Carruagem (caminho de ferro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carruagem cama

As carruagens (português europeu) ou carros ou vagão (português brasileiro) são os veículos destinados ao transporte de pessoas nos comboios/trens. Em Portugal o termo vagão só é usado com o transporte de cargas; ex: vagão de mercadorias.

A origem do nome carruagem é uma transposição das carruagens puxadas por cavalos, que eram também utilizadas para o transporte de passageiros (esta utilização da palavra carruagem pode também ser vista no italiano que utiliza a palavra carrozza, por exemplo).

As carruagens sofreram várias alterações ao longo dos tempos, desde o primeiro comboio onde eram abertas, até à actualidade, mas foi sob a égide de George Pullman e da Compagnie Internationale des Wagons-Lits (respectivamente nos Estados Unidos e na Europa) que foram atingidos os mais elevados níveis de luxo nos acabamentos internos.

Actualmente só existem na Europa duas classes, 1ª e 2ª (em Portugal chamadas, nalguns comboios, Conforto e Turística), após a extinção da 3ª classe nos anos que se seguiram a Segunda Guerra Mundial.

Tipos de carruagem[editar | editar código-fonte]

Principais fabricantes de carruagens[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Vagão - para o transporte de carga

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre transporte ferroviário é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Carruagem (caminho de ferro)