Carolina Maria de Áustria-Toscana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carolina de Áustria-Toscana
Princesa da Toscana
Arquiduquesa da Áustria
Princesa de Saxe-Coburgo-Gota
Cônjuge Augusto Leopoldo de Saxe-Coburgo e Bragança
Descendência
Augusto
Clementina
Maria Carolina
Rainier
Felipe
Teresa Cristina
Leopoldina
Ernesto
Nome completo
Carolina Maria Imaculada Josefa Fernanda Teresa Leopoldina Antonieta Francisca Isabel Luísa Januária Cristina Benedita Laurência Justiniana de Habsburgo-Lorena
Casa Habsburgo-Lorena
Pai Carlos Salvador de Áustria-Toscana
Mãe Maria Imaculada de Bourbon-Duas Sicílias
Nascimento 5 de Setembro de 1869
Altmünster, Império Austro-Húngaro
Morte 12 de maio de 1945 (75 anos)
Budapeste, Hungria
Enterro Cemitério Farkasréti, Budapeste

Carolina Maria Imaculada Josefa Fernanda Teresa Leopoldina Antonieta Francisca Isabel Luísa Januária Cristina Benedita Laurência Justiniana de Habsburgo-Lorena (em italiano: Carolina Maria Immaculata Giuseppa Ferdinanda Teresa Leopoldina Antonietta Francesca Isabella Luiggia Gennara Cristina Benedetta Laurenzia Giustinianna d'Asburgo-Lorena; em alemão: Karoline Maria Immakulata Josepha Ferdinanda Therese Leopoldine Antoinette Franziska Isabella Luise Januaria Christine Benedikta Laurencia Justiniana von Habsburg-Lothringen) (Altmünster, 5 de setembro de 1869 - Budapeste, 12 de maio de 1945), foi princesa da Toscana, Hungria e Bohemia e arquiduquesa da Áustria por nascimento e princesa de Saxe-Coburgo-Gota pelo casamento.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Família[editar | editar código-fonte]

Quarta filha do arquiduque Carlos Salvador de Áustria-Toscana e de Maria Imaculada de Bourbon-Duas Sicílias, Carolina nasceu no antigo Império Austro-Húngaro durante o exílio da família real da Toscana (deposta em 1860). Por via paterna a arquiduquesa era neta de Leopoldo II, Grão-duque da Toscana e de sua segunda esposa Maria Antônia de Bourbon-Duas Sicílias, enquanto seus avós maternos foram o rei Fernando II das Duas Sicílias e Maria Teresa de Áustria-Teschen.

Casamento e filhos[editar | editar código-fonte]

Carolina casou-se em Viena, em 30 de maio de 1894, com Augusto Leopoldo de Saxe-Coburgo e Bragança, Príncipe do Brasil e de Saxe-Coburgo-Gotaa, filho de Luís Augusto de Saxe-Coburgo-Gota (irmão de Fernando I da Bulgária e representante da segunda geração do ramo católico Koháry da Casa de Saxe-Coburgo-Gota) e de Leopoldina Teresa de Bragança (filha do imperador Pedro II do Brasil). O casal teve oito filhos:

  • Felipe Maria (1901-1985), excluído da lista de sucessão da Casa de Saxe-Coburgo-Koháry em 1944 por ter contraído casamento morganático.
  • Ernesto Francisco (1907-1978), excluído da lista de sucessão da Casa de Saxe-Coburgo-Koháry por ter contraído casamento morganático.

Morte[editar | editar código-fonte]

Túmulo da princesa, em Budapeste.

Assim como os demais membros da família Habsburgo que permaneceram residindo em territórios do extinto Império Austro-Húngaro, a princesa havia renunciado aos títulos de arquiduquesa da Áustria e princesa da Hungria para viver em Budapeste. Foi nessa cidade que Carolina faleceu, aos setenta e cinco anos de idade, em 12 de maio de 1945.

Nota[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.