Carrossel Animado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carrossel Animado
Carrossel Animado com Patati Patatá.
Informação geral
Formato Didático
Duração 120 minutos
180 minutos (onde não há jornalismo local)
Criador(es) Silvia Abravanel
Daniela Beyruti
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Juliana Soares
Arlindo Barreto
Apresentador(es) Patati Patatá
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil SBT
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 1 de maio de 2006 - 8 de junho de 2012
N.º de temporadas 3
Cronologia
Programas relacionados Bom Dia & Cia

Carrossel Animado foi um programa de televisão exibido no SBT, substituiu parte do Bom Dia & Cia.

Estreou no dia 1 de maio de 2006, com as mesmas características do programa anterior, também apresentado por Priscilla Alcântara e Yudi Tamashiro.

Em 12 de maio de 2008, passou a ser apresentado por Rebeka Angel. A partir de 3 de maio de 2010, passou a ser apresentado por Patati Patatá. O programa substituiu o extinto A Hora Warner.

Em 27 de abril de 2012 o programa é exibido pela última vez pois os palhaços Patati Patatá chegaram a ser demitidos pela emissora que em comunicado oficial manteve a dupla porém sendo remanejada para o Bom Dia e Cia em rodízio.[1] Na fase final exibiu desenhos sem presença de apresentador e cedeu espaço para o telejornal SBT Manhã que ganhou mais 1h em 9 de junho.

Seu último programa foi exibido no dia 8 de junho de 2012.

História[editar | editar código-fonte]

2006–2009: (1ª fase)[editar | editar código-fonte]

Carrossel Animado estreou no dia 1 de maio de 2006, apresentado por Priscilla Alcântara e Yudi Tamashiro, e usando o mesmo cenário do Bom Dia & Cia. Ele tinha um logotipo colorido, e exibia desenhos para um público menor do que pertencia ao público do Bom Dia, conquistando audiência e prestigio do público, muitas vezes, inclusive, conseguindo superar seus programas rivais de outras emissoras como o Hoje em Dia da Rede Record e o TV Xuxa da Rede Globo. Ele geralmente marcava 7 pontos de média e 8 de pico. [2] Mais tarde, o SBT contratou Rebeka Angel, uma menina que apresentava um programa local em São Paulo, e que já havia gravado um disco. Ela ficou cotada para apresentar o programa, para que Yudi e Priscila pudessem ficar somente no Bom Dia & Cia, enquanto ela, sozinha, comandava o Carrossel. [3] O programa também conseguia facilmente durante sua fase áurea, empatar com o Mais Você da Rede Globo, se tornando um destaque em questão de audiência, e incomodando as emissoras rivais. [4]

2010–2011: (2ª fase)[editar | editar código-fonte]

A partir do dia 2 de maio de 2011, o programa começou a ser apresentado pela dupla de palhaços Patati Patatá, com um cenário repaginado, desta vez, diferente do Bom Dia & Cia, para ser mais similar aos dois palhaços. [5] Com a presença dos palhaços, o programa começou a se chamar Carrossel Animado com Patatí e Patatá, e conseguiu uma audiência superior a alcançada no mês anterior, quando os palhaços ainda não comandavam a atenção. A audiência havia aumentado em 39% com a estreia deles, e a era o programa favorito das crianças com 4 a 11 anos, com mais de 160% da audiência que a Rede Globo na faixa etária. [6]

2012: (Fase final)[editar | editar código-fonte]

No dia 25 de fevereiro de 2013 estreou o novo cenário do Carrossel Animado, com a Vila Patati Patatá. [7] No entanto, mesmo com as novidades, o programa não foi bem na audiência, conseguindo somente 2 pontos, e ficando em terceiro lugar no horário matinal. [8] Devido a seus baixos índices de audiência, Silvio Santos decidiu que eles teriam que dividir os lucros do programa, se não, perderiam o contrato com a emissora paulista. [9] Como não houve um acordo, no dia da gravação do Troféu Imprensa, o próprio Silvio Santos chegou a demitir os dois palhaços e decretou que o programa não seria mais exibido. [10] A partir do dia 30 de abril de 2012, o horário do programa foi ocupado por desenhos animados. [11] Em 1 de maio a emissora emitiu um comunicado a imprensa garantindo a presença dos dois palhaços na emissora mas na apresentação dos programas Bom Dia e Cia e Sábado Animado em rodízio com Matheus Ueta,Ana Vitória Zimmermann,Maísa Silva,Jean Paulo Campos,Bozo e Vovó Mafalda(esses dois últimos anunciados pela diretora do núcleo infantil Silvia Abravanel em seu perfil no Twitter).

Em 8 de junho de 2012 é exibido pela última vez, sendo substituído no dia 11 de junho, pelo SBT Manhã o que acabou desagradando o público infantil no horário.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Patati e Patatá - Os apresentadores do programa. Dois palhaços amigos e cantores que sempre apresentam o programa com seus desenhos, brincadeiras e suas trapalhadas com o Tony e Manutenção. Patati usa chapéu azul, roupas brancas e tem um cabelo colorido, enquanto que Patatá usa chapéu verde, veste um macacão verde e vermelho e tem o cabelo loiro.
  • Manutenção - Um palhaço desastrado e desajeitado que trabalha na "manutenção" do programa e vive andando com o Tony. Tudo que ele faz se transforma em desastre. Frequentemente aparece durante o programa e sempre que ouve que o programa está Ao Vivo ele sai correndo falando "Tô Morto".
  • Tony Tonelada - Um palhaço baixinho melhor amigo de Manutenção. Demonstra ser muito mais esperto que ele, muitas vezes se saindo bem. É frequentemente alvo de piadinhas devido ao seu tamanho. Alguma vezes se fantasia de um cachorro chamado Toby.
  • Assis - Um artista ventríloco meio atrapalhado e é amigo dos palhaços.
  • Prof. Jeangibré - É o professor de Patati, Patatá, Tony e Manutenção. Fala com um sotaque francês e vive se irritando com as piadinhas de seus alunos durante suas aulas, num formato similar a Escolinha do Professor Raimundo. Só aparece nos episódios de sexta-feira.
  • Profa. Rafaela 70 - A professora de libras de Patati, Patatá, Tony e Manutenção. Está sempre acompanhada de seu assistente Dinho e ensina aos telespectadores aulas de libras. Só aparece nos programas de quarta-feira.
  • Dinho - O assistente mudo da Profa. Rafaela que sempre a auxilia em suas aulas de libras.
  • Prof. Sassá - O professor de artes do Patati e Patatá que ocasionalmente os ensinando a fazer coisas.
  • Banda - Uma banda de bonecos músicos que vivem contando piadas e falando das datas de cada dia que passa. Eles são o Maestro Arquibaldo (nos teclados), Diacordo (no saxofone), Zeguelé (na guitarra) e Ziguilin (nos tambores).
  • Marivalda - Uma boneca de voz desafinada e óculos enormes leitora das cartinhas dos telespectadores do programa.
  • Azedo Azedume - Um vilão que quer acabar com a Vila Patati Patatá.

Apresentadores[editar | editar código-fonte]

Ano Apresentador
2010 - 2012 Patati Patatá
2009 - 2010 Maísa Silva
2008 - 2009 Rebeka Angel
2006 - 2008 Priscilla Alcântara
2006 - 2008 Yudi Tamashiro

Referências

  1. Silvio Santos demite Patati e Patatá no Troféu Imprensa (em português) Correio do Estado (28 de abril de 2013). Visitado em 28 de abril de 2013.
  2. Globo, SBT e Record embolam na liderança matutina (em português) Folha Online (28 de dezembro de 2007). Visitado em 29 de abril de 2012.
  3. Ferreira, Leonardo (11 de junho de 2008). Maisa ganha um concorrente no SBT (em português) Extra. Visitado em 29 de abril de 2012.
  4. Arcanjo Prado, Miguel (30 de setembro de 2008). Programas infantis do SBT incomodam Globo no Ibope (em português) Folha Online. Visitado em 29 de abril de 2012.
  5. Barbosa, Pamela (2 de junho de 2011). Patati e Patatá estreia nesta segunda no SBT (em português) O Fuxico. Visitado em 28 de abril de 2013.
  6. Oliveira, Fábia (10 de agosto de 2011). Patati e Patatá sobem a audiência do "Carrossel Animado", no SBT (em português) UOL. Visitado em 28 de abril de 2013.
  7. Armando Vannucci, José (21 de dezembro de 2013). Patati e Patatá ganham vila em nova fase do “Carrossel Animado” (em português) Jovem Pan. Visitado em 28 de abril de 2013.
  8. Carrossel Animado registra péssima audiência; Bom Dia e Cia fica na cola na Record (em português) Boa Informação (18 de abril de 2013). Visitado em 28 de abril de 2013.
  9. Patati Patatá podem perder programa caso não fechem acordo com Silvio Santos, diz jornal (em português) R7 (25 de abril de 2013). Visitado em 28 de abril de 2013.
  10. SBT tira do ar o programa dos palhaços Patati Patata (em português) CORREIO DO ESTADO (28 de abril de 2012). Visitado em 29 de abril de 2013.
  11. SBT corta programa Patati Patata (em português) Bonde News (27 de abril de 2013). Visitado em 28 de abril de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]