Carlota Guilhermina de Hesse-Darmstadt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carlota Guilhermina
Duquesa de Mecklemburgo-Strelitz
Condessa de Hesse-Darmstadt
CharlotteHeDaMeck.jpg
Carlota Guilhermina
Governo
Consorte Carlos II de Mecklemburgo-Strelitz
Vida
Nascimento 5 de Novembro de 1755
Darmstadt, Alemanha
Morte 12 de Dezembro de 1785 (30 anos)
Hanôver, Alemanha
Filhos Carlos de Mecklemburgo-Strelitz
Pai Jorge Guilherme de Hesse-Darmstadt
Mãe Maria Luísa de Leiningen-Falkenburg-Dagsburg

Carlota Guilhermina de Hesse-Darmstadt (Carlota Guilhermina Cristina Maria), (5 de novembro de 1755 - 12 de dezembro de 1785) foi uma duquesa consorte de Mecklemburgo-Strelitz.

Família[editar | editar código-fonte]

Carlota era a quinta filha do conde Jorge Guilherme de Hesse-Darmstadt e da princesa Maria Luísa de Leiningen-Falkenburg-Dagsburg. Entre as suas irmãs estava a condessa Frederica de Hesse-Darmstadt, mãe da rainha Luísa da Prússia e da rainha Frederica de Hanôver. Os seus avós paternos eram o conde Luís VIII de Hesse-Darmstadt e a condessa Carlota de Hanau-Lichtenberg. Os seus avós maternos eram o príncipe Cristiano Carlos de Leiningen-Dachsburg-Falkenburg-Heidesheim e a condessa Catarina Polyxena de Solms-Rödelheim.1

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Carlota esteve primeiro noiva do príncipe Pedro Frederico Guilherme de Oldemburgo, mas o noivado foi rompido devido à doença mental de Pedro.

A condessa acabaria por casar-se com o grão-duque Carlos II de Mecklemburgo-Strelitz no dia 28 de setembro de 1784 em Darmstadt. Carlos era viúvo da irmã mais velha de Carlota, Frederica, que tinha morrido ao dar à luz, o que fez com que Carlota se tornasse madrasta dos seus cinco sobrinhos.

O casal vivia em Hanôver, onde Carlos era governador-geral em nome do seu cunhado, o rei Jorge III do Reino Unido. Tal como a sua irmã, Carlota também acabou por morrer ao dar à luz o seu único filho com Carlos um ano depois do casamento. Carlos demitiu-se do seu posto em Hanôver e mudou-se para casa da mãe de Carlota em Darmstadt que acabaria por educar os seus filhos mais novos.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Carlota teve apenas um filho:

Referências

  1. Jirí Louda and Michael MacLagan, Lines of Succession: Heraldry of the Royal Families of Europe, 2nd edition (London, U.K.: Little, Brown and Company, 1999), table 109.