Câmara dos Representantes do Japão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Câmara dos Representantes do Japão

Shūgiin

衆議院
49ª Câmara dos Representantes
Brasão de armas ou logo
Tipo
Tipo
Liderança
Presidente da Câmara dos Representantes
Vice-presidente da Câmara dos Representantes
Banri Kaieda, PDC
desde 10 de novembro de 2021
Líder da oposição
Estrutura
Assentos 465
Grupos políticos
Governo (293)
  •      PLD (261)
  •      NKT (32)

Oposição (172)

Eleições
Votação paralela:
Voto distrital majoritário (289 assentos)
Representação proporcional por lista fechada (176 assentos)
Última eleição
31 de outubro de 2021
Local de reunião
Salão da Câmara dos Representantes
Prédio da Dieta Nacional, Tóquio
Website
www.shugiin.go.jp
Notas de rodapé
Política do Japão
Dieta Nacional do Japão

A Câmara dos Representantes do Japão (em japonês 衆議院, Shūgiin) é a câmara baixa da Dieta Nacional do Japão. A Casa dos Conselheiros do Japão é a câmara alta.

A Câmara dos Representantes tem 480 membros, eleitos para cargos de quatro anos. Destes, 180 são eleitos de onze círculos eleitorais do multi-membro pela representação proporcional e 300 são eleitos dos círculos eleitorais do único membro. A Câmara dos Representantes é a mais poderosa das duas câmaras, capaz de cancelar vetos nas contas impostas pela Casa dos Conselheiros com dois terços de maioria. Pode ser dissolvida pelo primeiro-ministro à vontade, como fez Taro Aso no dia 21 de julho de 2009.

Direito ao voto e candidatura[editar | editar código-fonte]

  • Os cidadãos japoneses com dezoito anos ou mais podem votar;
  • Os cidadãos japoneses com 25 anos ou mais podem concorrer para a câmara baixa.

Diferenças entre as câmaras[editar | editar código-fonte]

A Câmara de Representantes possui diversos poderes não dados à Casa dos Conselheiros. Se uma lei for aprovada pela câmara baixa (a Câmara dos Representantes) mas reprovada pela câmara alta (a Casa dos Conselheiros) a Câmara de Representantes pode minar a decisão com dois terços dos votos e aprovar essa mesma lei. Todavia, no caso de emendas, orçamentos e da escolha do Primeiro Ministro, a Casa dos Conselheiros pode apenas atrasar o trâmite, mas não bloqueá-lo.

Os membros da Câmara dos Representantes são eleitos por um período máximo de quatro anos, enquanto membros da Casa dos Conselheiros são eleitos por seis anos. A câmara baixa pode também ser dissolvida pelo primeiro-ministro ou por moção de censura, enquanto a Casa dos Conselheiros não pode ser dissolvida. Assim a Câmara dos Representantes é considerada mais sensível à opinião pública japonesa.

A câmara baixa é também um legado da Constituição Meiji de 1889, quando a Casa dos Pares funcionava como aristocracia uma casa superior em um formato similar à Câmara dos Lordes no Sistema de Westminster, ou Reichsrat na Prússia, baseado no governo alemão da época.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]