Carnaval da Madeira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste anexo necessitam de formatação (desde fevereiro de 2015). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Carnaval da Madeira
A dancer in the 2013 carnival of Madeira.jpg
Tipo Feriado, Carnaval
Seguido por Mundial
Ano de 2014 4 de Março
Ano de 2015 17 de Fevereiro
Ano de 2016 9 de Fevereiro


O Carnaval da Madeira é um conjunto de festividades de Carnaval que ocorrem na sexta que antecede o Entrudo e vão até terça-feira de Carnaval,[1] um pouco por toda as freguesias da região.

As Festas de Carnaval da Madeira procuram manter intactas as raízes marcadamente populares. Na Madeira é tradição haver dois grandes cortejos de Carnaval: o Cortejo Alegórico e o Trapalhão, ambos realizados no Funchal.

Segundo alguns autores e historiadores,[2] [3] as origens do Carnaval madeirense, em Portugal, que remontam ao período áureo da produção de açúcar, no século XVI, a sua ligação aos escravos enquanto porto de passagem de bens e pessoas, quando se iniciou a expansão do comércio internacional açucareiro no Atlântico a partir daquela ilha, com ele viajaram também as tradições e expressões lúdicas regionais,[4] o que influenciou intrinsecamente as então festividades carnavalescas do Brasil,[5] que se viriam a tornar numa das principais manifestações culturais.

Cortejo alegórico[editar | editar código-fonte]

O Cortejo Alegórico realiza-se sempre no sábado que antecede a terça-feira de Carnaval, nele participam vários grupos, com milhares de figurantes, que desfilam pelas principais ruas do Funchal.

Os grupos participantes no cortejo Alegórico são:Associação Animad, Veteranos da Folia, Escola de Samba - Os Cariocas, Associação de Animação Geringonça, Associação Fura Samba, Escola de Samba Caneca Furada, Turma do Funil e Fábrica de Sonhos

Temas[editar | editar código-fonte]

  • 2013 - “Madeira – Momentos Mágicos”[6]
  • 2014 - “Madeira - Carnaval Brilhante”[7]
  • 2015 - "Magia da Luz"

Trapalhão[editar | editar código-fonte]

Na terça-feira de Carnaval dá-se o Cortejo Trapalhão Madeirense, cortejo esse em que os populares se juntam em pequenos grupos e, por norma, contestam algumas decisões políticas, disfarçam-se de figuras públicas, relembram algumas tradições, etc.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]