Caseum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


O caseum (do latim, caseus, queijo) ou tonsilólito é uma substância pastosa esbranquiçada ou amarela que resulta da necrose maciça dos tecidos, particularmente das lesões tuberculosas. No caseum recente e no caseum liquidificado, encontram-se numerosos bacilos tuberculosos.

É comum a acumulação de caseum na garganta, mais exactamente nas amígdalas nas grutas de nossas gargantas pois ficam acumuladas e juntando restos alimentares e assim criando massa e em um momento de grande volume acarreta em desconforto assim também, e não raramente é confundido como placa de pus. Além do mau hálito, o caseum produz uma irritação nas amígdalas e pode facilitar uma infecção, ou popularmente chamada de amigdalite.

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.