Casa de Chá da Boa Nova

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Casa de Chá da Boa Nova, Leça da Palmeira.

A Casa de Chá da Boa Nova localiza-se na zona da Boa Nova, junto ao Farol de Leça, na freguesia de Leça da Palmeira, no concelho de Matosinhos, distrito do Porto, em Portugal.[1]

É uma conhecida casa de chá e restaurante, instalada no edifício que foi uma das primeiras obras (1958-1963) do arquiteto Álvaro Siza Vieira. Construída sobre as rochas, a apenas dois metros da água, com o mar em fundo, é um dos locais mais procurados pelos amantes da arquitetura, pelos apreciadores de uma boa refeição e, sobretudo, pelos que gostam de contemplar o mar.

História[editar | editar código-fonte]

O edifício foi concebido na sequência de um concurso levado a cabo pela Câmara Municipal de Matosinhos em 1956, do qual saiu vencedor o arquiteto Fernando Távora. Após a escolha do local para a sua implantação, nos rochedos da Boa Nova, Távora entregou o projecto a um dos seus colabores, Álvaro Siza, que estava a dar os primeiros passos na sua carreira.

O espaço começou por funcionar originalmente apenas como casa de chá. Atualmente divide-se pelo bar, onde se pode apreciar um chá ou um café olhando o oceano, e a zona de restaurante.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Casa de Chá da Boa Nova
Ícone de esboço Este artigo sobre Património, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ícone de esboço Este artigo sobre cafés e restaurantes, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.