Casa das Figuras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fachada da Casa das Figuras, Faro.

A Casa das Figuras é um edifício "notável" à entrada de Faro cuja fachada ostenta uma exuberante ornamentação (dois monstros encimados por uma figura humana) em massa, dos meados do século XVIII.
O edifício funcionava antigamente como celeiro do adjacente Solar da Horta do Ourives (ou Solar do Capitão Mor),1 integrando com este, hoje, o complexo do Teatro das Figuras (tendo a este último emprestado o nome), sede do Teatro Municipal de Faro.

De registar as semelhanças entre as figuras deste edifíco e as que se podem encontrar no Celeiro de São Francisco, tendo sido todas elas mandadas executar pelo Desembargador Veríssimo de Mendonça Manuel.

Referências

  1. No âmbito do Teatro Municipal de Faro, este edifício é designado como "Solar do Capitão Mor", embora sob essa designação se deva compreender o Solar onde hoje funciona o Colégio Algarve, na Rua Filipe Alistão, nº 17, Faro, igualmente propriedade do Desembargador Veríssimo de Mendonça Manuel (cujo filho era Capitão Mor).

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Fernandes, José Manuel. Janeiro, Ana. Arquitectura no Algarve - Dos Primórdios à Actualidade, Uma Leitura de Síntese. Edição da CCDRAlg (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve) e Edições Afrontamento, 2005.
  • Lameira, Francisco I. C. Faro Edificações Notáveis. Edição da Câmara Municipal de Faro, 1995.

Ligação exterior[editar | editar código-fonte]