Carneiro-de-dall

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Carneiro de Dall)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCarneiro-de-dall
Carneiro-de-dall, no Alaska Zoo em Anchorange, Alasca
Carneiro-de-dall, no Alaska Zoo em Anchorange, Alasca
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Subfamília: Caprinae
Género: Ovis
Espécie: O. dalli
Nome binomial
Ovis dalli
Nelson, 1884
Distribuição geográfica

O carneiro-de-Dall ou Thinhorn (do inglês, thin horn, chifre fino), Ovis dalli, é um carneiro selvagem das regiões montanhosas do noroeste da América do Norte, com coloração variando do branco ao marrom (castanho) e que possui chifres curvados de cor marrom-amarelada. O epíteto específico (dalli) é derivado de William Healey Dall (1845-1927), um naturalista americano. Há duas subespécies: o carneiro-de-dall, propriamente dito, ao norte (Ovis dalli dalli) que é quase todo de cor branca, e o carneiro-das-rochas, mais do sul (Ovis dalli stonei), que é marrom com algumas partes brancas no dorso e nas patas traseiras.

Pesquisas mostraram que o uso das designações de subespécies é questionável. Mistura completa de cores ocorre entre as formas brancas e escuras da espécie com populações intermediárias coloridas, chamados Carneiros de Fannin, encontrados nos Montes Pelly e Montes Ogilvie do território do Yukon[2] A análise do DNA mitocondrial não mostrou nenhuma divisão molecular ao longo dos limites atuais das subespécies [3], embora a análise do DNA nuclear possa fornecer alguma sustentação [4]. Também no nível espécie, a taxonomia é questionável, porque a hibridização entre o carneiro-de-dall e o Bighorn foi registrada na história evolucionária recente [3]

Dois cordeiros da espécie.

Os carneiros habitam as escalas subárticas das montanhas do Alasca (Estados Unidos), o território do Yukon, os Montes Mackenzie nos Territórios do Noroeste, e Colúmbia Britânica setentrional (Canadá). Os carneiros-de-dall são encontrados em locais relativamente secos e tentam permanecer em uma combinação especial de cumes alpinos abertos, de prados, e de inclinações íngremes com o substrato extremamente áspera, a fim de escapar dos predadores que não podem deslocar-se rapidamente através de tal terreno.

Os machos têm chifres densamente ondulados. As fêmeas têm chifres mais curtos, mais delgados, ligeiramente mais curvados. Os machos vivem em bandos, eles associam-se raramente com os grupos de fêmeas, exceto durante a estação de acasalamento no final de novembro e início de dezembro. Os cordeiros nascem em maio.

Durante o verão, quando o alimento é abundante, eles comem uma grande variedade de plantas. Durante o inverno a dieta é muito mais limitada e consiste primariamente em grama e capim seco, congelado que é cavado na neve, e em líquens e musgos. Muitas populações de carneiros visitam reservas de minerais durante a primavera e viajam frequentemente muitas milhas para comer o solo em torno dessas reservas, nutrindo-se assim de minerais importantes para o organismo.

Os predadores primários dos carneiros são o lobo, coiote, urso-negro, urso-cinzento e a águia-dourada (a última é predadora de cordeiros).

Os carneiros-de-dall podem frequentemente ser observados ao longo da Alaska Highway no Lago Muncho na Sheep Mountain no Parque Nacional e Reserva Kluane, próximo de Faro, Yukon (carneiros-de-gannin).

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Festa-Bianchet, M. (2020). «Ovis dalli». Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. 2020: e.T39250A22149895. doi:10.2305/IUCN.UK.2020-2.RLTS.T39250A22149895.enAcessível livremente. Consultado em 19 de novembro de 2021 
  2. Sheldon, C. 1911. The Wilderness of the Upper Yukon. First edition. Charles Scribner’s Sons, New York.
  3. a b Loehr, J., K. Worley, A. Grapputo, J. Carey, A. Veitch and D. W. Coltman. (2006) Evidence for cryptic glacial refugia from North American mountain sheep mitochondrial DNA, Journal of Evolutionary Biology, 19:419-430.
  4. Worley, K., Strobeck, C., Arthur, S., Carey, J., Schwantje, H., Veitch, A. & Coltman, D.W. (2004). Population genetic structure of North American thinhorn sheep Ovis dalli, Molcular Ecology 13: 2545–2556.
  • A.W.F. Banfield (1974). The Mammals of Canada. University of Toronto Press. ISBN 0-8020-2137-9
  • ^ Caprinae Specialist Group (2000). Ovis dalli. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. IUCN 2006. Retrieved on 12 May 2006.
Ícone de esboço Este artigo sobre artiodáctilos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Carneiro-de-dall