Mapa natal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Carta astrológica)

Segundo a Astrologia, pseudociência que trabalha com a influência dos astros na vida humana, o mapa natal ou mapa astral mostra a posição correta dos astros e dos signos do zodíaco em relação à Terra no momento de nascimento de uma determinada pessoa. De acordo com a astrologia cabalística, a posição dos astros no momento em que nascemos influencia nossa maneira de ser. As configurações de um Mapa Natal se repetem apenas a cada 26.000 anos, (Período de precessão do eixo da Terra) gerando um mapa único para cada indivíduo. Para interpretação correta do posicionamento dos planetas e seus aspectos, é necessário consultar um astrólogo.

Batismo Estelar[editar | editar código-fonte]

De acordo com Max Haindel, astrólogo e místico do século XX, no momento do nascimento, quando o ar, carregado com as sutis influências astrais prevalecentes de um determinado dia, hora e local entra nos pulmões, passa para o sangue e circula pelo sensitivo corpo da criança, imprime em cada átomo a sua vibração. É o que se chama "batismo estelar". Esta primeira impressão prevalecerá durante toda a vida, à semelhança de uma cicatriz que persiste na carne, embora os átomos sejam substituídos repetidas vezes. Assim, as radiações estelares do instante do nascimento exercem poderosa influência durante a vida física inteira, como forças impelentes. É por meio desta informação que podemos saber as decisões, fragilidades, potencialidades que a pessoa carrega nesta vida. Por essa característica marcante, o horóscopo de cada dia aponta as ressonâncias entre a vibração astral de uma pessoa e a vibração astral de um determinado momento.[1]

Análise Científica[editar | editar código-fonte]

Apesar de possuir laços antigos com a ciência astronomia, a astrologia hoje é considerada uma pseudociência, uma vez que não há a aplicação do método científico na concepção de seus conceitos e práticas. As inexistentes evidências estatísticas que mostram uma causalidade entre horóscopos e afins com eventos na vida de uma pessoa ou do mundo em sua volta configuram o mapa astral como uma ferramenta da crença no misticismo. Assim, as influências percebidas por praticantes se ligam muito mais intimamente a visão do indivíduo sobre aquele evento do que o evento em si. A isso se dá o nome de Validação Subjetiva.[2]

Outro fator é a falsa sensação de reconhecimento ao receber uma avaliação de personalidade dita exclusiva, mas que seu conteúdo é genérico e se encaixa no contexto de diversas pessoas. Esse viés de pensamento é conhecido como Efeito Forer.

A astrologia utiliza-se de interpretações errôneas de termos e teorias científicas, o que pode propagar a ignorância e afastar o público leigo das ciências no geral. Ultrapassar esse limiar facilita a crença em notícias falsas e tendenciosas, possibilitando a manipulação de grandes massas ou charlatanismo na utilização do misticismo para benefício próprio.

Um termo muito presente na formação de um mapa astral é o zodíaco. Para ambas as áreas, o Zodíaco é a faixa no céu aparente no qual o sol caminha durante o ano. Todavia, essa faixa, na astrologia, possui 12 constelações, sendo os 12 signos, enquanto que na astronomia essa faixa possui 13 constelações oficiais. As datas no qual o sol se posiciona em determinada constelação também possuem diferenças significativas a depender da área.

A vibração, por exemplo, é outro conceito derivado da física ondulatória em que a explicação difere em muito entre as duas áreas.[3] Vibrações físicas são oscilações mecânicas ou eletromagnéticas e não há comprovação de que eventos ou sentimentos humanos possuem vibrações próprias únicas nem que as vibrações do dia a dia (como o som) interferem na personalidade de um indivíduo.

Apesar da radiação ser uma onda eletromagnética que vibra, as influências desta na vida humana se apresentam de maneira muito mais física e direta, nos dando a capacidade de enxergar, esquentar uma comida em um micro-ondas, realizar um exame de Raio-X ou nos manter aquecidos por meio da radiação solar. Qualquer outra estrela para além do sol se encontra distante demais da terra para que a radiação emitida por ela seja perceptível. Por exemplo, a estrela mais próxima da Terra, Próxima Centauri, tem fluxo luminoso[4] de

 

em que:

  • = Fluxo luminoso de Proxima Centauri na Terra.
  • = Luminosidade solar
  • = distância da Terra (4,365 anos-luz)

Que é ordens de grandeza menores do que uma simples lâmpada de 60W a alguns metros, e portanto esse meio de interação com os astros seria inviável.

Possíveis influências gravitacionais sofrem do mesmo problema. Calculando a aceleração gravitacional de Proxima Centauri em alguém na Terra temos:

Em que

  • = aceleração gravitacional de Proxima Centauri na Terra
  • = constante da gravitação
  • = massa de Proxima Centauri ()
  • = distância da Terra (4,365 anos-luz)

Isso é 100 trilhões de vezes menor que a gravitação da Terra (9,81 m/s^2). Sendo esse valor referente a estrela mais próxima, e como essas interações físicas caem com o quadrado da distância, a influência de corpos celestes mais distantes são desprezíveis. Portanto, qualquer evento no interior da Terra já seria mais relevante gravitacionalmente.

Como esses dois fenômenos físicos são os principais meios de interações entre os corpos celestes, as importantes influências dos astros sobre os humanos descritas pela astrologia não podem ser explicadas cientificamente.

Separação do Mapa Astral[editar | editar código-fonte]

Signos[editar | editar código-fonte]

O céu, segundo a astrologia, é dividido em uma faixa principal, chamada zodíaco, por onde o sol faz seu movimento aparente, composto por 12 signos. O Mapa Astral utiliza dos signos e outras divisões, sendo elas 2 energias (Masculina e Feminina), 4 elementos (Fogo, Terra, Ar e Água) e 3 qualidades (Cardinal, Fixo e Mutável).

Signo Símbolo Elemento Qualidade
Áries Fogo Cardinal
Touro Terra Fixo
Gêmeos Ar Mutável
Câncer Água Cardinal
Leão Fogo Fixo
Virgem Terra Mutável
Libra Ar Cardinal
Escorpião Água Fixo
Sagitário Fogo Mutável
Capricórnio Terra Cardinal
Aquário Ar Fixo
Peixes Água Mutável
  • Masculino (signos de Fogo e Ar): Os signos masculinos são Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário e Aquário. Um nativo com predomínio desses signos tenderá para a extroversão, confiança e assertividade, e terá a capacidade de resolver problemas com coragem e iniciativa.
  • Feminino (signos de Terra e Água): os signos femininos são Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio e Peixes. Um nativo com esses sinais predominantes tenderá para a introversão, timidez e passividade, e terá a capacidade de nutrir, conservar e resolver problemas por meios intuitivos.
  • Fogo: os signos de fogo são Áries, Leão e Sagitário. Um nativo com principalmente signos de fogo será enérgico, entusiasta e otimista, com a necessidade de estar no centro da ação fazendo as coisas acontecerem. Eles podem ser egoístas, obstinados e às vezes arrogantes, mas também podem ser generosos, afetuosos e espontaneamente bondosos. Os sujeitos do fogo são independentes e preferem ter controle sobre suas próprias vidas, mas às vezes também podem ser autocráticos. Um sujeito sem sinais de fogo será medroso ou excessivamente cauteloso, pessimista e tímido e terá falta de entusiasmo, confiança e fé no futuro. Os planetas na 1ª, 5ª e 9ª casas e uma ênfase nos signos cardinais no mapa ajudarão a compensar essa falta.
  • Terra: Os signos de terra são Touro, Virgem e Capricórnio. Um nativo com principalmente signos de terra será prático e cauteloso, sensível e capaz e será mais feliz com coisas concretas do que com ideias abstratas. Eles se movem lentamente e realizam seu trabalho de maneira completa e sem pressa. Os súditos terrestres são astutos e cuidadosos e precisam de segurança emocional e material, e suportarão muita coisa para obtê-la. Eles são generosos com aqueles que amam, mas tomam o cuidado de não perder tempo ou dinheiro, embora possa haver uma tendência para a mesquinhez. Sujeitos terrestres tendem a ser tímidos em situações sociais e a ser lentos em se comprometer em relacionamentos amorosos, mas são sérios quando o fazem. Um sujeito sem signos de terra carecerá de bom senso e praticidade e terá dificuldade para terminar qualquer coisa que comece. Eles podem ser dispersos, irrealistas e desajeitados, sem esperança com dinheiro e não confiável. Os planetas na 2ª, 6ª e 10ª casas e uma ênfase nos signos fixos no mapa ajudarão a compensar essa falta.
  • Ar : Os signos de ar são Gêmeos, Libra e Aquário. Um nativo principalmente com signos de ar será um excelente comunicador, preocupado com ideias e teorias de todos os tipos. Eles estão procurando respostas para as perguntas da vida e são bons professores e escritores. Pessoas do ar são mais tensas do que parecem à primeira vista e podem viver com os nervos à flor da pele. Eles têm muitos amigos e conhecidos, mas podem não estar particularmente interessados na vida familiar. Eles estão interessados nas tecnologias mais recentes e são capazes de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Sujeitos aéreos também são muito criativos e perspicazes, mas podem ser sarcásticos e rudes. Um sujeito sem signos de ar terá pouca imaginação e leveza de toque. Eles dão ênfase exagerada aos aspectos práticos, podem não ter senso de humor e ser uma companhia entediante. Eles podem achar difícil se comunicar ou assimilar e explicar novas ideias. Os planetas na 3ª, 7ª e 11ª casas e uma ênfase nos signos mutáveis no mapa ajudarão a compensar essa falta.
  • Água : os signos de água são Câncer, Escorpião e Peixes. Um nativo com principalmente signos de água será muito emocional e terá dificuldade em olhar para qualquer coisa com frieza. Eles tendem a responder lentamente às perguntas e precisam de tempo para compreender um novo conceito. Os sujeitos da água podem achar difícil explicar seus sentimentos e, portanto, pode ser difícil conviver com eles, mas também são gentis e simpáticos com aqueles que amam. Eles precisam dar e receber muito carinho e vão direcioná-lo para a família, amigos próximos e animais. Um sujeito sem água pode não ter intuição e ser incapaz de ver as necessidades dos outros. Eles podem estar muito cheios de ideias ou gostar muito do mundo material para considerar suas próprias necessidades espirituais ou as de outras pessoas. Os planetas na 4ª, 8ª e 12ª casas do mapa ajudarão a compensar essa falta.
  • Cardinal: Os signos cardeais são Áries, Câncer, Libra e Capricórnio. Um nativo com principalmente signos cardinais não vai querer ser controlado por ninguém e precisará assumir o controle de seu próprio mundo. Sua atenção pode estar voltada para eles próprios ou para os outros, mas para onde quer que suas energias sejam dirigidas, é difícil desviá-los do curso escolhido. Sinais cardeais em um gráfico adicionarão coragem, iniciativa e automotivação. Os sujeitos cardeais são difíceis de influenciar porque geralmente acreditam que sabem o que é melhor. Um sujeito sem sinais cardeais pode sentir que nunca está no controle de suas próprias vidas, mas é manipulado por pessoas e circunstâncias além de seu controle. Eles podem não ter coragem e iniciativa e podem preferir que outros tomem decisões por eles. Planetas na 1ª, 4ª, 7ª e 10ª casas,
  • Fixo : os signos fixos são Touro, Leão, Escorpião e Aquário. Um nativo com sinais principalmente fixos tem força e resistência para ver as coisas e manter o status quo. Eles precisam de lares estáveis, carreiras e parcerias e preferem o conhecido à incerteza. Sujeitos fixos são leais e confiáveis, mas podem ser muito obstinados. Um sujeito sem signos fixos não consegue se prender a nada ou ver nada através e tende a se livrar dos problemas. Eles podem ficar entediados ou ocupados demais perseguindo arco-íris para fazer algo substancial acontecer. Os planetas na 2ª, 5ª, 8ª e 11ª casas, ou uma ênfase na Terra no mapa ajudará a compensar essa falta.
  • Mutável: Os signos mutáveis são Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes. Um nativo com sinais principalmente mutáveis é adaptável, cooperativo e amigável. Eles podem se encaixar em quase todas as situações, aguentar qualquer coisa e transformar qualquer situação a seu favor. Pessoas mutáveis podem conduzir projetos por períodos de transição e levá-los a uma conclusão bem-sucedida. Embora gentis e amáveis, os sujeitos mutáveis parecem ter mais do que seu quinhão de problemas e podem ser egoístas e implacáveis quando se sentem ameaçados. Esses indivíduos podem devotar suas vidas a ajudar os outros, mas muitas vezes, paradoxalmente, podem ser surpreendentemente egoístas ao mesmo tempo. Indivíduos sem sinais mutáveis podem ser incapazes de se adaptar a qualquer tipo de mudança e ficar particularmente infelizes quando confrontados com a incerteza. Eles precisam de muita atenção antes de se comprometerem com qualquer coisa, e falta flexibilidade e adaptabilidade. Eles também podem manter visões rígidas e imutáveis. Os planetas na 3ª, 6ª, 9ª e 12ª casas ajudarão a compensar essa falta, e os signos de água no mapa vão compensar a falta de intuição.

Planetas[editar | editar código-fonte]

Dentro da astrologia, planetas são os objetos do sistema solar que influenciam significativamente na personalidade de um indivíduo, sendo um termo que abrange o Sol e a Lua, os 8 planetas, Plutão e outros corpos.

São divididos em dois conjuntos maiores, sendo Planetas Regentes aqueles mais próximos da Terra, e Planetas Transpessoais aqueles mais distantes. Os planetas regentes também são divididos em três grupos:

Regentes[editar | editar código-fonte]

Luminares, Ascendente e Meio do Céu[editar | editar código-fonte]
Planetas pessoais[editar | editar código-fonte]
Planetas sociais[editar | editar código-fonte]

Transpessoais[editar | editar código-fonte]

Casas[editar | editar código-fonte]

  • Casa 1 (Ascendente) - Identidade
  • Casa 2 - Valores
  • Casa 3 - Expressão
  • Casa 4 (Fundo do Céu) - Raízes
  • Casa 5 - Prazeres
  • Casa 6 - Serviço
  • Casa 7 (Descendente) - Parcerias
  • Casa 8 - Ciclos
  • Casa 9 - Filosofia
  • Casa 10 (Meio do Céu) - Carreira
  • Casa 11 - Esperança
  • Casa 12 - Karma

Graus[editar | editar código-fonte]

O mapa astral possui 360º graus ao total (30º graus para cada signo de 00º á 29º). São divididos em 3 decanatos, o primeiro decanato (00º a 09º), segundo decanato (10º a 19º) e terceiro decanato (20º a 29º).

Signo Graus Graus Inteiros Decanato Planeta
Áries 00º 000º Primeiro Marte
01º 001º
02º 002º
03º 003º
04º 004º
05º 005º
06º 006º
07º 007º
08º 008º
09º 009º
10º 010º Segundo Sol
11º 011º
12º 012º
13º 013º
14º 014º
15º 015º
16º 016º
17º 017º
18º 018º
19º 019º
20º 020º Terceiro Júpiter
21º 021º
22º 022º
23º 023º
24º 024º
25º 025º
26º 026º
27º 027º
28º 028º
29º 029º
Touro 00º 030º Primeiro Vênus
01º 031º
02º 032º
03º 033º
04º 034º
05º 035º
06º 036º
07º 037º
08º 038º
09º 039º
10º 040º Segundo Mercúrio
11º 041º
12º 042º
13º 043º
14º 044º
15º 045º
16º 046º
17º 047º
18º 048º
19º 049º
20º 050º Terceiro Saturno
21º 051º
22º 052º
23º 053º
24º 054º
25º 055º
26º 056º
27º 057º
28º 058º
29º 059º
Gêmeos 00º 060º Primeiro Mercúrio
01º 061º
02º 062º
03º 063º
04º 064º
05º 065º
06º 066º
07º 067º
08º 068º
09º 069º
10º 070º Segundo Vênus
11º 071º
12º 072º
13º 073º
14º 074º
15º 075º
16º 076º
17º 077º
18º 078º
19º 079º
20º 080º Terceiro Saturno

Urano

21º 081º
22º 092º
23º 083º
24º 084º
25º 085º
26º 086º
27º 087º
28º 088º
29º 089º
Câncer 00º 090º Primeiro Lua
01º 091º
02º 092º
03º 093º
04º 094º
05º 095º
06º 096º
07º 097º
08º 098º
09º 099º
10º 100º Segundo Marte

Plutão

11º 101º
12º 102º
13º 103º
14º 104º
15º 105º
16º 106º
17º 107º
18º 108º
19º 109º
20º 110º Terceiro Júpiter

Netuno

21º 111º
22º 112º
23º 113º
24º 114º
25º 115º
26º 116º
27º 117º
28º 118º
29º 119º
Leão 00º 120º Primeiro Sol
01º 121º
02º 122º
03º 123º
04º 124º
05º 125º
06º 126º
07º 127º
08º 128º
09º 129º
10º 130º Segundo Júpiter
11º 131º
12º 132º
13º 133º
14º 134º
15º 135º
16º 136º
17º 137º
18º 138º
19º 139º
20º 140º Terceiro Marte
21º 141º
22º 142º
23º 143º
24º 144º
25º 145º
26º 146º
27º 147º
28º 148º
29º 149º
Virgem 00º 150º Primeiro Mercúrio
01º 151º
02º 152º
03º 153º
04º 154º
05º 155º
06º 156º
07º 157º
08º 158º
09º 159º
10º 160º Segundo Saturno
11º 161º
12º 162º
13º 163º
14º 164º
15º 165º
16º 166º
17º 167º
18º 168º
19º 169º
20º 170º Terceiro Vênus
21º 171º
22º 172º
23º 173º
24º 174º
25º 175º
26º 176º
27º 177º
28º 178º
29º 179º
Libra 00º 180º Primeiro Vênus
01º 181º
02º 182º
03º 183º
04º 184º
05º 185º
06º 186º
07º 187º
08º 188º
09º 189º
10º 190º Segundo Saturno

Urano

11º 191º
12º 192º
13º 193º
14º 194º
15º 195º
16º 196º
17º 197º
18º 198º
19º 199º
20º 200º Terceiro Mercúrio
21º 201º
22º 202º
23º 203º
24º 204º
25º 205º
26º 206º
27º 207º
28º 208º
29º 209º
Escorpião 00º 210º Primeiro Marte

Plutão

01º 211º
02º 212º
03º 213º
04º 214º
05º 215º
06º 216º
07º 217º
08º 218º
09º 219º
10º 220º Segundo Júpiter

Netuno

11º 221º
12º 222º
13º 223º
14º 224º
15º 225º
16º 226º
17º 227º
18º 228º
19º 229º
20º 230º Terceiro Lua
21º 231º
22º 232º
23º 233º
24º 234º
25º 235º
26º 236º
27º 237º
28º 238º
29º 239º
Sagitário 00º 240º Primeiro Júpiter
01º 241º
02º 242º
03º 243º
04º 244º
05º 245º
06º 246º
07º 247º
08º 248º
09º 249º
10º 250º Segundo Marte
11º 251º
12º 252º
13º 253º
14º 254º
15º 255º
16º 256º
17º 257º
18º 258º
19º 259º
20º 260º Terceiro Sol
21º 261º
22º 262º
23º 263º
24º 264º
25º 265º
26º 266º
27º 267º
28º 268º
29º 269º
Capricórnio 00º 270º Primeiro Saturno
01º 271º
02º 272º
03º 273º
04º 274º
05º 275º
06º 276º
07º 277º
08º 278º
09º 279º
10º 280º Segundo Vênus
11º 281º
12º 282º
13º 283º
14º 284º
15º 285º
16º 286º
17º 287º
18º 288º
19º 289º
20º 290º Terceiro Mercúrio
21º 291º
22º 292º
23º 293º
24º 294º
25º 295º
26º 296º
27º 297º
28º 298º
29º 299º
Aquário 00º 300º Primeiro Saturno

Urano

01º 301º
02º 302º
03º 303º
04º 304º
05º 305º
06º 306º
07º 307º
08º 308º
09º 309º
10º 310º Segundo Mercúrio
11º 311º
12º 312º
13º 313º
14º 314º
15º 315º
16º 316º
17º 317º
18º 318º
19º 319º
20º 320º Terceiro Vênus
21º 321º
22º 322º
23º 323º
24º 324º
25º 325º
26º 326º
27º 327º
28º 328º
29º 329º
Peixes 00º 330º Primeiro Jupiter

Netuno

01º 331º
02º 332º
03º 333º
04º 334º
05º 335º
06º 336º
07º 337º
08º 338º
09º 339º
10º 340º Segundo Lua
11º 341º
12º 342º
13º 343º
14º 344º
15º 345º
16º 346º
17º 347º
18º 348º
19º 349º
20º 350º Terceiro Marte

Plutão

21º 351º
22º 352º
23º 353º
24º 354º
25º 355º
26º 356º
27º 357º
28º 358º
29º 359º

Aspectos[editar | editar código-fonte]

  • Trígono (120 graus) e sextil (60 graus) – mostram um intercâmbio entre os planetas, harmonizando o mapa.
  • Quadratura (90 graus) e oposição (180 graus) – mostram um contato intenso entre dois planetas que gera dificuldades, mas também a necessidade de ação e decisão.
  • Conjunções (de 0 a 10 graus ou 12 graus, se o astro envolvido for o Sol ou a Lua) – revelam união, uma espécie de “casamento” entre dois planetas. As conjunções podem ser suaves ou intensas, dependendo dos planetas envolvidos.[5]

Cúspides[editar | editar código-fonte]

Qualquer planeta nos graus 25º, 26º, 27º, 28º, 29º, 00º, 01º, 02º, 03º, 04º e 05º, são considerados em cúspide, um planeta no final de uma casa é considerado também uma cúspide.[6]

Signos Interceptados[editar | editar código-fonte]

Quando um signo está interceptado, o signo oposto também estará interceptado. As áreas da vida que contém os signos interceptados apresentam dificuldades e a pessoa não consegue lidar com essas áreas de forma satisfatória. Um signo interceptado tem efeito de instabilidade e conflito, e pode exigir maior esforço para enfrentar os problemas nessas áreas ou depender de ajuda dos outros para superá-los. No entanto, essa ajuda será mais ativa e benéfica quando vier de pessoas que tenham este signo com boa ênfase em seus próprios mapas, pois os pontos fortes dessas outras pessoas são capazes de neutralizar as deficiências de quem tenha signos interceptados no mapa natal.[7]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Heindel, Max. The Message of the Stars. Oceanside, USA: The Rosicrucian Fellowship 
  2. Marks, David (2000). The Psychology of the Psychic. Nova Iorque: Prometheus Book. ISBN 1573927988 
  3. Nussenzveig, Moyses. Curso de Física Básica 2 (PDF). [S.l.]: Blucher. ISBN 978-85-212-0747-4 
  4. «Intensidade e Fluxo» 
  5. Personare, Equipe; equipe-personare. «O que são aspectos astrológicos?». Personare. Consultado em 16 de setembro de 2021 
  6. «Você é signo de Cúspide? | LINHA ASTRAL». linha-astral.com.br. Consultado em 16 de setembro de 2021 
  7. Mg, Lucia De Belo Horizonte / (9 de março de 2011). «Astrologia na era de aquário: Signos interceptados». Astrologia na era de aquário. Consultado em 16 de setembro de 2021 
Erro de citação: Elemento <ref> definido em <references> não tem um atributo de nome.