Cartaya

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Espanha Cartaya
Cartaya
 
—  Município  —
Bandeira de Cartaya
Bandeira
Brasão de armas de Cartaya
Brasão de armas
Cartaya está localizado em: Espanha
Cartaya
Localização de Cartaya na Espanha
37° 17' N 7° 09' O
Comunidade autónoma Andaluzia
Província Huelva
Fundação siglo XV
 - Alcaide Juan Antonio Millán Jaldón
Área
 - Total 226 km²
Altitude 26 m (85 pés)
População (2010)
 - Total 18,415
    • Densidade 0,08/km2 
Gentílico: Cartayero/a
Fuso horário CET (UTC+1)
 - Horário de verão CEST (UTC+2)
Código postal 21450
Sítio Câmara municipal de Cartaya

Cartaya é uma cidade e município da província de Huelva, comunidade autónoma da Andaluzia. Em 2010 tinha 17.905 habitantes. Sua área é 226,4 km² e tem uma densidade de 81,34 hab/km².[1]

Cartaya foi fundada como uma cidade pelo Marquês de Gibraleón, D. Pedro de Zuñiga, os estuário do rio Piedras, embora o seu nome vem da palavra fenícia "Carteia", que significa cidade, então, presumivelmente, a sua liquidação, ainda que não contínuos, é mais velho. Diferentes vestígios encontrados no seu território tem sido datado da época do Império Romano, porque era um importante centro de comunicações entre Oriente e Ocidente. Também está documentada a existência de aldeias de alcarias vizinhas da Alta Idade Média, o que demonstra que desde os tempos antigos viviam nessa área.

A economia do município baseia-se principalmente ao sector primário, embora nos últimos anos do século XX, o sector serviços foi incentivado a tirar partido de oportunidades de lazer, situados em zonas costeiras e seu entorno natural. A renda per capita é alta, considerando os municípios vizinhos. Os núcleos de El Rompido e Nuevo Portil, juntamente com os inúmeros desenvolvimentos surgiram nas últimas décadas permitiu um maior crescimento populacional significativo.

De seu mandato incluir a sua 4 km da praia (El Rompido, Praia de San Miguel, Praia de Nuevo Portil, ea parte ocidental do Portil, uma segregação imagem planejamento atípicas de Punta Umbria) e os antigo Convento da Santíssima Trindade, Igreja Paroquial, a Igreja de Santa Maria da Consolação e do Castelo de Zúñiga.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Variação demográfica do município entre 1991 e 2004
1991 1996 2001 2004
10357 11435 13511 14767

Espanha | Andaluzia | Huelva

Ícone de esboço Este artigo sobre Municípios da Espanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cartaya