Casa da Gávea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Casa da Gávea foi um centro cultural não governamental do Rio de Janeiro, inaugurado em Março de 1992. Encerrou suas atividades em 28 de junho de 2016, após ordem de despejo, em última instância, pela 16ª Câmara Cível do Rio de Janeiro.

Administração e objetivos[editar | editar código-fonte]

A Casa da Gávea era administrada em sociedade pelos atores Paulo Betti, Cristina Pereira, Vera Fajardo e Rafael Ponzi - originalmente, também faziam parte da sociedade Eliane Giardini, Antônio Grassi, Míriam Brum e Guilherme Abrão. Seus objetivos foram "o estudo, debate e divulgação das mais variadas formas de arte e cultura e para a produção de espetáculos teatrais, filmes, vídeos, edições de livros, programas de rádio, exposições e shows musicais", mantendo parcerias duradouras com o Ibase, a Unicamp, a Fundec e O Globo, na produção de vídeos e realização de cursos.

Desde a sua fundação, a Casa oferecia cursos livres de Interpretação Teatral, Roteiro para Cinema e TV, Expressão Corporal e outros. No "Ciclo de Leituras" de textos teatrais, que ocorre às segundas-feiras, com entrada franca, já foram lidas 650 peças e montadas mais de 100.

Infra-estrutura[editar | editar código-fonte]

Com a proposta de ser um "centro de convivência artística", a Casa contou com biblioteca, estúdio de som, ilhas de edição de vídeo, roteiroteca, videoteca e banco de textos teatrais, além de um espaço para representações experimentais, com capacidade para 80 pessoas, a Sala Chiquinho Brandão.

A Casa da Gávea localizava-se na Praça Santos Dumont, bairro Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Cronologia de atividades[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]