Carlos Teodoro, duque da Baviera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde fevereiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido. Ajude e colabore com a tradução.
Carlos Teodoro na Baviera
Duque na Baviera
Cônjuge Sofia da Saxônia
Maria José de Bragança
Descendência
Amália
Sofia
Isabel
Maria Gabriela
Luís Guilherme
Francisco José
Pai Maximiliano José da Baviera
Mãe Luísa Guilhermina da Baviera
Nascimento 9 de agosto de 1839
Pöcking, Reino da Baviera
Morte 30 de novembro de 1909 (70 anos)
Kreuth, Reino da Baviera
Enterro Abadia de Tegernsee, Tegernsee, Baviera

Carlos Teodoro, duque na Baviera (Pöcking, 9 de agosto de 1839Kreuth, 30 de novembro de 1909) foi um membro da Casa de Wittelsbach e um oftalmologista de renome. Foi também irmão da imperatriz "Sissi" da Áustria.

Educação e carreira[editar | editar código-fonte]

Carlos Teodoro nasceu no castelo de Possenhofen, como o terceiro filho de Maximiliano José, duque da Baviera, e de sua esposa, Ludovica Guilhermina. Aos catorze anos, ele se juntou ao exército bávaro. Em 1866, Carlos Teodoro lutou na Guerra Civil Alemã. Matriculou-se na Universidade de Munique, onde estudou Filosofia, Direito, Economia e Medicina. Entre seus professores, estiveram o químico Justus von Liebig, o patologista Ludwig von Buhl e o físico Philipp von Jolly.

Em 1870, os estudos de Carlos Teodoro foram interrompidos pela Guerra franco-prussiana, da qual participou. Com o fim da guerra, continuou seus estudos, sendo nomeado um honorário doutor de medicina em 1872. No ano seguinte, ele completou os requerimentos de seu grau acadêmico. Então estudou oftalmologia em Viena e em Zurique.

Em 1877, Carlos Teodoro começou a exercer a profissão de médico em Mentone. Freqüentemente, era auxiliado por sua segunda esposa Maria José, filha de Miguel I de Portugal. Em 1880, abriu uma clínica em seu castelo, em Tegernsee. Quinze anos depois, fundou a Clínica de Olhos Duque Carlos Teodoro, em Munique. Entre 1895 e 1909, Carlos Teodoro fez pessoalmente mais de cinco mil operações de catarata.

Casamento e filhos[editar | editar código-fonte]

Em 11 de fevereiro de 1865, em Dresda, Carlos Teodoro desposou a princesa Sofia da Saxônia (1845-1867), filha do rei João I da Saxônia. Tiveram uma única filha:

Em 29 de abril de 1874, em Kleinheubach, Carlos Teodoro desposou a princesa portuguesa Maria José (1857-1943), filha do rei Miguel I de Portugal. Tiveram cinco filhos:

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Carlos Teodoro, duque da Baviera