Carvalhos (Vila Nova de Gaia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estalagem dos Carvalhos (Souto do Moeiro - 1795)

Carvalhos é uma vila portuguesa inserida na União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo.

A povoação de Carvalhos foi elevada à categoria de vila em 1988.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Terra de remotas origens, a povoação dos Carvalhos, desenvolveu-se através dos tempos na vertente oriental dos montes Murado e de São Bartolomeu, outrora ocupados pelos primeiros habitantes da Península Ibérica. Carvalhos é atravessado por importantes vias de comunicação terrestres desde a Antiguidade, como estradas mouricas, romanas e reais. Actualmente a EN1 e as autoestradas (A1/IC2,A20/IP1), proporcionam aos Carvalhos um importante nó rodoviário que facilita as mais diversas ligações com toda a região circundante.

Para além de comércio muito diversificado, Carvalhos dispõe ainda de inúmeros estabelecimentos de ensino como dois jardins de infância, uma escola primária com dois pólos, uma escola preparatória, uma escola secundária e o internacionalmente reconhecido Colégio Internato dos Carvalhos. São inúmeros os serviços concentrados nos Carvalhos e que servem toda a população do freguesia de Pedroso e Seixezelo. Notários, Bancos, Farmácias, posto da GNR e o Centro de Saúde dos Carvalhos.

É nos Carvalhos que está sediada a Associação de Socorros Mútuos, Fúnebre, Familiar de Ambos os Sexos de Pedroso, instituída em 1899. Povoação integrante e centro fulcral e dinamizador da União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo, Carvalhos foi elevado à categoria de Vila a 1 de Fevereiro de 1988.

Carvalhos terá tido originariamente o nome de "Venda dos Carvalhos", muito anterior à "Venda Nova" ou às "Vendas de Grijó". Supõe-se local com frondosas árvores (carvalhos), pois José Domingues da Rocha Beleza, na “Monografia de Pedroso” (editada, em separatas, pelo Jornal dos Carvalhos em 1991/92), refere ter havido uma “grande deveza de carvalheiros seculares” num terreno junto à rua do Padrão, admitindo que o nome da localidade viesse de "alguns carvalheiros que se destacassem do vulgar, não só pela altura como pela grossura do tronco".

Importa também salientar a presença das vias romanas nas imediações, a antiga estrada mourisca, depois estrada real. Por ela circulavam os carros militares, os dos viajantes e mais tarde, as diligências, sabendo-se que nos Carvalhos, se fazia um ponto de paragem, por aí haver estalagens, também chamadas "vendas" ou caravançarai No antigo Lar Juvenil existiu outrora estalagem, gerida e zelada por famílias ainda com descendência nos Carvalhos. Foi essa propriedade adquirida pela Igreja e transformada no Seminário Diocesano da Nossa Senhora do Rosário dos Carvalhos (1884-1911). Uma instituição de ensino religioso da Igreja Católica Romana fundado pelo Cardeal D. Américo Ferreira dos Santos Silva no ano 1884 . Extinta em 1911 na sequência da implantação da República Portuguesa ao abrigo da lei de separação do Estado e da Igreja e reabriu, alguns anos mais tarde, como casa de correcção de menores denominada "Colónia Agrícola Ferreira Lapa". Tomou depois o nome de “Escola de Artes e Ofícios”, estando, nos dias de hoje, a funcionar como “Lar Juvenil dos Carvalhos”, sob a gestão da ainda não reconhecida "Fundação" Claret. O edifício foi propriedade da Assembleia Distrital do Porto (ADP) até à sua dissolução em 1986. De então em diante passou a a tutela para o Instituto da Segurança Social do Porto e em 2014 requerida a transferência da posse para a Câmara Municipal de Gaia que a veio a assumir em 2016. De momento não é do conhecimento público o contrato de gestão do imóvel, entre a Câmara Municipal de Gaia e a "Fundação Claret".

Foi também na Estalagem dos Carvalhos - Quinta de Moeiro, onde pernoitou a Corte de D. Luís I e D. Maria Pia numa das suas vindas ao Porto e cujo episódio está integralmente descrito na obra "Serões da Província" de Júlio Dinis.

Ensino[editar | editar código-fonte]

Ensino Pré-Primário

Associação Pró-Infância de Pedroso - Jumbo
Jardim Infantil " O Espigueiro"
Escola EB1 dos Carvalhos e Jardim de Infância dos Carvalhos

Ensino Básico 1º Ciclo
Agrupamento da Escola E.B.+ 1 dos Carvalhos e J. I. Carvalhos

Ensino Básico 2º/3º Ciclo e Secundário
Escola E.B. 2/3 Padre António Luís Moreira
Escola E.S./3 dos Carvalhos
Colégio Internato dos Carvalhos
Santuário do Coração de Maria

Associações[editar | editar código-fonte]

Associações Culturais
Associação Cívica e Cultural dos Carvalhos, (fundada em 28 de Julho de 1988)
Grupo Excursionista - Triunfantes dos Carvalhos (fundado a 7 de Julho de 1936)

A.E.E. - Associação de Estudos Europeus. Sediada no Seminário do Coração de Maria, Vila dos Carvalhos, União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo, Vila Nova de Gaia. Estatutos de constituição de 18 de Outubro de 1982.

Associação de Dança de Salão da Beira Litoral. Sediada na Avenida Dr. Moreira de Sousa, nº 2331, 1º andar, Vila dos Carvalhos, União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo, Vila Nova de Gaia. Contém os estatutos de constituição de 6 de Junho de 2001.

Associação Carvalhos VIVO, fundada em 2 de Março de 2017

Associações Desportivas
Club Hóquei dos Carvalhos (fundado em 1940)
Sociedade Columbófila Carvalhense (fundada em 15 de Maio de 1931)
Grupo Desportivo Colégio Internato dos Carvalhos (fundado em 2003)

União dos Clubes de Gaia - U.C.G. Sediada na Avenida Dr. Moreira de Sousa, Loja 115, Vila dos Carvalhos, União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo, Vila Nova de Gaia. Estatutos de constituição de 20 de Novembro de 1992 e as alterações estatutárias de 17 de Novembro de 1997, de 27 de Outubro de 2000 e de 25 de maio de 2001.

Associação de Atletas Veteranos de Futebol de Gaia. Sediada na Avenida Dr. Moreira de Sousa, loja 115, Vila dos Carvalhos, União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo, Vila Nova de Gaia. Estatutos de constituição de 8 de Outubro de 2002 e as alterações estatutárias de 3 de Janeiro de 2003.

Associações de Solidariedade Social
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários dos Carvalhos, fundada a 17 de Abril de 1911
Associação de Socorros Mútuos, Fúnebre, Familiar de Ambos os Sexos de Pedroso, instituída em 18 de Novembro de 1899
"Fundação" Claret - Lar Juvenil dos Carvalhos
Bom Samaritano. Sediada na Rua 25 de Abril, nº 2660, Cave, Vila dos Carvalhos, União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo, Vila Nova de Gaia. Estatutos de constituição de 11 de Junho de 1981 e as alterações estatutárias de 28 de Dezembro de 1990 e de 29 de Maio de 2007.
Conferência São Vicente de Paulo

REVIVO - Associação Para a Prevenção e Apoio a Situações de Risco Social. Sediada na Rua Gonçalves de Castro, nº 100, Vila dos Carvalhos, União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo, Vila Nova de Gaia. Estatutos de constituição de 12 de Outubro de 1998.

Associações Várias

A.A.C.S.C - Associação dos Amigos do Centro de Saúde dos Carvalhos, sediada no Centro de Saúde dos Carvalhos, Avenida Dr. Moreira de Sousa, nº 1033, União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo, Vila Nova de Gaia. Estatutos de constituição de 25 de Janeiro de 2000.

A.P.E.S.C. - Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos da Escola Secundária dos Carvalhos. Sediada na Vila dos Carvalhos, União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo, Vila Nova de Gaia. Estatutos de constituição de 27 de Outubro de 1978.

A.A.A.C.I.C. - Associação dos Antigos Alunos do Colégio Internato dos Carvalhos. Sediada na Rua do Padrão, nº 83, Vila dos Carvalhos, União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo, Vila Nova de Gaia. Estatutos de constituição de 5 de maio de 1986 e as alterações estatutárias de 18 de Setembro de 1986 e de 12 de Novembro de 1986.

C.E.D.A.T. - Centro de Estudos e Difusão da Acupunctura Tradicional. Sediada na Avenida Dr. Moreira de Sousa, nº 2846, Rés-do-chão, Vila dos Carvalhos, União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo, Vila Nova de Gaia. Estatutos de constituição de 5 de Junho de 1987 e as alterações estatutárias de 16 de Outubro de 1987.

A.C.V. - Associação Carvalhos VIVO - constituída a 2 de Março de 2017.

Feira[editar | editar código-fonte]

Feira dos Carvalhos
Esta feira iniciou-se em 1758, sendo uma das mais importante do reino na época, e realiza-se ainda nos nossos dias. É uma feira semanal que se realiza todas as Quartas-feiras.

Festas e romarias[editar | editar código-fonte]

Festa Nossa Senhora da Saúde (15 de Agosto)
São Bartolomeu dos Carvalhos (24 de Agosto)

Festa do Senhor dos Aflitos (Festa móvel, celebra-se na Capela com o mesmo nome, em Pedroso, normalmente, no primeiro ou segundo fim-de-semana de junho)

Gastronomia[editar | editar código-fonte]

A gastronomia da Vila dos Carvalhos conta com um vasto leque de oferta gastronómica, dos quais se destacam, o Cozido à Portuguesa e as Tripas à Moda do Porto, excelentemente confeccionadas no Restaurante Mário Luso, que comemorou em Outubro de 2018 os seus 75 anos, sempre na mesma tradição.

Imprensa[editar | editar código-fonte]

Jornal Local Mensal
Jornal dos Carvalhos - Mensário Regionalista Independente, que teve a sua primeira edição em 3 de Agosto de 1889

Referências

  1. «Lei n.º 14/88, de 1 de fevereiro». diariodarepublica.pt. Consultado em 6 de dezembro de 2023 
Ícone de esboço Este artigo sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.