Carolina Matilde de Schleswig-Holstein (1894-1972)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carolina Matilde
Condessa de Solms-Baruth
Princesa de Schleswig-Holstein
Governo
Consorte João de Solms-Baruth
Vida
Nascimento 11 de Maio de 1894
Schleswig-Holstein, Alemanha
Morte 28 de Janeiro de 1972 (77 anos)
Salzburgo, Áustria
Filhos Vitória Luísa de Solms-Baruth
Frederico de Solms-Baruth
Humberto de Solms-Baruth
Pai Frederico Fernando de Schleswig-Holstein
Mãe Carolina Matilde de Schleswig-Holstein

Carolina Matilde de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg (Vitória Irene Adelaide Augusta Alberta Feodora Carolina Matilde), (11 de maio de 1894 - 29 de Janeiro de 1972) foi um mebro da Casa de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg e da Casa de Solms-Baruth através do seu casamento com o conde João de Solms-Baruth.

Família[editar | editar código-fonte]

A princesa Carolina Matilde era a filha mais nova do duque Fernando Frederico de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg e da princesa Carolina Matilde de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Augustenburg. A sua irmã mais velha, Vitória Adelaide era mãe da princesa Sibila de Saxe-Coburgo-Gota, mãe do actual rei Carlos XVI Gustavo da Suécia. Uma das suas tias maternas era a princesa Augusta Vitória de Schleswig-Holstein, esposa do kaiser Guilherme II da Alemanha.[1]

Os seus avós paternos eram o duque Frederico de Schleswig-Holstein e a princesa Adelaide de Schaumburg-Lippe. Os seus avós maternos eram o duque Frederico VIII de Schleswig-Holstein e a princesa Adelaide de Hohenlohe-Langenburg.[1]

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Quando era jovem, chegaram a haver rumores de que Carolina se casaria com o futuro rei Eduardo VIII do Reino Unido que a considerava a única princesa moderadamente atraente da Europa. Contudo, quando a Primeira Guerra Mundial rebentou os dois ainda eram muito jovens e o conflito fez com que a realeza alemã fosse muito mal vista no Reino Unido, pelo que os planos nunca se chegaram a concretizar.[2]

Carolina Matilde casou-se com o conde João de Solms-Baruth no dia 27 de maio de 1920 em Glücksburg. Tiveram três filhos:

  • Vitória Luísa Frederica Carolina Matilde de Solms-Baruth (13 de março de 1921 – 1 de março de 2003); casada com o príncipe Frederico Josias de Saxe-Coburgo-Gota; com descendência.
  • Frederico João de Solms-Baruth (3 de março de 1923 – 13 de novembro de 2006); casado com a princesa Oda de Stolberg-Wernigerode; com descendência.
  • Humberto de Solms-Baruth (7 de dezembro de 1934 – 22 de outubro de 1991); casado primeiro com Elisabeth-Charlotte von Kerssenbrock; com descendência; casou-se depois com Gerta Stael; com descendência.

Referências

  1. a b C. Arnold McNaughton, The Book of Kings: A Royal Genealogy, in 3 volumes (London, U.K.: Garnstone Press, 1973), volume 1, page 59.
  2. http://theesotericcuriosa.blogspot.com/2010/09/chasing-crowns-of-rejected-royal_4923.html

Ligações externas[editar | editar código-fonte]