Casamento de Alberto II, Príncipe do Mónaco e Charlene Wittstock

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O casamento entre Albert II, príncipe de Mónaco e Charlene Wittstock teve lugar em 1 e 2 de Julho de 2011, no Palácio do Príncipe de Mónaco. Foi descrito no Mónaco como a "maior festa em 55 anos" que se realizou no principado, desde o casamento dos pais de Alberto, Rainier III e Grace Kelly. O Príncipe Alberto e Charlene Wittstock conheceram-se em 2000 em uma competição de natação no Mónaco em que ela estava participando. Eles anunciaram o noivado em 23 de junho de 2010.

O Casal[editar | editar código-fonte]

Monograma duplo dos príncipes Alberto e Charlene.

O Príncipe Alberot II é o atual Príncipe do Mnaco , tendo sucedido ao seu pai Rainier III, em abril de 2005. Charlene Wittstock nasceu em Rodésia (hoje Zimbábue), mas mudou-se para a África do Sul com a sua família quando ela tinha 12 anos. Ela representou a África do Sul na natação, e participou nas Olimpíadas de Sydney de 2000. Ela conheceu o príncipe Alberto em 2000 na natação Marenostrum Internacional no Mónaco, que ele presidiu. Ela deixou a natação em 2007. O Príncipe Alberto foi também um atleta, competindo em corridas de trenó em cinco Jogos Olímpicos.

O casal foi visto pela primeira vez junto em 2006. A especulação era abundante de que eles se iam casar em 2009, e eles finalmente anunciaram o seu noivado em 23 de junho de 2010.

Durante a semana antes do casamento, o palácio foi forçado a negar relatos de que Charlene Wittstock teria tentado fugir do Mónaco. O semanário francês L'Express informou que Charlene Wittstock tentou deixar o Móaco na terça-feira, 28 Junho, depois surgiram rumores de que Alberto tinha um terceiro filho ilegítimo. O relatório afirmou que a polícia do Mónaco interceptou-a em Nice Côte d'Azur e confiscou o seu passaporte, e que foi convencida por Alberto e funcionários do palácio para ficar. O palácio disse que estas histórias não passam de rumores.

Cerimónias[editar | editar código-fonte]

Civil[editar | editar código-fonte]

Foi no palácio do príncipe do Mónaco que aconteceu o casamento..

As festividades começaram na noite de 30 de Junho com um concerto no Stade Louis II, da banda americana de rock dos Eagles. O show foi assistido por 15 mil monegascos e pelo casal.

A cerimónia civil aconteceu na sexta-feira, 1 de julho de 2011, na Sala do Trono do Palácio do Príncipe. A cerimónia foi conduzida por Philippe Narmino, diretor de Serviços Judiciais e presidente do Conselho de Estado. A noiva usava uma jaqueta de seda azul com tornozelos e calças por Chanel. Após a confirmação por Narmino, o casal recém-casado assinou o casamento no registo com uma caneta especialmente criada para a ocasião, feita por Montblanc, em ouro e pedras preciosas e adornada com o seu monograma. Em conexão com a cerimónia civil, Charlene Wittstock recebeu o estilo formal de Sua Alteza Sereníssima A Princesa de Mónaco. A cerimónia de 20 minutos também foi assistida pelas irmãs do Príncipe Alberto, Carolina, Princesa de Hanover e Stephanie, princesa de Mónaco, como bem como o pagen Christopher Levine e a dama de honra Donatella Knecht de Massy, ​​que atuaram como testemunhas para o noivo e noiva, respectivamente. Após a cerimónia, o casal apareceu na escada do Salão des Glaces para saudar a multidão. Eles acenaram e beijaram-se timidamente, levando mais uma rodada de aplausos da multidão. O casal também foi acompanhado pelas princesas Caroline e Stéphanie com os seus filhos, assim como os pais de Charlene e irmãos. A eles juntaram-se outros monegascos na Praça do Palácio para um buffet preparado especialmente com pratos mediterrânicos e do Sul Africano, preparados por chefes da África do Sul e do Mónaco, encabeçados pelo múltipla Michelin Chef Alain Ducasse. Um concerto gratuito foi realizado pelo compositor francês Jean-Michel Jarre e o seu grupo às 22.00 horas no Porto Hércules, com uma participação de 100.000 espetadores. Ele incluiu um display de luzes, lasers e fogos de artifício. O novo casal apareceu no palco com a princesa adornada com um colar feito sob medida de 18k Rosa e um conjunto em ouro, diamantes e pérolas projetadas da casa Tabbah.

Religioso[editar | editar código-fonte]

A cerimónia religiosa teve lugar no dia seguinte, na sala do trono do palácio. Ao contrário de outros casamentos reais e recentes, e do casamento de Rainier e Grace, a cerimónia religiosa não foi realizada numa catedral. cerimónia foi conduzida pelo Arcebispo do Mónaco, Bernard Barsi. Os portões do palácio foram abertos para que até 3500 visitantes puderam acompanhar a cerimónia em ecrãs gigantes na praça do palácio. Os ecrãs gigantes foram também colocados ao longo do pequeno principado. O casal então saiu para a Capela Sainte-Devote onde os noivos colocaram o buquê da noiva, durante o qual eles foram recebidos pelo público ao longo do caminho. Parte da cerimónia foi em africâner, uma língua de origem holandesa, que é falada no país de Charlene na África do Sul.

A recepção do banquete, teve lugar nos terraços da Ópera de Monte-Carlo, seguido por fogos de artifício e a abertura do Baile da Ópera. A Orquestra Filarmônica e do Coro da Ópera de Monte-Carlo foi realizado sob a direcção de Lawrence Foster. Outros artistas, incluíndo Andrea Bocelli, Renée Fleming, Pumeza Matshikiza acompanhada pelo guitarrista francês Eric Sempe e a percussionista Patrick Mendez, Juan Diego Flórez, Lisa Larsson, Wiebke Lehmkuhl, Kenneth Tarver e Alexander Vinogradov.

Lista de Convidados[editar | editar código-fonte]

Família Principesca do Mónaco[editar | editar código-fonte]

Família Wittstock[editar | editar código-fonte]

  • Michael e Lynette Wittstock (pai e mãe da noiva)
  • Gareth Wittstock (irmão mais novo da noiva)
  • Sean Wittstock (irmão mais novo da noiva)

Realeza Reinante[editar | editar código-fonte]

Bafokeng (Província da África do Sul)

  • SM O Rei Leruo Molotlegi de Bafokeng

Bahrain:

  • SAR o Príncipe Herdeiro do Bahrain

Bélgica:

Dinamarca:

Islão:

Jordânia:

  • SAR o Príncipe Faisal bin Al Hussein e a Princesa Sara Faisal da Jordânia

Lesoto:

Liechtenstein:

  • SAS Alois e Sophie, Príncipes Herdeiros do Liechtenstein

Luxemburgo:

Malásia:

Marrocos:

  • SAR a Princesa Lalla Meryem de Marrocos
  • Lalla Soukaïna Filali

Noruega:

Países Baixos:

Reino Unido:

Suécia:

Tailândia:

  • SAR a Princesa Sirivannavari Nariratana da Tailândia

Realeza e Dinastias Não-Reinantes[editar | editar código-fonte]

Alemanha: Baden:

  • SAR o Marquês e SAR&I a marquesa de Baden
    • SAR o Príncipe Herdeiro e a Princesa Herdeira de Baden

Bavaria:

  • SAR o Príncipe Leopold e a Princesa Ursula da Bavária

Furstenberg:

  • SAS a Princesa Virginia de Fürstenberg

Hanôver:

Prússia:

  • SAI&R O Principe Georg Friedrich e a sua noiva SAS a Princesa Sofia de Isenburg

França:

Irão:

Itália: Duas Sicílias:

  • SAR o Duque e a Duquesa de Castro

Nápoles:

Islão:

Jugoslávia:

Portugal:

Roménia:

  • SAR a Princesa Margarida da Roménia e o Príncipe Radu

Rússia:

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]