Casa de Guise

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde outubro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Brasão da Casa de Guises

Os Guise ou, na sua forma portuguesa, Guisa[1] foram uma poderosa família ducal católica francesa com muita influência ao longo do século XVI.Assim estão implicados na formação da Liga Católica (conhecida como Santa Liga) e tiveram participação directa em várias Guerras religiosas na França, sobretudo ao influenciar o rei Carlos IX de França e Catarina de Médicis no massacre da noite de São Bartolomeu.

A Casa dos Guises foi fundada como um ramo colateral da Casa de Lorena por Claude I de Lorena (1496-1550), que recebeu o título de duque de Guise pelas mãos de Francisco I de França. A filha de Claude, Maria de Guise (1515-1560), casou-se com o rei Jaime V da Escócia e foi mãe da rainha Maria Stuart.

Ramo inglês[editar | editar código-fonte]

A linha principal da casa extinguiu-se em 1688, mas persistiu em ramificações, como pelos monarcas ingleses, descendentes da Casa de Stuart.

Ramo francês[editar | editar código-fonte]

Os Guise também foram, na França, uma família tradicionalmente católica, a quando Henrique I de Guise quis acabar com o Calvinismo na França, o seu assassinato causou ataques católicos sobre os huguenotes franceses e sua cultura.

Referências

  1. Fernandes, Ivo Xavier. Topónimos e Gentílicos. Porto: Editora Educação Nacional, Lda., 1941. vol. I.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.