Carnaval da Bahia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O carnaval da Bahia se refere às festas de momo ocorridas no estado brasileiro da Bahia. O Carnaval de Salvador é o principal do estado, mas também são importantes os de Porto Seguro, Maragogipe, Juazeiro, Ilhéus, Barreiras e Mata de São João.[1] [2] [3] [4] [5] O carnaval maragojipano existente há mais de 100 anos, reúne as tradicionais fantasias usadas nos carnavais do Século XIX, aos moldes dos entrudos.[6] No carnaval soteropolitano os abadás tomam corpo na festa, que exige a compra para poder brincar no bloco do cantor(a), já o folião "pipoca" pode curtir o carnaval gratuitamente seguindo o trio elétrico fora do cordão de isolamento.

Em 2014, o carnaval de Ilhéus ocorreu no circuito desde a Praça Dom Eduardo ao Edifício Santa Clara, policiado por 105 membros da Polícia Militar da Bahia (PMBA).[7] No mesmo ano, o governo estadual investiu parte do orçamento público, cerca de R$ 60 milhões, nos festejos carnavalescos da capital e das cidades de Porto Seguro, Ilhéus, Barreiras e Maragogipe.[8]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre carnaval, integrado ao Projeto Carnaval é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Bahia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.