Carolina de Nápoles e da Sicília

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carolina
Duquesa de Berry
Princesa de Nápoles e da Sicília
Berry, Marie-Caroline duchesse de - 1.jpg
Carolina
Governo
Consorte Carlos Fernando de Berry
Ettore Carlo Lucchesi-Palli
Vida
Nascimento 5 de Novembro de 1798
Reggia di Caserta, Caserta, Itália
Morte 17 de Abril de 1870 (71 anos)
Estíria, Áustria
Filhos Luísa Isabel de França
Luís de França
Luísa de França
Henrique V de França
Anna Maria Rosalia Lucchesi-Palli
Clementina Lucchesi-Palli
Francesca di Paola Lucchesi-Palli
Maria Isabella Lucchesi-Palli
Adinolfo Lucchesi-Palli
Pai Francisco I das Duas Sicílias
Mãe Maria Clementina da Áustria

A princesa Carolina de Nápoles e da Sicília (Maria Carolina Fernanda Luísa), (5 de Novembro de 1798 - 17 de Abril de 1870) foi uma filha do rei Francisco I das Duas Sicílias e esposa do duque Carlos Fernando de Berry, um pretendente ao trono francês.

Família[editar | editar código-fonte]

Carolina era a única filha sobrevivente do primeiro casamento do rei Francisco I das Duas Sicílias com a arquiduquesa Maria Clementina da Áustria. Os seus avós paternos eram o rei Fernando I das Duas Sicílias e a arquiduquesa Maria Carolina da Áustria. Os seus avós maternos eram o sacro-imperador Leopoldo II da Áustria e a infanta Maria Luísa de Espanha.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Carolina foi baptizada com os nomes dos seus avós paternos, a arquiduquesa Maria Carolina da Áustria e o rei Fernando de Nápoles.

Passou a sua juventude em Palermo e em Nápoles. A sua mãe morreu em 1801, tendo dado à luz um filho no ano anterior num parto complicado. Morreu aos vinte e quatro anos. O seu pai voltou a casar, desta vez com a infanta Maria Isabel de Espanha, outra prima direita. O casal teve doze filhos.

Carolina casou-se com o sobrinho do rei Luís XVIII de França, o duque Carlos Fernando d'Artois, a 24 de Abril de 1816 em Nápoles, após negociações com os reinos de Nápoles e da Sicília levadas a cabo pelo embaixador francês Pierre Louis Jean Casimir de Blacas, o que fez com que se tornasse duquesa de Berry em França.

Apesar de este ter sido um casamento arranjado, foi feliz e Carolina passou a viver no Palácio do Eliseu em Paris, que lhe tinha sido oferecido como prenda de casamento.

Tornou-se uma figura importante durante a Restauração dos Bourbon, após o assassinato do seu marido em 1820. O seu filho, Henrique, conde de Chambord, foi chamado de "a criança milagre", visto que nasceu depois da morte do pai e continuou a linha de descendência directa dos Bourbon descendentes do rei Luís XIV de França.

Em 1824, o rei Luís XVIII morreu e foi sucedido pelo sogro de Carolina, o rei Carlos X.

Em 1830, Carolina foi forçada a fugir de França quando Carlos X foi deposto durante a Revolução de Julho. Viveu em Bath e em Regent Terrace, Edimburgo, durante algum tempo.[2]

Em 1831, regressou com a sua família para Nápoles pela Holanda, Prússia e Áustria. Contudo, mais tarde, com a ajuda do visconde Emmanuel Louis Marie de Guignard, tentou restaurar a dinastia Bournon legitimista ao trono sem sucesso durante o reinado do monarca de Orleães, o rei Luís Filipe.

Depois da sua rebelião falhada em Vendée em 1832, foi presa em Novembro do mesmo ano. Foi libertada em Junho de 1833 depois de dar à luz uma filha e de confessar o seu casamento secreto com um nobre italiano, Ettore Carlo Lucchesi-Palli, oitavo duque da Grazia. Em 1844, comprou o palazzo Ca' Vendramin Calergi no Canal de Veneza ao último membro da família Vendramin. Durante o Risorgimento, viu-se obrigada a vendê-lo ao seu neto, o príncipe Henrique, conde de Bardi e muitas das obras de arte que lá se encontravam foram leiloadas em Paris.

Regressou à Sicilia, rejeitada pelos membros da Casa de Bourbon, e morreu perto de Graz, no Império Austro-Húngaro, em 1870.

O romancista francês Alexandre Dumas escreveu duas histórias sobre ela e os seus esquemas.

Referências

  1. The Peerage
  2. Mackenzie-Stuart, A.J. A French King at Holyrood" John Donald Publishers Ltd., Edinburgh, (1995), ISBN 0 85976 413 3
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Carolina de Nápoles e da Sicília