Casa da Conga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Casa da Conga
Casa da Conga
Fachada da Casa da Conga vista da escadaria do lado norte da Praça de Quintana
Tipo
Estilo dominante Barroco
Fim da construção 1730 (294 anos)
Função atual Sede da Ordem dos Arquitetos da Galiza, lojas, restaurantes e bares
Geografia
País Espanha
Cidade Santiago de Compostela
Coordenadas 42° 52' 48.4" N 8° 32' 37.5" O
Casa da Conga está localizado em: Santiago de Compostela
Casa da Conga
Localização na zona da catedral de Santiago de Compostela

A Casa da Conga é um edifício barroco situado no centro histórico de Santiago de Compostela, Galiza, Espanha, no lado sul Praça de Quintana (chamado Quintana dos mortos), junto à catedral.

Atualmente numa das quatro casas funciona a sede da Ordem dos Arquitetos da Galiza, estando as restantes partes ocupadas por lojas, restaurantes, bares e cafés.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O edifício foi construído para residência dos cónegos da catedral. O projeto inicial foi de Domingo de Andrade, mas quem dirigiu as obras e finalizou a construção, terminada em 1730, foi Fernando de Casas Novoa, o autor da fachada do Obradoiro da catedral. O estilo é muito classicista, em contraste com a Casa da Parra situada no lado oposto e superior da Praça da Quintana.

Feita em granito, a planta é retangular e é coberta por um telhado de quatro águas. É um bloco de quatro casas feitas em granito, unidas por um vistoso pórtico frontal. A divisão entre as casas é marcada na fachada por cinco pilastras que se erguem até à cornija. O pórtico é formado por quatro conjuntos de três arcos de meio ponto sustentados por colunas de ordem dórica. Por cima de cada arco central, há uma varanda de ferro no primeiro. Por cima da pilastra central encontra-se o escudo do cabido. No mesmo eixo, sobre o telhado, ergue-se uma chaminé colossal.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Casa da Conga (em português, galego, castelhano, inglês, francês, alemão e italiano). www.santiagoturismo.com. Página visitada em 1 de agosto de 2013

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Casa da Conga


Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.