Casa Atreides

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Abril de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

No Universo de Duna, série de livros de Frank Herbert, é uma Casa Nobre. É liderada por Duque Leto Atreides. Seu duque é um influente membro do conselho das Casas Nobres de Landsraad e nutre grande rivalidade com a casa Harkonnen.

A casa Atreides é sediada no planeta Caladan, um planeta com ecossistema rico, dotado de oceanos e grandes bacias hidrográficas.

Seus principais membros são: Leto Atreides, Jéssica Atreides, Paul Atreides, Duncan Idaho, Tufir Hawat, Gurney Halleck, Leto Atreides II ("O Imperador-Deus"), Ghamina Atreides, Moneo Atreides (Majordomo do Imperador Leto II), Siona Atreides (filha de Moneo).

O nome é uma referência à Casa de Atreu da mitologia grega; os primeiros Atreides se diziam descendentes de Agamemnon, rei mitológico de Micenas.[1]

Referências

  1. Frank Herbert, Dune Genesis, Revista Omni, edição de Julho de 1980
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.