Carvalho-roble

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre árvores pertencentes à espécie Quercus robur. Para outras árvores do mesmo género, veja Quercus. Para outros significados, veja Carvalho (desambiguação).
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCarvalho-roble
Um carvalho-vermelho
Um carvalho-vermelho
Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Clado: eudicotiledóneas
Clado: rosídeas
Ordem: Fagales
Família: Fagaceae
Género: Quercus
Espécie: Q. robur
Nome binomial
Quercus robur
L.
Distribuição geográfica

Quercus robur

O carvalho-alvarinho, carvalho-roble ou carvalho-vermelho (Quercus robur) é uma árvore de grande porte, de folha caduca, pertencente à família Fagaceae (ordem Fagales). Esta espécie foi no passado a árvore dominante nas florestas portuguesas do Minho, Douro Litoral e Beiras.

Características fisionómicas[editar | editar código-fonte]

O carvalho-alvarinho é uma árvore de grande porte, que atinge 30 a 40 metros de altura e que tem um tempo de vida entre 500 e 1000 anos. Esta espécie possui copa redonda e extensa em árvores adultas, e contorno oval piramidal em indivíduos jovens. O tronco do carvalho-vermelho é forte, direito e alto, a partir do qual partem ramos vigorosos ao acaso. O tronco possui também uma casca (ritidoma) lisa e acinzentada, quando nova, ou grossa, castanha e escamosa em árvores adultas.

Folhas e bolotas do carvalho-vermelho

As suas folhas são caducas, membranáceas e pequenas, com 5 a 18 cm de comprimento, sendo geralmente mais largas na parte superior. Com 3 a 7 pares de lóbulos redondos, possuem um pecíolo (pé da folha) com 2 – 12 mm de comprimento. Elas permanecem com um verde forte ao longo do Outono antes de se tornarem castanhas persistindo na árvore até ao Inverno.

As flores do carvalho-alvarinho florescem em Maio a partir dos 80 anos de idade. O carvalho-vermelho possui bolotas de maturação anual com 1,5 a 4 cm de comprimento. As bolotas a princípio têm um tom claro ficando castanhas à medida que amadurecem, e na sua fase verde são pardas e com riscas longitudinais escuras.

Características ecológicas[editar | editar código-fonte]

O carvalho-alvarinho é uma espécie bem adaptada aos climas temperados húmidos, que apresenta grande resistência ao frio. Esta espécie prefere os terrenos siliciosos, argilosos frescos e úmidos, ricos em nutrientes.

Distribuição geográfica[editar | editar código-fonte]

O carvalho-alvarinho é nativo da Eurásia e encontra-se por toda a Europa entre os 40º e 60º de latitude norte, com menos frequência no norte de África, noroeste da Rússia, e extremo norte da Europa, onde as condições meteorológicas não são muito favoráveis.

Utilização[editar | editar código-fonte]

A madeira do carvalho-alvarinho é rija, pesada e resistente à humidade, sendo utilizada de muitas formas desde suporte de vinha de enforcado em Portugal na zona do Minho passando pelo mobiliário, barris, construção naval, ferramentas, artesanato, construção de casas e até combustível (carvão vegetal). Além destas utilizações, as bolotas servem de alimento para animais.

Esta espécie é também muito utilizada como árvore de sombra em muitos parques e jardins.

Na Península Ibérica o carvalho representa a força e a resistência e a sua folha é o símbolo da associação Quercus.

Propagação[editar | editar código-fonte]

Propaga-se por semente, sendo as bolotas plantadas cedo até atingirem a maturidade e deixadas no Inverno.


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies