Carlos Xavier de Bourbon-Parma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carlos Hugo
Duque de Parma
Chefe da Casa de Bourbon-Parma
Reinado 18 de agosto de 2010 -
presente
Predecessor Carlos Hugo
Cônjuge Annemarie Gualthérie van Weezel
Descendência
Carlos Klynstra (ilegitimo)
Princesa Luísa
Princesa Cecília
Nome completo
Carlos Xavier Bernardo Sixto Maria
Casa Bourbon-Parma
Pai Carlos Hugo, Duque de Parma
Mãe Irene dos Países Baixos
Nascimento 27 de Janeiro de 1970
Nijmegen, Países Baixos
Religião Catolicismo
Brasão
Família ducal parmesã
Casa de Bourbon-Parma
Coat of arms of the House of Bourbon-Parma.svg

SAR o Duque
SAR a Duquesa

  • SAR a Princesa Luisa
  • SAR a Princesa Cecilia

SAR a Condessa de Colorno
SAR o Conde de Bardi
SAR a Condessa de Bardi

  • SAR a Princesa Zita

SAR a Marquesa de Sala

Família real holandesa
Casa de Orange-Nassau
Royal coat of arms of the Netherlands.svg

SM o Rei *
SM a Rainha *



Carlos Xavier de Bourbon-Parma e Orange-Nassau (Nijmegen, 27 de Janeiro de 1970) é o atual duque titular de Parma e Piacenza como Carlos V, desde 18 de agosto de 2010. Também é reconhecido pela maioria dos carlistas como herdeiro ao trono espanhol com Carlos Javier II.[1] Ele igualmente faz aparições públicas como membro da família real holandesa.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Viveu a maior parte de sua juventude no Reino Unido e França, mas aos 11 anos, após o divórcio de seus pais, foi viver no Palácio de Soestdijk, em Baarn, com seus avós maternos Juliana dos Países Baixos e Bernhard de Lippe-Biesterfeld.

É formado em ciências sociais e mestre de filosofia.[2] Mais tarde vai para os Estados Unidos da América estudar ciência política e tornou-se consultor financeiro para várias empresas.

Está igualmente envolvido numa organização sem fins lucrativos, a Fundação Instituto Holandês para a Inovação e Sustentabilidade[2]

Atribuições reais[editar | editar código-fonte]

Carlos às vezes está presente em ocasiões de representação sobre a casa real dos Países Baixos. Em 2003, ele esteve envolvido, juntamente com sua tia Beatriz dos Países Baixos, enquanto rainha, na inauguração do Príncipe Claus Leerstoel. Este é um cargo de professor em homenagem a Claus, Príncipe consorte dos Países Baixos, o falecido consorte e marido de Beatriz. Durante eventos especiais da casa real ele é regularmente presente. Por exemplo, ele foi um dos organizadores da festa de casamento do príncipe Constantino e de Laurentina.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Em 7 de outubro de 2009 foi anunciado através do secretário particular de sua mãe que o príncipe Carlos se casaria com Annemarie van Cecilia Gualthérie Weezel. O casamento civil ocorreu no dia 12 de junho de 2010, em Wijk bij Duurstede. O casamento na igreja era para ter ocorrido no Abadia de Cambre La, em Ixelles em 28 de agosto, mas foi adiada devido à doença de seu pai. O príncipe Carlos Hugo morreu pouco tempo depois.

Annemarie (nascida em Haia, 18 de dezembro de 1977 é a filha de Johan (Hans) Stephan Leonard Gualthérie van Weezel e Ank de Visser. Seu pai era um membro da Câmara dos Representantes dos Países Baixos pelo Partido Democrata-Cristão, membro do Conselho Europeu em Estrasburgo, e o embaixador holandês em Luxemburgo. O avô paterno de Gualthérie van Weezel é Jan van Hans Gualthérie Weezel, que era o chefe da polícia de Haia e membro da resistência holandesa, durante a Segunda Guerra Mundial. Annemarie van Gualthérie Weezel foi para a escola secundária em Estrasburgo e obteve um grau Master of Laws na Universidade de Utrecht. Posteriormente, ela concluiu um estudo de pós-graduação em rádio-televisão e jornalismo na Universidade de Groningen. Gualthérie van Weezel trabalha como jornalista parlamentar em Haia e Bruxelas para o canal público holandês NOS. Em Bruxelas, ela conheceu Carlos.

Em 2 de agosto de 2010, foi revelado que a saúde de seu pai, o duque de Parma, foi rapidamente se deteriorando devido ao câncer. Como conseqüência, o casamento na igreja do príncipe Carlos e sua noiva foi adiada. Via o anúncio oficial sobre o estado de sua morte, o duque anunciou Carlos para ser o próximo chefe da casa de Bourbon-Parma. Pouco antes de sua morte, o duque de Parma criou para Annemarie o título de Condessa de Molina na sua qualidade de soberano titular carlista da Espanha.

O pai de Carlos morreu em 18 de agosto de 2010, em Barcelona, Espanha, com a idade de 80 anos; Carlos posteriormente tornou-se o próximo duque de Parma e Chefe da Casa de Bourbon-Parma.

O novo duque de Parma e Annemarie se casaram em 20 de Novembro de 2010, em La Cambre Abbey. Juntos, eles têm duas filhas:

  • Sua Alteza Real Princesa Luisa Irene Constança Ana Maria de Bourbon-Parma (nascido em 09 de maio de 2012)
  • Sua Alteza Real Princesa Cecilia Maria Joana Beatriz de Bourbon-Parma (nascido em 17 de outubro de 2013)

Luisa foi batizada em Parma pelo bispo de Parma Enrico Solmi, em 29 de setembro de 2012, enquanto a princesa Cecilia foi batizada em Piacenza em 5 de abril de 2014.

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • 27 de julho de 1970 — 2 de setembro de 1996: Sua alteza real,o príncipe Carlos de Bourbon-Parma
  • 2 de setembro de 1996 — 28 de setembro de 2003: Sua alteza real o príncipe de Piacenza
  • 28 de setembro de 2003 — 18 de agosto de 2010: Sua alteza real o príncipe de Piacenza, duque de Madri
  • 18 de agosto de 2010 - presente: Sua alteza real o Duque de Parma, Piacenza e de Guastella

Quando Carlos era um príncipe ducal, seu pai concedeu o título substantivo Principe di Piacenza (Príncipe de Piacenza) à ele em 2 de setembro de 1996, bem mais tarde, o título carlista Duque de Madrid em 28 de setembro de 2003.[3] O título à respeito de Madrid, bem como o título de Piacenza foram outorgadas a ele por seu pai em sua capacidade titular como duque de Parma e rei carlista da Espanha.

Em 1996, no entanto, Carlos foi incorporada à nobreza holandesa pela rainha Beatriz, com o mais alto título de nobreza, Prins de Bourbon de Parma (Príncipe de Bourbon-Parma)[4] e com estilo Zijne Koninklijke Hoogheid (Sua Alteza Real). Ele não pertence à casa de Orange-Nassau ou a limitada família real holandesa, mas como um neto da rainha Juliana e sobrinho de Beatriz e primo do atual rei Guilherme Alexandre, ele é um membro oficial da geração mais extensa da família real holandesa.[5]

Com a morte de seu pai, Carlos tornou-se titular duque de Parma e Piacenza como atual chefe da Casa de Bourbon-Parma.[6]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Carlos Xavier de Bourbon-Parma
Casa de Bourbon-Parma
27 de Janeiro de 1970
Precedido por
Carlos Hugo
Parma und Piacenza-Stroehl.jpg

Duque de Parma

2010 - presente
Herdeiro aparente:
Jaime, Conde de Bardi
Coat of Arms used by the supporters of the Carlist Claimants to the Spanish Throne (adopted c.1942).svg

Rei da Espanha

(Reivindicação carlista)

Disputado com Sixto Henrique
2010 - presente