Carnalfenas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Carnalfenas

O Carnalfenas foi a primeira micareta indoor (circuito fechado, desde 1996) do Brasil[1] que acontecia no município de Alfenas, no Sul do Estado de Minas Gerais.[2]

Realizada anualmente, sempre no último final de semana de outubro e ou primeiro final de semana de novembro, a festa conta com uma média de 20/25 mil pessoas, sendo de significativa importância para o turismo local, além de constituir fator gerador de divisas e de divulgação da cidade em todo o Brasil[3]. Em 2017, após 22 anos de história, o cancelamento do Carnalfenas[4] põe um fim no evento.

História[editar | editar código-fonte]

Fundada por dois irmãos baianos, que foram a Alfenas estudar Carlos Henrique Carrera e Vitor Carrera, o Carnalfenas foi considerado o maior evento de micareta do estado de Minas Gerais.

Bandas e cantores de destaque já se apresentaram no evento com o Bloco Tutu, como Ivete Sangalo, Jammil, Asa de Águia, Chiclete com Banana, Claudia Leitte, Saulo Fernandes, Banda Eva, Tomate, Timbalada, Cheiro de Amor, A Zorra, Araketu, Alexandre Peixe, Psirico, Leo Santana, É o Tchan, Alok, Anitta, Bob Sinclair, Jorge e Matheus, Wesley Safadao, Ze neto e Cristiano,Simone e Simara, Gabriel Diniz, Fernando e Sorocaba, Munhoz e Mariano, Pedro Paulo e Alex dentre outros.

• No Ano de 2001 o Carnalfenas foi a primeira micareta do Brasil, no mesmo Bloco Tutu a ter os 3 maiores nomes do axé músic, Chiclete com Banana, Ivete Sangalo e Asa de Águia.

• Em 2002 nascia na festa o primeiro Camarote Open Bar do Brasil. O Camarote CarnaBrahma.

Em 2005 o Carnalfenas foi eleito a Maior Micareta indoor do planeta, pelos artistas, sites especializados e publico em geral. Neste mesmo ano, foi criado o "Abada Coringa" um novo conceito para a marca, contemporânea e atual.

• A banda Jammil e Uma Noites fez uma apresentação no ano de 2006 em que, amanheceu junto aos foliões, terminando seu show após 8h de show, as 10h da manhã. O vocalista Tuca Fernandes chegou a subir em um andaime e surtar na apresentação, além de vestir o abadá do bloco. Foliões veteranos do evento consideram o Jammil amanhecendo um "símbolo" do Carnalfenas.

• O Carnalfenas teve o privilegio de ser palco de 2 gravações ao vivo de cds da banda Chiclete com Banana, anos de 2005 com o Sou Chicleteiro e em 2007 com o Tabuleiro Musical.

• Em 2007 através de votação popular com quase 1,5 milhão de votos o Carnalfenas foi eleito como o terceiro maior evento do Sudeste, ficando apenas atrás do Vital ( Vitoria-ES ) e do Axe Brasil ( BH ) eventos de capitais. Em 2007 também foi criado o Point do Tutu o primeiro abada (Pista) open bar do Brasil.

• Também em 2007, a Banda A ZORRA fez um show histórico. Após o dia amanhecer e o trio parar, conforme o script, às 9 da manha, Léo (vocalista da A Zorra) incendeia a galera a dar mais 3 voltas! Só que o trio não tinha diesel suficiente, Léo pede insistentemente "mais diesel." Uma equipe do CARNALFENAS busca vários litros de diesel e o trio dá mais três voltas. Como se não bastasse, Léo vê um caminhão pipa (que era para reabastecer o reservatório da festa), sobe nele e molha todos os foliões que resistiram até as 11 da manhã!

• No ano de 2009 o Carnalfenas teve em seu evento 5 foliões de nacionalidades diferentes, Americano, Mexicano, Espanhol, Italiano e Nigeriano.

• O Carnalfenas 2010 registrou nos 15 anos da festa o seu maior publico da historia, mais de 28 mil pessoas dançaram e cantaram em um so dia, embalados nesse dia por Ivete Sangalo e A Zorra.

• Uma das maiores tradições do evento e o famoso carro pipa, que entra as 10h da manha, fazendo a alegria do foliões.

• Em 2013 o evento foi o primeiro no Brasil a unir em um único dia Claudia Leitte e Ivete Sangalo e Asa de Águia e Chiclete com Banana. Um marco na historia dos eventos no Brasil.

• O Lançamento do Carnalfenas em marco de 2016, foi o maior publico do evento de "lançamento" mais de 22 mil pessoas dançaram no domingo ao som do então fenômeno Wesley Safadão.

• Em 2017, entretanto, após baixa na adesão dos ingressos, o evento foi cancelado e chega ao fim, após 22 anos de história

Referências