Carnitas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carnitas
Carnitas

Carnitas é o nome que recebem vários pratos da culinária do México, à base de carne de porco. São designadas por carnitas as diferentes partes do porco, incluindo carne e miudezas que são fritas em banha do mesmo animal.[1] Podem ser usadas como recheio de tacos, taquitos e burritos, ou consumidas acompanhadas com guacamole e tortilhas.[2]

Este prato é oriundo do estado mexicano de Michoacán. Para a sua preparação, utilizam-se enormes panelas de cobre[3] , fabricadas neste mesmo estado, numa povoação chamada Santa Clara del Cobre. Em muitas lojas de tacos modernas, é preparado com panelas normais de aço inoxidável.

Preparação[editar | editar código-fonte]

A forma tradicional de preparar as carnitas consiste em temperar a carne e as miudezas de porco com sal e salitre-do-chile (nitrato de potássio), para além de outras especiarias. De acordo com a pessoa que confecciona o prato, assim pode variar o tempero. Por exemplo, pode-se temperar com ervas e especiarias como pimenta negra, alho, caldo de galinha, etc., para além de se salgar moderadamente. Depois, frita-se a carne em banha de porco. Quando carne se encontrar frita, adicionam-se diversos líquidos como coca cola, sumo de laranja, cerveja e água. Estes últimos ingredientes conferem um tom dourado característico ao prato.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.