Carlos Xavier de Bourbon-Parma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Carlos Xavier
Príncipe de Parma
Carlos Xavier de Bourbon-Parma
Chefe da Casa Ducal de Parma
Reinado 18 de agosto de 2010
atualidade
Antecessor(a) Carlos Hugo
 
Nascimento 27 de janeiro de 1970 (54 anos)
  Nimega, Países Baixos
Nome completo  
Carlos Xavier Bernardo Sixto Maria
Esposa Annemarie Gualthérie de Weezel
Descendência Carlos Klynstra (ilegitimo)
Luísa, Marquesa de Castell'Arquato
Cecília, Condessa de Berceto
Carlos, Príncipe de Piacenza
Casa Bourbon-Parma
Pai Carlos Hugo, Duque de Parma
Mãe Irene dos Países Baixos
Religião Catolicismo
Brasão
Família ducal parmesã
Casa de Bourbon-Parma
SAR o Duque
SAR a Duquesa
  • SAR o Príncipe Herdeiro
  • SAR a princesa Luisa
  • SAR a princesa Cecilia

SAR o Conde de Bardi
SAR a Condessa de Bardi

  • SAR a princesa Zita
  • SAR a princesa Gloria

SAR a Condessa de Colorno
SAR a Marquesa de Sala

Carlos Xavier Bernardo Sixto Maria (Nimega, 27 de janeiro de 1970) é o atual duque titular de Parma e Placência como Carlos V, desde 18 de agosto de 2010. Também é reconhecido pela maioria dos carlistas como herdeiro ao trono espanhol com Carlos Javier II.[1] Ele igualmente faz aparições públicas como membro da família real holandesa.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Príncipe Carlos com mãe Princesa Irene.

Viveu a maior parte de sua juventude no Reino Unido e França, mas aos 11 anos, após o divórcio de seus pais, foi viver no Palácio Soestdijk, em Baarn, com seus avós maternos, a rainha Juliana dos Países Baixos e o príncipe Bernardo de Lippe-Biesterfeld.

É formado em ciências sociais e mestre de filosofia.[2] Mais tarde foi para os Estados Unidos da América estudar ciência política e tornou-se consultor financeiro para várias empresas.

Está igualmente envolvido numa organização sem fins lucrativos, a Fundação Instituto Holandês para a Inovação e Sustentabilidade.[2]

Atribuições reais[editar | editar código-fonte]

Carlos às vezes está presente em ocasiões de representação sobre a casa real dos Países Baixos. Em 2003, ele esteve envolvido, juntamente com sua tia Beatriz dos Países Baixos, enquanto rainha, na inauguração do Príncipe Claus Leerstoel. Este é um cargo de professor em homenagem a Claus, Príncipe Consorte dos Países Baixos, o falecido consorte e marido de Beatriz.

Durante eventos especiais da casa real ele está regularmente presente. Por exemplo, ele foi um dos organizadores da festa de casamento do príncipe Constantino e de Laurentina.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Em 7 de outubro de 2009 foi anunciado através do secretário particular de sua mãe que o príncipe Carlos se casaria com Annemarie van Cecilia Gualthérie Weezel. O casamento civil ocorreu no dia 12 de junho de 2010, em Wijk bij Duurstede. O casamento na igreja era para ter ocorrido no Abadia de Cambre La, em Ixelles em 28 de agosto, mas foi adiada devido à doença de seu pai. O príncipe Carlos Hugo morreu pouco tempo depois.

Annemarie,nascida em Haia, 18 de dezembro de 1977 é a filha de Johan (Hans) Stephan Leonard Gualthérie van Weezel e Ank de Visser. Seu pai era um membro da Câmara dos Representantes dos Países Baixos pelo Partido Democrata-Cristão, membro do Conselho Europeu em Estrasburgo, e o embaixador holandês em Luxemburgo. O avô paterno de Gualthérie van Weezel é Jan van Hans Gualthérie Weezel, que era o chefe da polícia de Haia e membro da resistência holandesa, durante a Segunda Guerra Mundial. Annemarie van Gualthérie Weezel foi para a escola secundária em Estrasburgo e obteve um grau Master of Laws na Universidade de Utrecht. Posteriormente, ela concluiu um estudo de pós-graduação em rádio-televisão e jornalismo na Universidade de Groningen. Gualthérie van Weezel trabalha como jornalista parlamentar em Haia e Bruxelas para o canal público holandês NOS. Em Bruxelas, ela conheceu Carlos.

Em 2 de agosto de 2010, foi revelado que a saúde de seu pai, o duque de Parma, foi rapidamente se deteriorando devido ao câncer. Como conseqüência, o casamento na igreja do príncipe Carlos e sua noiva foi adiada. Via o anúncio oficial sobre o estado de sua morte, o duque anunciou Carlos para ser o próximo chefe da casa de Bourbon-Parma. Pouco antes de sua morte, o duque de Parma criou para Annemarie o título de Condessa de Molina na sua qualidade de soberano titular carlista da Espanha.

O pai de Carlos morreu em 18 de agosto de 2010, em Barcelona, Espanha, com a idade de 80 anos; Carlos posteriormente tornou-se o próximo duque de Parma e Chefe da Casa de Bourbon-Parma.

O novo duque de Parma e Annemarie se casaram em 20 de novembro de 2010, em La Cambre Abbey. Eles têm três filhos:

  • Luísa Irene Constança Ana Maria de Bourbon-Parma (nascido em 09 de maio de 2012)
  • Cecília Maria Joana Beatriz de Bourbon-Parma (nascido em 17 de outubro de 2013)
  • Carlos Enrique Leonardo de Bourbon-Parma (nascido em 24 de abril de 2016) [3]

Luísa foi batizada em Parma pelo bispo de Parma Enrico Solmi, em 29 de setembro de 2012, enquanto a princesa Cecília foi batizada em Placência em 5 de abril de 2014.

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • 27 de julho de 1970 — 2 de setembro de 1996: Sua alteza real o príncipe Carlos de Bourbon-Parma
  • 2 de setembro de 1996 — 28 de setembro de 2003: Sua alteza real o príncipe de Piacenza
  • 28 de setembro de 2003 — 18 de agosto de 2010: Sua alteza real o príncipe de Piacenza, Duque de Madri
  • 18 de agosto de 2010 — presente: Sua alteza real o Duque de Parma, Piacenza e de Guastella, Duque de Madrid, Duque de São Jaime

Quando Carlos era um príncipe ducal, seu pai concedeu-lhe o título substantivo Principe di Piacenza ("Príncipe de Placência") em 2 de setembro de 1996, bem mais tarde, o título carlista Duque de Madrid em 28 de setembro de 2003.[4] O título a respeito de Madrid, bem como o título de Placência foram outorgadas a ele por seu pai em sua capacidade titular como Duque de Parma e pretendente carlista ao título de Rei de Espanha.

Em 1996, no entanto, Carlos foi incorporado à nobreza holandesa pela rainha Beatriz, com o mais alto título de nobreza, Prins de Bourbon de Parma ("Príncipe de Bourbon-Parma")[5] e com estilo Zijne Koninklijke Hoogheid ("Sua Alteza Real"). Ele não pertence à casa de Orange-Nassau ou a limitada família real holandesa, mas como um neto da rainha Juliana dos Países Baixos e sobrinho de Beatriz e primo do atual rei Guilherme Alexandre, ele é um membro da geração mais extensa da família real holandesa.[6]

Com a morte de seu pai, Carlos tornou-se titular duque de Parma e Placência como atual chefe da Casa de Bourbon-Parma.[7]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Carlos Xavier de Bourbon-Parma
Casa de Bourbon-Parma
27 de janeiro de 1970
Precedido por
Carlos Hugo

Duque de Parma

2010 - presente
Herdeiro aparente:
Jaime, Conde de Bardi

Rei da Espanha

(Reivindicação carlista)

Disputado com Sixto Henrique
2010 - presente