Casa Verde (distrito de São Paulo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Distrito paulistano da
Casa Verde
Área 7,1 km²
População (65°) 75.687 hab. (2010)
Densidade 106,60 hab/ha
Renda média R$ 1.411.67
IDH 0,874 - elevado (36°)
Subprefeitura Casa Verde
Região Administrativa Nordeste
Área Geográfica 2 (Norte)
Distritos de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg

Casa Verde é um distrito localizado na zona Norte de São Paulo, preponderantemente de classe média. Ponto de transição entre a região de Santana e da Freguesia do Ó, abriga em seus limites o Jardim São Bento, um dos bairros mais nobres da zona norte.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Conhecido anteriormente sob o nome de Vila Tietê, tornou-se subdistrito, separado de Santana, em 1928. Perdeu parte de seu território em 1964, para a constituição dos subdistritos de Limão e de Vila Nova Cachoeirinha. Em 1986, toda a configuração de distritos e subdistritos da cidade de São Paulo foi alterada por lei municipal.

Casa Verde Baixa, bairro do distrito.

No início do século XX recebeu um grande número de habitantes que eram escravos e seus descendentes, transferidos de áreas mais próximas ao centro da cidade, o que faz com que a população afrodescendente ainda seja predominante no distrito.

O distrito passou a ser conhecido por seu nome atual devido a um sítio na margem do rio Tietê cujo dono, José Arouche de Toledo Rendon, batizou de Casa Verde, pois a casa-sede de janelas pintadas de verde chamava tanta atenção, a ponto de as irmãs que lá moravam, ficarem conhecidas como “as meninas da Casa Verde”. Desde então, o nome não se alterou.

O Fórum Regional de Santana.

Em 1857, Toledo Rendon vendeu suas terras para Francisco Antonio Baruel, pai de um farmacêutico muito conhecido na cidade, que depois repassou uma parte ao tenente-coronel Fidélis Nepomuceno Prates. Finalmente, em 1882, elas acabaram nas mãos de João Maxwell Rudge, filho do inglês John Rudge, cujos herdeiros as lotearam em 1897 para criar um bairro com o nome de Vila Tietê. No entanto, a lembrança das “meninas da Casa Verde” foi mais forte.[2] [3]

No distrito encontra-se parte da Avenida Engenheiro Caetano Álvares, nesta situa-se o Fórum Regional de Santana. Também abrigou em seu território os estúdios da extinta Rede Manchete, nos anos 1990.

Evolução demográfica do distrito da Casa Verde [4]

Panorama[editar | editar código-fonte]

Panorama de alguns bairros do distrito.

Referências

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Casa Verde (distrito de São Paulo)
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.