Casa Verde (bairro de São Paulo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Casa Verde
Panoramic Casa Verde Night.jpg
Bairro de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Dia Oficial: 21 de maio
Fundação: 1913
Distrito: Casa Verde
Subprefeitura: Casa Verde
Região Administrativa: Nordeste
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Casa Verde (bairro de São Paulo)

A Casa Verde é um bairro do distrito da Casa Verde, na Zona Norte do município de São Paulo, no estado de São Paulo, no Brasil. Tradicional bairro de sambistas, é famoso por ser o bairro das escolas de samba Império de Casa Verde, Morro da Casa Verde e Unidos do Peruche[1] . Foi fundado em 21 de maio de 1913. É um bairro residencial de classe média. Não possui bibliotecas e áreas de lazer, dentre outros equipamentos públicos.

História[editar | editar código-fonte]

O lote do bairro era de propriedade de Amador Bueno (1641), passando, mais tarde, para seu descendente José Arouche de Toledo Rendon. É nessa época que ficou então conhecido como o "sítio das moças da casa verde". O nome do bairro provém daí, sendo as moças citadas as filhas de Rendon, que eram assim conhecidas pois a casa-sede era pintada da cor verde.

Uma praça do bairro

O lote passou a ser de propriedade de João Maxwell Rudge, filho do inglês John Rudge, em 1842 e, em 1913, passou para seus herdeiros, que tinham a pretensão de criar o bairro do "Vale do Tietê". Porém o nome não foi adotado, na prática. No início do século XX, o bairro da Casa Verde começou a adquirir seu formato atual, com a construção da ponte de madeira, a chegada do bonde, da luz elétrica e a construção da igreja.

Por causa do Aeroporto Campo de Marte no bairro de Santana, até os anos 1980 eram poucos os prédios existentes no bairro. Após uma revisão do comando da Aeronáutica, houve uma liberação de uma parte da faixa proibida e a Casa Verde começou a se verticalizar. Em 2013, o bairro serve de cenário à telenovela Sangue Bom, da Rede Globo[1] .

Panorama do bairro

Referências