Casa dos Vettii

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Casa dos Vettii
Peristilo da Casa dos Vetti
Geografia
País  Itália
Cidade Pompeia

A Casa dos Vettii é uma das mais célebres e luxuosas residências da antiga cidade romana de Pompeia. Uma domus, e não uma vila, a casa foi preservada juntamente com o resto da cidade pela erupção do Vesúvio, em 79, e recebe este nome em homenagem a seus proprietários, dois libertos bem-sucedidos: Aulo Vécio Conviva (em latim: Aulus Vettius Conviva), um augustal (sacerdote dedicado ao culto do deus-imperador Augusto) e Aulo Vécio Restituto (Aulus Vettius Restitutus).[1] A escavação cuidadosa da casa[2] preservou quase todos os afrescos de suas paredes, que foram terminados depois do terremoto de 62, no estilo chamado pelos historiadores da arte de "Quarto Estilo Pompeiano".

A Casa dos Vettii localizava-se numa viela, na frente de um bar. Foi construída em torno de duas áreas centrais a céu aberto, um escuro átrio pelo qual o visitante passaria, vindo de um pequeno e escuro vestíbulo que o trazia da porta da rua,[3] e mais adiante - perpendicular ao eixo de entrada - um peristilo de colunas dóricas iluminado por luz natural e cercado em todos os lados por um pórtico ricamente decorado com afrescos, no qual os espaços mais formais se abriam. Os aposentos dos criados localizam-se num dos lados do átrio, dispostos em torno de um pequeno átrio próprio. As principais decorações com afrescos dão vida ao peristilo, aos diversos aposentos (oeci) e ao triclínio, espécie de sala de jantar.

Notas

  1. Sua identidade ficou preservada em pichações feitas em períodos de campanha eleitoral na frente da casa. Dois anéis com sinetes contendo inscrições com seus nomes também foram encontrados.
  2. Escavada entre setembro de 1894 e janeiro de 1896, a Casa dos Vettii escapou do destino que tiveram as descobertas feitas no sítio no século XVIII, saqueadas pelo seu valor museológico. Existe, no entanto, alguma evidência de que a casa já havia sido visitada, e talvez até mesmo saqueada, pouco tempo depois da erupção.
  3. Mais adiante, depois da esquina, existia uma segunda entrada que levava a uma loja, que se comunicava com o resto da casa por uma passagem estreita.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Casa dos Vettii