Carro Presidencial dos Estados Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cadillac One
GPA02-09 US SecretService press release 2009 Limousine Page 3 Image.jpg
Visão Geral
Nomes
alternativos
Carro Presidencial dos Estados Unidos
Produção 2009
Fabricante Cadillac (grupo General Motors)
Modelo
Carroceria Limousine
Modelos relacionados Cadillac DTS
Cadillac Escalade
Cronologia
Último
Último
Cadillac DTS 2005
Próximo
Próximo


O Carro Presidencial dos Estados Unidos (em inglês: Presidential State Car) ou simplesmente Cadillac One é o veículo oficial do Presidente dos Estados Unidos utilizado em cerimônias formais. Ao longo da história da presidência americana, o Cadillac Um já foi modificado várias vezes para acomodar melhor o presidente. Ao modelo do carro, geralmente um Cadillac, são adicionados vários equipamentos de segurança e alta tecnologia. Atualmente, o automóvel do presidente norte-americano é um Cadillac limousine modificado, apelidado de Cadillac One em referência ao avião presidencial, Air Force One. O código secreto para o veículo é "The Beast"."[1]

Modelo Atual[editar | editar código-fonte]

O atual veículo presidencial norte-americano foi fabricado pela General Motors e entrou em serviço no dia 20 de janeiro de 2009. A aparência do veículo é associada ao Cadillac DTS, entretanto o chassi foi insipirado pelo Chevrolet Kodiak. O jornal britânico The Guardian divulgou que o valor total do veículo seria de 300 mil dólares. O carro apresenta características atribuídas ao Cadillac Escalade.

O veículo foi totalmente equipado com acessórios de segurança elaborados pelo Serviço Secreto, que incluem: Pneus run-flat, Blindagem, Vidro grosso e sistema de iluminação fluorescente. O carro pode acomodar até 7 pessoas, sem contar com o motorista. Uma placa de vidro separa o motorista dos passageiros. Durante as viagens em território americano, o carro porta duas bandeiras do Presidente dos Estados Unidos no capô e, quando de visitas de estado, a limousine passa a portar a bandeira americana ao lado da bandeira do país visitado. O carro presidecial é transportado pelo Boeing C-17 Globemaster III da Força Aérea.

O consumo de combustível deste veículo é de cerca de 30 litros/100 km, ou seja, nas unidades utilizadas nos EUA, 8 milhas por galão[2] [3] [4] [5] .

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Sheryl Gay Stolberg. "Bush in Europe was a man on the run", International Herald Tribune, June 11, 2007. Página visitada em 2008-01-29.
  2. Details Of Barrack Obama’s Presidential Car (November 23, 2009). Visitado em 23 Março 2011.
  3. Obama’s presidential Car specification-The Luxurious Tank (3 Março 2009). Visitado em 27 Março 2011.
  4. Obama's Car on Obama Inspires Me web site. Visitado em 27 Março 2011.
  5. Cadilac One – Obama Limo on Otozonecarreview. Visitado em 27 Março 2011.

Ver também[editar | editar código-fonte]