Casa e Capela de Santo António

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Casa de Santo António
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
Monumento de Interesse Público (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

A Casa e Capela de Santo António é um conjunto histórico localizado em Albergaria-a-Velha, na atual freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, no Município de Albergaria-a-Velha, no Distrito de Aveiro, em Portugal.[1]

O conjunto econtra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 2014.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Foi edificada no final da década de 1730, pelo Capitão Dr. João Ferreira da Cruz. Por essa época, compreendia uma vasta quinta, significativamente maior do que os terrenos adjacentes que possui nos dias de hoje.

Em 1967 foi adquirida por um empresário que a adaptou interiormente para indústria de confecções, preservando somente a fachada, a capela e algumas divisões.

Em 2013 a zona habitacional e o pátio interior sofreram novamente profundas obras de adaptação e construção de novos edifícios adjacentes à casa, sendo nos dias de hoje um Lar de 3ª Idade.

Características[editar | editar código-fonte]

Trata-se de um exemplar de arquitetura civil, de estilo provincial. Na fachada, de estilo barroco, distinguem-se três zonas, divididas por pilastras toscanas: o sector habitacional; o portão principal, que conduz a um pátio interior; e a capela privativa.

O sector habitacional, ao nivel da fachada principal, é composta por cinco vãos em ambos os pisos. O portão nobre é de entablamento direito, sobreposto por pináculos, e por um escudo liso, ao centro, ladeado por duas aletas. A capela, de nave única e Capela-Mor é de construção posterior à casa, estando datada de 1750.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Ferreira, Delfim Bismarck. Casa e Capela de Santo António em Albergaria-a-Velha (Século XVIII). Edição Univ. Moderna, 1999. 556p.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Casa de Santo António». www.monumentos.gov.pt (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Casa e Capela de Santo António

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.