Cartoon Network Portugal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
CN
Cartoon Network Portugal
Cartoon Network 2010 logo.svg
Logótipo utilizado desde Dezembro de 2010 em Portugal.
Tipo Infanto-juvenil
País  Portugal
Fundação 1997 (17 anos) (Pan-Europe) 2013 (1 ano) (Portugal)
Pertence a Turner International
Proprietário Time Warner
Sede Londres,  Inglaterra
Slogan CHECK it
Formato de vídeo 576i (16:9 - SDTV)
Canais irmãos Boomerang
TCM
CNN International
Cobertura  Portugal
 Angola
 Moçambique
Página oficial http://www.cartoonnetwork.pt
Disponibilidade por satélite
ZON
47
MEO
47
Disponibilidade por cabo
ZON
47
MEO
47

Cartoon Network, abreviado como CN, é um canal de televisão por cabo, satélite e IPTV que pertence à empresa americana Turner Broadcasting System – uma unidade da Time Warner.

Esta estação de televisão é dedicada exclusivamente ao público infanto-juvenil com uma programação de animação, desde a comédia até à ação, onde por vezes, se juntam conteúdos live-action.

História[editar | editar código-fonte]

O feed exibido em Portugal foi durante muito tempo (de 1997 a 3 de Dezembro de 2013) o Pan-Europeu, que engloba os países que não tem sua própria versão do canal como a República da Macedônia, Bósnia e Herzegovina, Polônia, Turquia, Bulgária, Rússia, República Tcheca, Eslováquia, Romênia, Hungria, Lituânia, Letónia, Estónia, Balcãs, Belarus, Ucrânia, Moldova, Escandinávia, o Médio Oriente e a África.

A 3 de Dezembro de 2013 foi oficialmente lançado em Portugal a versão portuguesa (português europeu) do canal em todos os operadores nacionais, substituindo a versão pan-europeia (em inglês).[1] No mesmo dia o canal passou a transmitir em formato 16:9 e 24h por dia. De salientar que esta versão portuguesa começou a ser exibida em Angola e Moçambique a 1 de Outubro de 2013.[2]

Nos tempos do Cartoon Network pan-europeu, a sua emissão diária era de 15 horas (das 05h00 às 20h00), com o encerramento do canal de 10 horas (das 20h00 às 05h00). A partir dessa hora, emissão passava a ser o do TCM. Alguns operadores preferiam exibir o feed exactamente como o recebiam (os 2 canais partilham a mesma posição), outros preferiam dividi-lo em 2 posições diferentes (com uma descrição da hora de início de cada emissão). Entretanto, com o lançamento do canal em português, o TCM deixou de ser emitido em Portugal, juntamente com o Boomerang.

Eras[editar | editar código-fonte]

Programação[editar | editar código-fonte]

Atual[editar | editar código-fonte]

Próximo[editar | editar código-fonte]

MEO Kids[editar | editar código-fonte]

Em junho de 2013 (antes do lançamento da versão portuguesa do canal), o MEO (propriedade da Portugal Telecom) lançou uma aplicação no MEO Kids, disponibilizando conteúdos do canal em português. Entre os conteúdos disponíveis, estão as séries O Laboratório do Dexter, As Powerpuff Girls, Ben 10 e Ben 10: Alien Force, dobradas em português e três jogos (dois de Ben 10 e um de As Aventuras Assustadoras de Billy e Mandy).[3]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]