Condado de Hesse-Darmestádio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Casa de Hesse-Darmstadt)



Landgrafschaft Hessen-Darmstadt
Condado de Hesse-Darmestádio

1567 – 1806

Brasão de Hesse-Darmstadt

Brasão



Localização de Hesse-Darmstadt
Localização de Hesse-Darmstadt
Continente Europa
Capital Darmestádio
Governo Monarquia
Conde
 • - 1567 - 1596 Jorge I
 • - 1790 - 1806 Luís X
História
 • 1567 Fundação
 • 1806 Dissolução

Condado de Hesse-Darmestádio ou Darmstádio (Darmstadt)[1] (em alemão: Landgrafschaft Hessen-Darmstadt) foi um Estado membro do Sacro Império Romano-Germânico. Foi formado em 1567 após a divisão da Marca de Hesse entre os quatro filhos de Filipe I de Hesse, o marquês de Hesse. A capital do novo estado foi Darmestádio, daí o nome. Como resultado das guerras napoleônicas, do condado foi elevado a grão-ducado após a dissolução do Sacro Império em 1806.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Assim como muitos pequenos estados alemães, o landgraviado era composto por várias áreas de terra desconexas (enclaves). Isso incluía o território meridional de Starkenburg com a residência de Darmstadt e a província setentrional da Alta Hesse com Alsfeld, Giessen, Grünberg, as propriedades do interior noroeste ao redor de Gladenbach, Biedenkopf e Battenberg, além do exclave de Vöhl na Baixa Hesse[2].

História[editar | editar código-fonte]

O Condado de Hesse-Darmestádio entrou em existência em 1567, como a parte de George, o mais jovem dos quatro filhos de Filipe I de Hesse.

A linha de Hesse em Marburgo foi extinta em 1604 e da disputa da sucessão a essas terras, juntamente com as diferenças sectárias entre o calvinista Hesse-Kassel e a luterana Hesse-Darmestádio, levou a décadas de rivalidade.

Como a Universidade de Marburgo tinha se tornado calvinista, Hesse-Darmestádio fundou a Universidade de Giesse como uma universidade luterana, em 1607. O conflito continuou na maior parte da Guerra dos Trinta Anos em que Hesse-Cassel ficou com a causa protestante e Hesse-Darmestádio ficou com o imperador.

Hesse-Darmestádio ganhou uma grande quantidade de território pelas secularizações e mediatizações autorizadas pelo Reichsdeputationshauptschluss[necessário esclarecer] de 1803. A mais notável foi a aquisição do Ducado de Vestfália, que pertencia anteriormente ao arcebispo de Colónia, bem como os territórios da Diocese de Mogúncia e da Diocese de Worms.

Em 1806, após a dissolução do Sacro Império Romano-Germânico e a expropriação de seu primo, o príncipe-eleitor de Hesse-Cassel, o marquês tomou o título de grão-duque de Hesse.

Referências

  1. Fernandes, Ivo Xavier (1941). Topónimos e Gentílicos. I. Porto: Editora Educação Nacional, Lda. 
  2. Dippel, Horst; Heun, Werner, eds. (16 de junho de 2007). «Frankfurt – Hesse-Darmstadt». doi:10.1515/9783598440571. Consultado em 29 de dezembro de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Piotr Napierała, Hesja-Darmstadt w XVIII stuleciu. Wielcy władcy małego państwa, Wydawnictwo Naukowe UAM, Poznań 2009. ISBN 978-83-232-2007-7