Cartoon Network (Portugal)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cartoon Network Portugal)
Cartoon Network
Cartoon Network Portugal

Cartoon Network Angola e Moçambique

Cartoon Network (Portugal)
Logo desde 1 de outubro de 2013 em Angola e Moçambique e 3 de dezembro de 2013 em Portugal
Tipo infantojuvenil
País Portugal Portugal
 Angola
 Moçambique
Fundação AngolaMoçambique 1 de outubro de 2013 (10 anos)
Portugal 3 de dezembro de 2013 (10 anos)
Extinção 3 de Dezembro de 2013 (canal europeu)
Pertence a Warner Bros. Discovery International
Proprietário Warner Bros. Discovery (AT&T)
Sede Lisboa
Formato de vídeo 576i (16:9 - SDTV)
1080i (16:9 - HDTV) (sinal Cartoon Network HD só por tv a cabo)
Canais irmãos Cartoonito
CNN Portugal
CNN International
Cobertura Portugal Portugal
 Angola
 Moçambique
Nome(s) anterior(es) Cartoon Network Europa (1993-2013)
Página oficial http://www.cartoonnetwork.pt
Disponibilidade por satélite
Canal 45
Canal 41
Angola Moçambique DStv
Canal 582
Disponibilidade por cabo
Canal 45
Canal 41 (HD)
Canal 541
Canal 49
Canal 53 (HD)
Canal 553
Angola Moçambique DStv
Canal 582

Cartoon Network, abreviado como CN é um canal de televisão por cabo, satélite e IPTV que pertence à empresa americana Warner Bros. Entertainment. O canal é disponibilizado em Portugal, Angola e Moçambique.

Esta estação de televisão é dedicada ao público infantojuvenil com uma programação de animação dos 5 aos 19 anos, desde a comédia até à ação, existindo também algumas séries que também são vistas por adultos.

Foi lançado usando a era CHECK It 1.0, até ao dia 31 de maio de 2014, dia em que o Cartoon Network começou a usar a identidade gráfica (era) CHECK It 3.0 (sendo o primeiro feed da europa a adotar esta ''era'' e também o segundo mais tardio a mudar [O Cartoon Network Arábia foi o sinal que em todo mundo foi o que levou mais tempo a mudar]). No mesmo dia o canal lançou o seu website na mesma versão.

História[editar | editar código-fonte]

O feed pan-europeu foi exibido em Portugal, durante muito tempo (de 17 de setembro de 1993 a 3 de dezembro de 2013), o chamado Cartoon Network Europa, que engloba os países que não têm a sua própria versão do canal como a República da Macedónia do Norte, Bósnia e Herzegovina, Polónia, Turquia, Bulgária, Rússia, República Checa, Eslováquia, Roménia, Hungria, Lituânia, Letónia, Estónia, Balcãs, Bielorrússia, Ucrânia, Moldávia, Escandinávia e África, entre outros.

O canal europeu era emitido entre as 5h e as 20h da noite, com o restante tempo dedicado à exibição do TCM. No entanto, até ao início da segunda metade da década de 2000, o canal infantil tinha emissão prolongada aos domingos que ajudava na popularização de desenhos animados, como "Tom and Jerry", "Scooby-Doo" e algumas séries originais do canal, como "Ed, Edd N Eddy" ou as "Powerpuff Girls", sendo na época, alguns dos desenhos animados mais vistos pelo público-alvo.

A 3 de dezembro de 2013 foi oficialmente lançado em Portugal a versão portuguesa (português europeu) do canal em todas as operadoras nacionais, substituindo a versão pan-europeia (em inglês).[1]. No entanto, a mudança de programação e a remoção de quase todos os programas de televisão do canal europeu gerou controvérsias em alguns telespetadores. No mesmo dia o canal passou a transmitir em formato 16:9 e 24h por dia. De salientar que esta versão portuguesa começou a ser exibida em Angola e Moçambique a 1 de Outubro de 2013.[2]

No dia 30 de maio de 2014 e até 30 de março de 2017, o Cartoon Network usou o grafismo de fundo branco. No dia 31 de março de 2017 mudou o seu grafismo, passando a utilizar uma versão baseada na era Dimensional do Cartoon Network original.

Em 26 de abril de 2018, foi lançado na NOWO e na Vodafone, o canal Boomerang, que é um canal que nasceu a partir de um bloco da programação da Cartoon Network. Vale a pena também lembrar que o canal já tinha sido lançado em Angola e Moçambique em 21 de abril de 2015 e que o canal europeu (canal em inglês) saiu na época em que foi lançado o Cartoon Network em português. A 23 de Março de 2023, o Cartoon Network foi lançado o canal destinado ao público infantil Cartoonito, que substituiu o Boomerang que deixou ao canal, após 8 anos em Angola e Moçambique e 5 anos em Portugal.

Em 25 de janeiro de 2022, surgiu o canal em alta definição (HD) na MEO e na NOS.[3]

Logotipo[editar | editar código-fonte]

Eras[editar | editar código-fonte]

  • CHECK it (1.0) (2013 - 30 de maio de 2014)
  • CHECK it (3.0) (30 de maio de 2014 - 31 de março de 2017)
  • CHECK it (4.0)/Dimensional (31 de março de 2017 - presente)

Aplicação MEO[editar | editar código-fonte]

Em junho de 2013 (antes do lançamento da versão portuguesa do canal), a MEO (propriedade da Portugal Telecom) lançou uma aplicação no MEO Kids, disponibilizando conteúdos do canal em português. Entre os conteúdos disponíveis, estão as séries O Laboratório do Dexter, As Powerpuff Girls, Ben 10 e Ben 10: Alien Force, dobradas em português e três jogos (dois de Ben 10 e um de As Aventuras Assustadoras de Billy e Mandy).

Censuras e controvérsias[editar | editar código-fonte]

Entre maio e outubro de 2014, o canal censurou 103 curtas de Tom e Jerry. A censura foi motivada por o canal ter optado por não ter optado por não adquirir a versão dobrada em português da PSB ( que dobrou para VHS a fase da era de ouro de animação americana), notável por conter caricaturas e ações de cariz xenófobo e racista, além de violência com uso de armas, objetos domésticos e de tortura. Com isso, e para evitar a controvérsia e os problemas com orgãos de comunicação social, o Cartoon Network. passou apenas os episódios mudos (ainda que tenha censurado alguns desses) e apenas legendou os grafismos. Uma outra censura ocorreu à fase de Gene Deitch (1960 - 1962) que teve todos os episódios censurados. Anos depois, em 29 de outubro de 2021, o Cartoon Network retransmitiu como um especial de Halloween, o primeiro filme live-action do Scooby-Doo, que já tinha uma dobragem portuguesa produzida pela Matinha, mas pelas mesmas razões, foi transmitido na versão original legendada.

Em 2015 e 2016, o canal repetiu o anime "Doraemon", e o filme "Doraemon e a Revolução dos Robôs", com várias cenas, tanto do anime como do filme, tendo sido cortadas ou censuradas.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]