Casa de Guise

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Brasão da Casa de Guises

Os Guise foram uma poderosa família ducal católica francesa com muita influência ao longo do século XVI.Assim estão implicados na formação da Liga Católica (conhecida como Santa Liga) e tiveram participação directa em várias Guerras religiosas na França, sobretudo ao influenciar o rei Carlos IX de França e Catarina de Médicis no massacre da noite de São Bartolomeu.

A Casa dos Guises foi fundada como um ramo colateral da Casa de Lorena por Claude I de Lorena (1496-1550), que recebeu o título de duque de Guise pelas mãos de Francisco I de França. A filha de Claude, Maria de Guise (1515-1560), casou-se com o rei Jaime V da Escócia e foi mãe da rainha Maria Stuart.

Ramo inglês[editar | editar código-fonte]

A linha principal da casa extinguiu-se em 1688, mas persistiu em ramificações, como pelos monarcas ingleses, descendentes da Casa de Stuart.

Ramo francês[editar | editar código-fonte]

Os Guise também foram, na França, uma família tradicionalmente católica, a quando Henrique I de Guise quis acabar com o Calvinismo na França, o seu assassinato causou ataques católicos sobre os huguenotes franceses e sua cultura.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.