Casa de Barcelona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Casa de Barcelona
Casa de Barcelona
Barcelona: de ouro com quatro palas de vermelho
Origem
Fundador Vifredo I de Barcelona
Casa originária Casa de Belão
Atual soberano
Linhagem secundária

A Casa de Barcelona foi uma dinastia medieval que reinou continuamente no Condado de Barcelona desde 878, assim como na Coroa de Aragão a partir de 1137, com o Conde Raimundo Berengário IV de Barcelona como Príncipe, e como reis a partir de 1162 até 1410.

Descendem dos Belonides, descendentes de Vifredo, o Peludo, e herdaram a maior parte dos condados catalães que, unidos, foram designados de Principado da Catalunha.

Todos estes territórios foram unidos, em forma de confederação, com o Reino de Aragão através de casamento, e conquistando numerosas outras terras e reinos até à morte em 1410 do último legítimo herdeiro masculino, Martinho I de Aragão. Ramificações da Casa governaram Urgel (desde 992) e Gandia. Ramificações da Dinastia continuaram a governar Ausona de forma intermitente de 878 até 1111, Provença de 1112 a 1245, e a Sicília de 1282 a 1409. Pelo Compromisso de Caspe de 1412 a Coroa de Aragão passou para a Casa de Trastâmara, descendentes da infanta Leonor, também da Casa de Barcelona.

Títulos da Casa de Barcelona e data de aquisição[editar | editar código-fonte]

Esta lista não inclui títulos dos anteriores Belonidas que não ficaram com a família durante o Século X.

Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Ver também[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Casa de Barcelona