalização (bulldog choke) UFC 31: Locked & Loaded 04/05/2001 3 2:50 Estados Unidos Atlantic City, New Jersey Ganhou o Cinturão Meio Médio do UFC.
Derrota 9–4 Estados Unidos Dave Menne Decisão (unânime) Shidokan Jitsu – Warriors War 1 08/02/2001 1 10:00 Kuwait
Vitória 9–3 Brasil Johil de Oliveira Decisão (unânime) Pride 12 09/12/2000 2 10:00 Japão Saitama
Vitória 8–3 Japão Yuhi Sano Finalização (chave de braço) Pride 9 04/06/2000 1 0:40 Japão Nagoya
Vitória 7–3 Estados Unidos Karl Schmidt Finalização (chave de braço) WEF 9 – World Class 13/05/2000 1 1:12 Estados Unidos Evansville, Indiana
Vitória 6–3 Japão Daijiro Matsui Decisão (unânime) Pride 6 04/07/1999 3 5:00 Japão Yokohama
Vitória 5–3 Japão Kenji Kawaguchi Finalização (chave de braço) Shooto – 10th Anniversary Event 29/05/1999 1 5:00 Japão Yokohama
Derrota 4–3 Japão Kazushi Sakuraba Finalização (chave de joelho) Pride 3 24/06/1998 2 5:19 Japão Tóquio
Derrota 4–2 Estados Unidos Dan Henderson Decisão (dividida) UFC 17: Redemption 15/05/1998 1 15:00 Estados Unidos Mobile, Alabama Final do Torneio de Médios do UFC 17.
Vitória 4–1 Estados Unidos Bob Gilstrap Finalização (triângulo) UFC 17: Redemption 15/05/1998 1 0:52 Estados Unidos Mobile, Alabama Semifinal do Torneio de Médios do UFC 17.
Vitória 3–1 Japão Kazuhiro Kusayanagi Finalização (chave de braço) Shooto – Las Grandes Viajes 2 01/03/1998 1 2:17 Japão Tóquio
Vitória 2–1 Israel Haim Gozali Finalização (chave de braço) Israel Fighting Championship - Israel vs. Canada 01/01/1998 1 N/A  Israel
Vitória 1–1 Estados Unidos Erik Paulson Finalização (chave de braço) Vale Tudo Japan 1997 29/11/1997 1 0:41 Japão Tóquio
Derrota 0–1 Estados Unidos Jean Riviere Finalização (cansaço) Extreme Fighting 2 26/04/1996 1 7:22 Canadá Montreal, Quebec
Precedido por:
Estados Unidos Pat Miletich
campeão do peso-meio-médio do UFC
4 de maio de 2001 – 2 de novembro de 2001
Sucedido por:
Estados Unidos Matt Hughes