Carlos Teodoro, duque da Baviera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido. Ajude e colabore com a tradução.
Carlos Teodoro da Baviera
Duque da Baviera
Cônjuge Sofia da Saxônia
Maria José de Bragança
Descendência
Amália
Sofia
Isabel
Maria Gabriela
Luís Guilherme
Francisco José
Pai Maximiliano José da Baviera
Mãe Luísa Guilhermina da Baviera
Nascimento 9 de agosto de 1839
Pöcking, Reino da Baviera
Morte 30 de novembro de 1909 (70 anos)
Kreuth, Reino da Baviera

Carlos Teodoro, duque da Baviera (Pöcking, 9 de agosto de 1839Kreuth, 30 de novembro de 1909) foi um membro da Casa de Wittelsbach e um oftalmologista bastante conhecido. Foi também um irmão da imperatriz "Sissi" da Áustria.

Educação e carreira [editar]

Carlos Teodoro nasceu no castelo de Possenhofen, como o terceiro filho de Maximiliano José, duque da Baviera, e de sua esposa, Ludovica Guilhermina. Aos catorze anos, ele se juntou ao exército bavário. Em 1866, Carlos Teodoro lutou na Guerra Civil Alemã. Tornou-se um estudante da Universidade de Munique, onde estudou Filosofia, Direito, Economia e Medicina. Entre seus professores, estiveram o químico Justus von Liebig, o patologista Ludwig von Buhl e o físico Philipp von Jolly.

Em 1870, os estudos de Carlos Teodoro foram interrompidos pela Guerra franco-prussiana, da qual participou. Com o fim da guerra, continuou seus estudos, sendo nomeado um honorário doutor de medicina em 1872. No ano seguinte, ele completou os requerimentos de seu grau acadêmico. Então estudou oftalmologia em Viena e em Zurique.

Em 1877, Carlos Teodoro começou a exercer a profissão de médico em Mentone. Freqüentemente, era auxiliado por sua segunda esposa Maria José, uma filha de Miguel I de Portugal. Em 1880, abriu uma clínica em seu castelo, em Tegernsee. Quinze anos depois, fundou a Clínica de Olhos Duque Carlos Teodoro, em Munique. Entre 1895 e 1909, Carlos Teodoro pessoalmente fez mais de cinco mil operações de catarata.

Casamento e filhos [editar]

Em 11 de fevereiro de 1865, em Dresda, Carlos Teodoro desposou a princesa Sofia da Saxônia (1845-1867), filha do rei João I da Saxônia. Eles tiveram uma filha:

Em 29 de abril de 1874, em Kleinheubach, Carlos Teodoro desposou a princesa Maria José (1857-1943), filha do exilado rei Miguel I de Portugal. Eles tiveram cinco filhos: