Carlota Frederica da Prússia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Carlota Frederica
Princesa-herdeira de Saxe-Meiningen
Princesa da Prússia

Carlota Frederica
Consorte Jorge II de Saxe-Meiningen
Nascimento 21 de junho de 1831
  Berlim, Alemanha
Morte 30 de março de 1855 (23 anos)
  Meiningen, Alemanha
Pai Alberto da Prússia
Mãe Mariana dos Países Baixos
Filho(s) Bernardo III de Saxe-Meiningen
Jorge Alberto de Saxe-Meiningen
Maria Isabel de Saxe-Meiningen

Frederica Luísa Guilhermina Mariana Carlota da Prússia (em alemão: Friederike Luise Wilhelmine Marianne Charlotte; Berlim, 21 de junho de 1831 - Meiningen, 30 de março de 1855) foi a filha mais velha do príncipe Alberto da Prússia e da sua esposa, a princesa Mariana dos Países Baixos. Morreu antes do seu marido Jorge suceder como duque de Saxe-Meiningen, por isso foi apenas Princesa-herdeira do ducado.

Família e primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Carlota com a sua irmã mais nova, Alexandrina.

O pai de Carlota, Alberto, era filho do rei Frederico Guilherme III da Prússia e da princesa Luísa de Mecklemburgo-Strelitz. A sua mãe Mariana era filha do rei Guilherme I dos Países Baixos e da princesa Guilhermina da Prússia. Carlota era irmã do príncipe Alberto da Prússia, um general prussiano e depois regente do ducado de Brunswick.

Os seus pais divorciaram-se em 1848 e a custódia foi entregue ao seu pai. Na pratica foi a sua tia sem filhos, a rainha Isabel Ludovica, esposa do rei Frederico Guilherme IV da Prússia, que cuidou de Carlota e dos seus irmãos.

Música[editar | editar código-fonte]

Carlota tinha talento para a música, sendo ensinada por pessoas como Wilhelm Taubert, Theodor Kullak, e Julius Stern quando era nova.[1] A sua filha, a princesa Maria Isabel, viria a herdar este interesse.

Casamento[editar | editar código-fonte]

Quando era solteira, Carlota era muito procurada para um casamento devido à sua fortuna holandesa e às ligações com os Hohenzollern. A princesa real Vitória do Reino Unido tentou casá-la com um dos seus irmãos, mas não conseguiu.

O marido escolhido de Carlota acabou por ser o príncipe-herdeiro Jorge de Saxe-Meiningen, com quem se casou no dia 18 de Maio de 1850.[2] Jorge era o único filho varão do duque Bernardo II de Saxe-Meiningen e da sua esposa, a princesa Maria Frederica de Hesse-Cassel e tinha liderado um batalhão de Meiningen em apoio dos prussianos durante a Primeira Guerra de Schleswig em 1849.[3] Depois de retomar a sua carreira militar em Berlim, ficou noivo de Carlota pouco tempo depois. A sua posição como sobrinha do rei Frederico Guilherme IV terá sido certamente o que mais chamou a atenção de Jorge.[2] Foi um casamento por amor e o casamento aconteceu pouco tempo depois do noivado. Entre as prendas de casamento encontrava-se uma villa no Lago Como oferecida pela sua mãe Mariana, bem como uma colecção substancial de quadros e esculturas.[3] Devido às suas ligações prussianas, o casal passou os cinco anos seguintes entre Berlim e Potsdam, regressando a Meiningen apenas para o nascimento dos seus filhos.[2]

Morte[editar | editar código-fonte]

No dia 27 de Janeiro de 1855, o seu segundo filho, Jorge, morreu. Carlota acabaria por segui-lo três meses depois, morrendo ao dar à luz. Jorge ficou inconsolável, mas acabaria por se voltar a casar com a princesa Feodora de Hohenlohe-Langenburg para dar uma mãe aos seus filhos. Sucedeu o seu pai como duque de Saxe-Meiningen em 1866, sete anos depois da morte de Carlota.

Descendência[editar | editar código-fonte]

  1. Bernardo III de Saxe-Meiningen (1 de abril de 1851 - 16 de janeiro de 1928), casado com a princesa Carlota da Prússia; com descendência.
  2. Jorge Alberto de Saxe-Meiningen (12 de abril de 1852 - 27 de janeiro de 1855), morreu aos dois anos de idade.
  3. Maria Isabel de Saxe-Meiningen (23 de setembro de 1853 - 22 de fevereiro de 1923), sem descendência.
  4. Um filho (29 de março de 1855 - 30 de março de 1855).

Referências

  1. Ebel.
  2. a b c Koller, p. 50.
  3. a b Osborne, p. 15.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Carlota Frederica da Prússia