Casa do Condado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Casa do Condado actual Museu Municipal de Vila Pouca de Aguiar

A Casa do Condado é desde 14 de Abril de 2007 data da inauguração o Museu municipal de Vila Pouca de Aguiar e museu com colecção própria. O espólio do seu acervo, é constituído por materiais arqueológicos, bens de valor etnográfico e valiosas peças ligadas à história do concelho aguiarense.

A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Domingos Dias e o Governador Civil de Vila Real, António Martinho entre outros convidados.

No primeiro piso, para além de serviços auxiliares como recepção, sanitários ou elevador, o utente pode visitar a sala do Calcolítico /Idade do Bronze onde estão dispostos materiais e objectos pioneiros na implementação da agricultura.

No átrio, pode ser apreciado parte do tesouro do Reguengo e Alvão, como sejam as moedas emitidas desde 257 a 275 d.C.

Tem disponibilizada informação relativa às freguesias e sítios de interesse concelhio, uma sala aberta à participação da comunidade e em variados eventos culturais. O bar e o espaço interno ao ar livre promovem agradável convívio.

A capela e o seu altar em madeira, podem ser contemplados a partir do coro existente no piso superior onde, para além de outros, existe um auditório e salas de exposição ligadas à Idade Média com materiais ligados ao Castelo de Aguiar, à Mineração que explicam os trabalhos do Império Romano à Idade Contemporânea no planalto de Jales, e à ruralidade com utensílios e elementos etnográficos.

Historial[editar | editar código-fonte]

A quinta e casa do Condado era dos Ferreira Botelho de Vila Pouca de Aguiar.[1]

Os mais antigos proprietários da quinta do Condado que se conhecem foram Bartolomeu Gonçalves Ferreira e sua mulher Ana Gomes, nascidos no 1º quartel do século XVII, casal que deve ter mandado erguer a casa e respectiva capela. Sucedeu-lhes a filha Maria Gomes Ferreira, que casou com António Martins de Aguiar, já falecido a 27 de Janeiro de 1681 quando tirou ordens menores em Braga seu filho João Gomes Ferreira, que sucedeu na casa e foi abade de Vila Pouca de Aguiar. A este sucedeu seu sobrinho homónimo, filho de sua irmã Catarina Gomes Ferreira e seu marido Pedro Lourenço, que também aí viveram.[2]

Missão[editar | editar código-fonte]

O Museu tem como missão a valorização e divulgação dos bens culturais do concelho através de um programa expositivo dinâmico, de carácter pedagógico, que permita o envolvimento da comunidade.

Pretende-se ainda que seja um espaço privilegiado de criação e difusão de novas tendências artísticas, através do acolhimento de exposições temporárias e itinerantes.[3]

Definição[editar | editar código-fonte]

  • Museu é uma instalação municipal criada no âmbito da implementação da cooperação transfronteiriça criada pela rede de turismo cultural Galaico-Portuguesa.
  • Cabe ao Museu desenvolver o programa e objectivos que concretizam a sua missão e os objectivos da rede que integra.

Objectivo[editar | editar código-fonte]

  • Estudar, inventariar e documentar a colecção que possui
  • Divulgar e dinamizar o património concelhio
  • Divulgar novas tendências artísticas, através da produção e acolhimento de exposições itinerantes e temporárias
  • Promover e desenvolver práticas educativas e sensibilizar os públicos para a herança cultural do concelho
  • Criar dinâmicas expositivas que afirmem o equipamento cultural como um espaço vivo
  • Fidelizar e formar públicos
  • Apoiar iniciativas culturais consentâneas com a missão e objectivos do Museu.

Referências

  1. In III volume do Dicionário dos mais ilustres Transmontanos e Alto Durienses, coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura. Editora Cidade Berço.
  2. In «Machado de Vila Pouca de Aguiar», Porto 2000, de Manuel Abranches de Soveral.
  3. Diário da República APÊNDICE N.o 30—II SÉRIE—N.o 64—30 de Março de 2006 - Aviso n.o 915/2006 (2.a série) — AP.—
Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.