Carnaval da Madeira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carnaval da Madeira
A dancer in the 2013 carnival of Madeira.jpg
Tipo Feriado, Carnaval
Seguido por Mundial
Ano de 2013 12 de Fevereiro
Ano de 2014 4 de Março
Ano de 2015 17 de Fevereiro


O Carnaval da Madeira é um conjunto de festividades de Carnaval que ocorrem na sexta que antecede o Entrudo e vão até terça-feira de Carnaval,[1] um pouco por toda as freguesias da região.

As Festas de Carnaval da Madeira procuram manter intactas as raízes marcadamente populares. Na Madeira é tradição haver dois grandes cortejos de Carnaval: o Cortejo Alegórico e o Trapalhão, ambos realizados no Funchal.

Cortejo alegórico[editar | editar código-fonte]

O Cortejo Alegórico realiza-se sempre no sábado que antecede a terça-feira de Carnaval, nele participam vários grupos, com milhares de figurantes, que desfilam pelas principais ruas do Funchal.

Os grupos participantes no cortejo Alegórico são: Veteranos da Folia, Escola de Samba - Os Cariocas, Associação de Animação Geringonça, Associação Fura Samba, Escola de Samba Caneca Furada, Turma do Funil e Fábrica de Sonhos

Temas[editar | editar código-fonte]

  • 2013 - “Madeira – Momentos Mágicos”[2]
  • 2014 - “Madeira - Carnaval Brilhante”[3]

Trapalhão[editar | editar código-fonte]

Na terça-feira de Carnaval dá-se o Cortejo Trapalhão Madeirense, cortejo esse em que os populares se juntam em pequenos grupos e, por norma, contestam algumas decisões políticas, disfarçam-se de figuras públicas, relembram algumas tradições, etc.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]