Carnivàle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carnivàle
A Feira da Magia (PT)
Carnivale (BR)
Informação geral
Formato Seriado
Gênero Drama
Fantasia
Duração 45–60 minutos
Criador(es) Daniel Knauf
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Howard Klein
Daniel Knauf
Ronald D. Moore
Elenco Michael J. Anderson
Adrienne Barbeau
Patrick Bauchau
Clancy Brown
Debra Christofferson
Tom DeKay
Clea DuVall
Cynthia Ettinger
John Fleck
Carla Gallo
Toby Huss
Amy Madigan
Diane Sallinger
Nick Stahl
Karyne Steben
Sarah Steben
Brian Turk
Ralph Waite
Tema de abertura Wendy Melvoin
Lisa Coleman
Exibição
Emissora de
televisão original
HBO
Transmissão original 7 de setembro de 200327 de março de 2005
N.º de temporadas 2
N.º de episódios 24

Carnivàle é uma série de televisão norte-americana que se passa durante a Grande Depressão e o Dust Bowl. Ao traçar as vidas de dois grupos diferentes de pessoas, sua história abrangente mostra a batalha entre o bem e o mal e a disputa entre o livre-arbítrio e destino; o enredo mistura a teologia cristã com conhecimentos gnósticos e maçônicos, particularmente os Cavaleiros Templários. A série foi filmada em Santa Clarita e em outras localidades do sul da Califórnia.

Carnivàle foi produzida pela HBO e durou duas temporadas que foram exibidas entre 7 de setembro de 2003 e 27 de março de 2005. O programa foi criada por Daniel Knauf, que trabalhou como produtor executivo junto com Howard Klein e Ronald D. Moore. A música foi composta por Jeff Beal. Nick Stahl e Clancy Brown estrelavam a série como Ben Hawkings e Irmão Justin Crowe, respectivamente.

A crítica elogiou Carnivàle, porém questionou a abordagem e a execução da história. Seu primeiro episódio estabeleceu um novo recorde de audiência para um programa original da HBO,[1] porém a série não conseguiu manter sua audiência durante a segunda temporada. Carnivàle foi cancelada após 24 episódios, cortando quatro de suas seis temporadas previstas. O programa venceu 5 Primetime Emmy Awards, recebendo outras 10 indicações.[2]

Enredo[editar | editar código-fonte]

As duas temporadas de Carnivàle se passam durante a Grande Depressão entre 1934 e 1935, e consistem em duas linhas de histórias que lentamente convergem. A primeira envolve um jovem com estranhos poderes de cura chamado Ben Hawkings, que se junta a um parque de diversões móvel quando ele passa por sua cidade, Milfay, Oklahoma. Pouco depois, Ben começa a ter sonhos surrealistas e visões, que o fazem ir procurar um homem chamado Henry Scudder, um homem que já havia cruzado o caminho do parque muitos anos antes, e que aparentemente possui habilidades incomuns como Ben.

A segunda linha de história envolve um pregador metodista chamado Irmão Justin Crowe, que vive com sua irmã Iris na Califórnia. Ele compartilha os sonhos proféticos de Ben e lentamente descobre a extensão de seus poderes, que inclui contralar homens e fazer com que seus pecados e temores se manifestem em terríveis visões. Convencido de estar fazendo o trabalho de Deus, o Irmão Justin dedica sua vida à suas obrigações religiosas, não percebendo que seu grande nêmesis, Ben Hawkings, está muito próximo.

Personagens (elenco)[editar | editar código-fonte]

Canais de TV que transmitem a série[editar | editar código-fonte]

Emissora Dia da semana Horário Temporadas
HBO Não é mais exibido
Cinemax Quinta-feira 22:00 1ª temporada
SBT Não é mais exibido
SIC Radical Não é mais exibido
HBO Signature Segunda a Sexta-feira 10:00 e 18:00 1ª e 2ª temporadas[3]

Referências

  1. Oei, Lily (26 de setembro de 2003). Solid 'Carnivale' start after HBO's hot 'Sex'. Variety. Página visitada em 21 de abril de 2012.
  2. Carnivale. Primetime Emmy® Award Database. Página visitada em 21 de abril de 2012.
  3. http://www.hbomax.tv/hbo-signature/ . Página visitada em 24 de fevereiro de 2014