Carnaval de Nova Iguaçu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Carnaval de Nova Iguaçu é um evento realizado todos os anos no município de Nova Iguaçu. apesar de pouco conhecido, possui um dos maiores desfiles de escolas de samba do estado do Rio de Janeiro, sendo o segundo maior do Grande Rio na atualidade, perdendo apenas para o da capital.[carece de fontes?]

História[editar | editar código-fonte]

Leão de Nova Iguaçu, representante do município no Carnaval Carioca, já inclusive tendo desfilado no Grupo principal da cidade do Rio de Janeiro.

O Carnaval Iguaçuano tem sua história de altos e baixos. Começa[quando?] com o desaparecimento de escolas como Acadêmicos de Miguel Couto, no qual tiveram passagem os intérpretes Nêgo, Antônio Nick, etc, além das saídas das escolas de samba Leão de Nova Iguaçu e Imperial para o carnaval carioca. Na década de 2000, o carnaval voltou com força, devido à criação da Associação de Blocos e Escolas de Samba de Nova Iguaçu (ABESNI) que passou coordená-lo, contando com 17 entidades filiadas, além dos blocos Afoxé Maxabomba e Trem da Harmonia. No ano de 2009, teve como filiado o bloco Expolode Coração, do município de São João de Meriti. Durante a década, eventualmente, Leão de Nova Iguaçu e Imperial também participaram novamente, desfilando como hours-concurs. Todas estas agremiações receberam subvenção da prefeitura.

No carnaval de 2008, o desfile da cidade teve um tema único, sobre a reserva biológica de Tinguá. Em 2011, os desfiles que eram realizados na Avenida Marechal Floriano, no centro do município passaram a ser na Via Light[1] [2] . Nesse mesmo ano, desfilaram todas escolas formando um único grupo, dividido em três dias de desfile: domingo, segunda e terça-feira de carnaval, sendo que ao final, quatro escolas foram rebaixadas, para voltarem a formar o grupo 2 no carnaval seguinte. Mais o Presidente Zequinha 22 e diretoria, durante apuração decretou que não teria rebaixamento por suspeita de manipulação do resultado, logo depois em reunião no escritorio de Miroval Santos resouverão decretar o fim da Abesni. no carnaval 2012, o Carnaval Iguaçuano teve uma divisão com a criação de duas ligas: a LIESNI criada pela antiga diretoria da Abesni[3] e a LEBESNI[4] , comandada pelas entidades divergentes da anterior administração da ABESNI[3] , criando um racha no carnaval da cidade. mas em dezembro de 2011, foi definido que o carnaval, passe a ser ordenado por uma junta criada pela Prefeitura de Nova Iguaçu, coordenado por Juvenil Reis dos Santos, fazendo junto com as duas ligas[5] . foi acordado que a ordem de desfile será pelo ranking do carnaval 2011 e o CD de responsabilidade da LIESNI. sendo que as quatroze escolas de samba desfilam, num grupo único, que determinou a queda da quatro escolas para formar o grupo de acesso. sendo que antes do desfile, a Três Corações, devido a estar sem condições de realizar o desfile, desistiu e também estará nesse grupo de acesso.[6] .

No carnaval de 2013, assim como 2012. em que uma junta administrou, o poder público iguaçuano nomeiou uma comissão composta por Luís Antunes, Maninho e Mazinho 100%. que irá coordenar entre as duas ligas o carnaval do município. que faltando poucas semanas, não teve ordem de desfile. além de nesse ano, os desfiles voltarem a serem realizados na Avenida Marechal Floriano e de não haver competição, devido ao corte de verbas para as escolas. fazendo com que estas passem a desfilar, somente como hour-concurs[7] . Em 2014, a ABESNI retorna depois de dois anos, extinta? mas sem poder administrar o Carnaval Iguaçuano, devido a problemas com credores. fez com que todas as entidades se unissem e formassem uma liga própia, a LUBESNI[8] e nesse ano, os desfiles retornaram novamente para Via Light[9] .

Corte do carnaval[editar | editar código-fonte]

Três Corações, que já foi campeã do Carnaval Iguaçuano.

A corte do carnaval iguaçuano é semelhante a do carnaval de São Paulo, onde o rei-momo, rainha, princesas e cidadão do samba são filiados a uma escola de samba, além de exercer a função na corte, também desfilam em suas respectivas agremiações. A organização da eleição da corte momesca e de responsabilidade da ABESNI, junto com os orgãos públicos da cidade. durante muito tempo, foi rei-momo da cidade, Altair Fogueteiro. que ficou durante 10 anos.[10] . em 2012, a organização da eleição da corte momesca passou a ser da Secretaria de Comunicação Social, em conjunto com as duas ligas (LIESNI e LEBESNI)[5] . para 2013, a organização da corte passará a ser realizada pela LEBESNI. desde 2014, foi organizada pela LUBESNI, junto ao poder público[11] .

Agremiações[editar | editar código-fonte]

Blocos carnavalescos[editar | editar código-fonte]

A característisca principal dos blocos, eram os afoxés. onde existe até hoje, o Afoxé Maxabomba[12] . além deste tem o Trem da Harmonia[12] . os dois blocos assim como as escolas de samba que desfilam no Carnaval Carioca, desfilam sempre antes dos desfiles das escolas de samba de Nova Iguaçu.

Escolas de samba - Carnaval 2015[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. O Dia (19.01.2010). Via Light será nova passarela do samba. Visitado em 23.10.2010.
  2. Isabel Boechat - Extra (21/01/2010). Desfile do Carnaval de Nova Iguaçu será na Via Light 20:04. Visitado em 12/04/2014.
  3. a b Prefeitura de Nova Iguaçu (03/02/2012). Corte Momesca será coroada durante o Baile da Cidade 16:44. Visitado em 18/11/2012.
  4. Okei Notícias. Diretoria da CAR Lebesni é diplomada. Visitado em 24.12.2011.
  5. a b Jornal do Brasil. Prefeitura de Nova Iguaçu abre inscrições para seleção da corte momesca. Visitado em 07.01.2012.
  6. Corte Momesca será coroada durante o Baile da Cidade (16/12/2012). Prefeitura de Nova Iguaçu. Visitado em 08/04/2014.
  7. O Dia na Folia (04.02.2013). Na Baixada, crise até na folia 21:08. Visitado em 05.02.2013.
  8. Notícias de Nova Iguaçu. Nova Iguaçu empossa nova diretoria da LUBESNI. Visitado em 08/04/2014.
  9. Caminhos do Rio. Programação do Carnaval 2014 - Nova Iguaçú. Visitado em 12/04/2014.
  10. OBatuque.com (11.01.10). A corte iguaçuana 2010 é coroada. Visitado em 23.10.2010.
  11. Notícias de Nova Iguaçu. Nova Iguaçu está com inscrições abertas para Corte Momesca. Visitado em 08/04/2014.
  12. a b Blocos tradicionais abrem o Carnaval oficial na cidade