Casa das Figuras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fachada da Casa das Figuras, Faro.

A Casa das Figuras é um edifício histórico situado na entrada oeste da cidade de Faro, na freguesia de Faro (Sé e São Pedro), cuja fachada ostenta uma exuberante ornamentação (dois monstros encimados por uma figura humana) em massa, dos meados do século XVIII.[1]

Este edifício funcionava antigamente como celeiro do adjacente Solar da Horta do Ourives (ou Solar do Capitão Mor),[2] integrando com este, hoje, o complexo do Teatro das Figuras (tendo a este último emprestado o nome), sede do Teatro Municipal de Faro.

De registar as semelhanças entre as figuras deste edifício e as que se podem encontrar no Celeiro de São Francisco, tendo sido todas elas mandadas executar pelo Desembargador Veríssimo de Mendonça Manuel.

A Casa das Figuras, que é atualmente a sede da Orquestra Clássica do Sul[3], encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1978.[1]

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Fernandes, José Manuel. Janeiro, Ana. Arquitectura no Algarve - Dos Primórdios à Actualidade, Uma Leitura de Síntese. Edição da CCDRAlg (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve) e Edições Afrontamento, 2005.
  • Lameira, Francisco I. C. Faro Edificações Notáveis. Edição da Câmara Municipal de Faro, 1995.

Referências

  1. a b Ficha na base de dados SIPA
  2. No âmbito do Teatro Municipal de Faro, este edifício é designado como "Solar do Capitão Mor", embora sob essa designação se deva compreender o Solar onde hoje funciona o Colégio Algarve, na Rua Filipe Alistão, nº 17, Faro, igualmente propriedade do Desembargador Veríssimo de Mendonça Manuel (cujo filho era Capitão Mor).
  3. Portal da Orquestra Clássica do Sul

Ligação exterior[editar | editar código-fonte]